Liturgia Diária 07/08/24

Acompanhe a liturgia do dia 7 de agosto de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 06/08/2024
Data da Publicação: 06/08/2024

Quarta-feira, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 31,1-7

1 “Naquele tempo”, diz o Senhor, “eu serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo”.
2 Isto diz o Senhor: “O povo que tinha escapado da espada achou graça no deserto; Israel irá para o seu descanso”.
3 De longe [responde Israel] se me deixou ver o Senhor. “Amei-te [continua o Senhor] com amor eterno, por isso, compadecido de ti, te atraí a mim.
4 E de novo te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda hás de ser adornada dos teus atabales,e há de sair no meio de danças alegres.
5 Ainda hás de plantar vinhas nos montes da Samaria. Plantarão os plantadores e, enquanto não chegar o tempo, não vindimarão.
6 Porque há de vir um dia em que os vigias gritarão sobre o monte de Efraim: ‘Levantai-vos, subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus’.”
7 Porque isto diz o Senhor: “Regozijai-vos, fazei festa por amor de Jacó e soltai gritos de júbilo à frente das nações; fazei ruído, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, o teu povo, os remanescentes de Israel’.

Jr 31,10.11-12ab.13 (R. cf. 10d)

R. O Senhor o guardará como um pastor guarda o seu rebanho!

10 Ouvi, nações, a palavra do Senhor, e anunciai-a às ilhas longínquas, e dizei: ‘O que dispersou Israel o congregará, e o guardará como um pastor guarda o seu rebanho. R.

11 Porque o Senhor resgatou Jacó e livrou-o da mão do mais poderoso’.
12a E virão e darão louvores no monte de Sião,
b e correrão aos bens do Senhor. R.

13 Então se alegrará a virgem na dança, e também os jovens e os velhos juntamente. Converterei o seu pranto em gozo e os consolarei, e, passada a sua dor, os encherei de alegria. R.

21 Partindo dali, retirou-se Jesus para as partes de Tiro e de Sidônia.
22 E eis que uma mulher cananeia, que tinha saído daqueles arredores, gritou, dizendo-lhe:
“Senhor, Filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está miseravelmente atormentada pelo demônio”.
23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra alguma. Então, aproximando-se seus discípulos, pediam-lhe: “Despede-a, porque vem gritando atrás de nós”.
24 Ele respondeu-lhes: “Eu não fui enviado senão às ovelhas que pereceram da casa de Israel”.
25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: “Senhor, ajuda-me”.
26 Ele respondeu: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães”.
27 Ela replicou: “Assim é, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
28 Então Jesus, respondendo, disse-lhe: “Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres”. E desde aquela hora ficou sã a sua filha.

15,28. Agostinho: O fato de o Senhor curar o filho do centurião e a filha da cananeia sem ir às suas casas significa que os povos aos quais não veio seriam salvos por sua palavra. A cura do filho do centurião e da filha da mulher cananeia mediante as súplicas de seus pais figura a Igreja, que é ao mesmo tempo mãe e filhos. Porque a reunião de todos pelos quais a Igreja é composta é chamada de mãe, e cada um de seus membros é chamado de filho.

São Caetano

7 de agosto

Quando os germanos saquearam Roma sob comando do Condestável de Bourbon, flagelaram S. Caetano barbaramente, buscando extorquir-lhe riquezas que ele há muito já guardara em segurança no Paraíso. Quando S. Caetano entregou-se à vontade de Deus em seu leito de morte, ansiando pela dor que satisfizesse seu amor e pela morte que lhe conquistasse a vida, contemplou a Mãe de Deus, em esplendor radiante e cercada dos ministros serafins. Em profunda veneração, ele disse: “Senhora, abençoai-me!”. Maria respondeu: “Caetano, recebe a bênção de meu Filho, e saibas que estou aqui como prêmio pela sinceridade do teu amor, e para te levar ao Paraíso”. Ela então o exortou à paciência na luta contra um espírito mau que o atormentava, e deu ordens para que os coros dos anjos escoltassem sua alma em triunfo até o Céu. Então, virando para ele seu semblante cheio de majestade e doçura, ela disse: “Caetano, meu Filho te chama. Vamos em paz”. Fatigado pelas dificuldades e pela doença, foi finalmente receber seu prêmio em 1547.2

Outros santos do dia: São Vitrício, São Sisto II, São Donato de Arezzo e Santo Alberto de Trapani.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 343-344.[]

Quarta-feira, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 31,1-7

Jr 31,10.11-12ab.13 (R. cf. 10d)

R. O Senhor o guardará como um pastor guarda o seu rebanho!

11 Porque o Senhor resgatou Jacó e livrou-o da mão do mais poderoso’.
12a E virão e darão louvores no monte de Sião,
b e correrão aos bens do Senhor. R.

21 Partindo dali, retirou-se Jesus para as partes de Tiro e de Sidônia.
25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: “Senhor, ajuda-me”.
26 Ele respondeu: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães”.

São Caetano

7 de agosto