Liturgia Diária 12/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 12 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 11/07/2024
Data da Publicação: 11/07/2024

Sexta-feira, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Oséias 14,2-10

2 Converte-te, ó Israel, ao Senhor teu Deus, porque pela iniquidade é que caíste.
3 Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor e dizei-lhe: ‘Tira-nos todas as nossas iniquidades, aceita este bem, e nós te ofereceremos em vez de novilhos os louvores dos nossos lábios.
4 Assur não há de nos salvar; não montaremos em cavalos, nem diremos jamais: Os nossos deuses são as obras das nossas mãos, porque tu te compadecerás deste órfão que se põe nas tuas mãos’.
5 Eu curarei as suas chagas [responde o Senhor], amá-los-ei por um puro efeito da minha bondade, porque já o meu furor se afastou deles.
6 Eu serei como o orvalho, Israel brotará como a açucena, e a sua raiz crescerá forte como as plantas do Líbano.
7 Estender-se-ão os seus ramos, e a sua glória será como a oliveira, e o seu perfume como o do Líbano.
8 Eles virão repousar debaixo da sua sombra, viverão de trigo e propagar-se-ão como a vinha. O seu renome será como o do vinho do Líbano.
9 [Depois disto dirá] Efraim: ‘Que tenho eu mais com os ídolos?’ Sou eu que o ouvirei e que o farei crescer como uma viçosa faia; em mim terão origem os teus frutos [ó Israel].
10 Quem é o sábio que compreenderá estas coisas? Quem tem inteligência para as conhecer? Porque os caminhos do Senhor são retos, e por eles andarão os justos. Os prevaricadores, porém, cairão neles.”

50,3-4.8-9.12-13.14 e 17 (R. 17b)

R. Minha boca anunciará os teus louvores!

3 Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia; e, segundo a multidão das tuas clemências, apaga a minha iniquidade.
4 Lava-me mais e mais da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. R.

8 Eis que tu amaste a verdade, e me revelaste o segredo e o mistério da tua sabedoria.
9 Tu me borrifarás com o hissope, e serei purificado; lavar-me-ás, e me tornarei mais branco do que a neve. R.

12 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova nas minhas entranhas um espírito reto.
13 Não me arremesses da tua presença e não tires de mim o teu Espírito Santo. R.

14 Dá-me a alegria da tua salvação e conforta-me com um espírito magnânimo.
17 Senhor, abrirás os meus lábios, e a minha boca anunciará os teus louvores. R.

16 Eis que eu vos mando como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, e simples como as pombas.
17 Acautelai-vos, porém, dos homens, porque vos farão comparecer nos seus tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18 Sereis levados por minha causa à presença dos governadores e dos reis, como testemunho diante deles e diante dos gentios.
19 E, quando vos entregarem, não cuideis como, ou o quê, haveis de falar, porque naquela hora vos será inspirado o que haveis de dizer.
20 Com efeito, não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é o que fala em vós.
21 O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o filho, e os filhos se levantarão contra os pais e lhes darão a morte.
22 E vós, por causa do meu nome, sereis odiados por todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, este será salvo.
23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo que não acabareis de correr as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.

São João Gualberto

12 de julho

São João Gualberto nasceu em Florença, por volta do ano de 985. Seguindo a profissão militar nesse conturbado período, envolveu-se em uma rixa de sangue com um parente próximo. Em uma Sexta-Feira Santa, quando cavalgava para Florença acompanhado de homens armados, deparou com seu inimigo em um local que impossibilitava evitar o confronto. João o teria matado; mas seu adversário, que se encontrava totalmente despreparado para lutar, caiu aos seus joelhos com os braços estendidos em forma de cruz e lhe implorou, pelo amor da santa Paixão de Nosso Senhor, que lhe poupasse a vida. S. João disse ao inimigo: “Não posso recusar o que me pedes em nome de Jesus. Concedo-te a vida e a minha amizade. Ora para que Deus perdoe o meu pecado”. A graça assim triunfou. Já um homem humilde e mudado, entrou na Igreja de San Miniato, próximo dali; e enquanto orava, a figura de Nosso Senhor crucificado, diante da qual estava ajoelhado, curvou a cabeça em sua direção como para confirmar-lhe o Seu perdão. Abandonando o mundo, entregou-se à oração e à penitência na Ordem Beneditina. Lutou bravamente contra o vício da simonia, e de muitas formas promoveu a causa da fé na Itália. Após uma vida de grande austeridade, faleceu enquanto os anjos entoavam cantos à volta de sua cama, a 11 de julho de 1073.2

Outros santos do dia: Santa Epifânia, São Nabor, São Vivenciolo e São Leão de Luca.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 303-304.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sexta-feira, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Oséias 14,2-10

50,3-4.8-9.12-13.14 e 17 (R. 17b)

R. Minha boca anunciará os teus louvores!

4 Lava-me mais e mais da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. R.

14 Dá-me a alegria da tua salvação e conforta-me com um espírito magnânimo.

São João Gualberto

12 de julho