Liturgia Diária | 08/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 8 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 07/06/2024
Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 07/06/2024
Autor: Redação MBC

Sábado, 9ª semana do Tempo Comum. Imaculado Coração de Maria.

Isaías 61,9-11

9 E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e a sua descendência no meio dos povos; todos os que os virem, os reconhecerão por serem a linhagem que o Senhor abençoou.

10 Eu me regozijarei sobremaneira no Senhor, e a minha alma exultará no meu Deus; porque ele me revestiu com a roupagem da salvação e me cobriu com o manto da justiça, o como o esposo adornado com uma coroa e como a esposa ornada com as suas jóias.

11 Porque, assim como a terra lança o seu gérmen, e assim como o jardim faz brotar a semente que lhe lançaram, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.

1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. cf. 1a)

R. O meu coração exultou no Senhor!

1 “O meu coração exultou no Senhor, e o meu chifre foi exaltado no meu Deus; a minha boca dilatou-se para responder aos meus inimigos, porque me alegrei na salvação que recebi de ti. R.

4 O arco dos fortes quebrou-se, e os fracos foram revestidos de força.
5 Os que antes estavam cheios de bens assalariaram-se para terem pão; e os famintos foram saciados; até a estéril teve muitos filhos; e a que tinha muitos perdeu a força [de os ter]. R.

6 O Senhor é quem tira a vida e a dá, leva à habitação dos mortos e tira dela.
7 O Senhor é quem empobrece e enriquece, quem humilha e exalta. R.

8a Levanta o pobre do pó,
b e do esterco eleva o indigente,
c para que se sente com os príncipes
d e ocupe um trono de glória. R.

Lucas 2,41-51

41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém no dia solene da Páscoa.

42 Quando chegou aos doze anos, eles foram a Jerusalém segundo o costume daquela festa e

43 acabados os dias, quando voltaram, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o advertissem.

44 Julgando que ele estivesse na comitiva, caminharam uma jornada e depois o procuraram entre os parentes e conhecidos.

45 Não o encontrando, voltaram a Jerusalém em busca dele.

46 E aconteceu que, três dias depois, o encontraram no templo sentado no meio dos doutores [da Lei], ouvindo-os e interrogando-os.

47 E todos os que ouviam estavam maravilhados da sua sabedoria e das suas respostas.

48 Quando o viram, [seus pais] admiraram-se. E sua Mãe disse-lhe: “Filho, por que procedeste assim conosco? Eis que teu pai e eu te procurávamos cheios de aflição”.

49 E ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me nas coisas de meu Pai?”.

50 Eles, porém, não entenderam o que lhes disse.

51 Depois, desceu com eles e foi a Nazaré, e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração.

Comentário patrístico

2,42–50. Basílio: Também podemos dizer isto: o doze, tendo certa analogia com o sete – pois consta das partes deste multiplicadas entre si [7 = 3 + 4 / 12 = 3 x 4] –, exprime a universalidade e a perfeição das coisas e dos tempos. E, portanto, com razão o resplendor de Cristo, que haveria de ocupar todos os tempos e lugares, tem início no número doze.

São Medardo
8 de junho

Desde a infância manifestava a mais tenra compaixão pelos pobres. Em certa ocasião, deu seu casaco a um miserável cego e, quando perguntado por que o havia feito, respondeu que a miséria de um irmão em Cristo afetava-o de tal maneira que não podia deixar de dividir com ele suas próprias vestes. Sendo promovido ao sacerdócio aos 33 anos de idade, tornou-se um brilhante ornamento dessa ordem sagrada. Pregava a palavra de Deus com um fervor que tocava os corações mesmo dos mais endurecidos, e a influência de seu exemplo, pela qual fazia cumprir no povo os preceitos que apresentava ao púlpito, parecia irresistível. Com seus milagres e extrema dedicação, os raios do Evangelho dispersaram as névoas da idolatria por toda a extensão de sua diocese. O que tornava essa tarefa mais difícil e perigosa era a conduta selvagem e violenta dos antigos habitantes de Flandres, que constituíam a mais bárbara de todas as nações dos gauleses e francos. Nosso santo, ao completar sua grande obra em Flandres, retornou a Noyon, onde em seguida ficou doente, e logo descansou de seus trabalhos, a uma idade avançada, em 545. Todo o reino lamentou sua morte como se fosse a perda de um pai e protetor. 2

Outros santos do dia: São Salustiano, São Godardo, São Tiago Berthieu e São Pacífico de Cerano.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 252-253.[]

Redação MBC

Sábado, 9ª semana do Tempo Comum. Imaculado Coração de Maria.

Isaías 61,9-11

1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. cf. 1a)

R. O meu coração exultou no Senhor!

4 O arco dos fortes quebrou-se, e os fracos foram revestidos de força.

6 O Senhor é quem tira a vida e a dá, leva à habitação dos mortos e tira dela.
    7 O Senhor é quem empobrece e enriquece, quem humilha e exalta. R.

8a Levanta o pobre do pó,
    b e do esterco eleva o indigente,
    c para que se sente com os príncipes
    d e ocupe um trono de glória. R.

Lucas 2,41-51

41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém no dia solene da Páscoa.

45 Não o encontrando, voltaram a Jerusalém em busca dele.

50 Eles, porém, não entenderam o que lhes disse.

Comentário patrístico

São Medardo