Liturgia Diária | 14/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 14 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 13/06/2024
Data da Publicação: 13/06/2024

Sexta-feira, 10ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 19,9a.11-16

9a Chegando lá, habitou numa caverna.

11 E o Senhor disse-lhe: “Sai e conserva-te sobre o monte diante do Senhor”. E eis que o Senhor passa. E diante do Senhor corre um vento impetuoso e forte, que transtorna os montes e quebra as pedras, e o Senhor não está no vento. Depois do vento há um terremoto, e o Senhor não está no terremoto.

12 E, depois do terremoto, acende-se um fogo, e o Senhor não está no fogo. E, depois do fogo, ouve-se o sopro duma leve brisa.

13 Quando Elias ouviu isso, cobriu o seu rosto com a capa, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Eis que vinha uma voz que lhe dizia: “Que fazes aqui, Elias?” E ele respondeu:

14 “Consumo-me de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Eu fiquei só, e eles procuram-me para me tirar a vida”.

15 E o Senhor disse-lhe: “Vai e retorna ao teu caminho pelo deserto para Damasco. Quando lá tiveres chegado, ungirás Hazael como rei da Síria,

16 e a Jeú, filho de Namsi, ungirás como rei sobre Israel; e a Eliseu, filho de Safat, que é de Abel-Meúla, o ungirás profeta em teu lugar.

26,7-8a.8b-9.13-14 (R. 8b)

R. Hei de buscar o teu rosto, Senhor!

7 Ouve, Senhor, a minha voz, com que clamei a ti; tem compaixão de mim, e ouve-me.
8a O meu coração falou-te, os meus olhos buscaram-te; R.

8b hei de buscar o teu rosto, Senhor.
9 Não apartes de mim a tua face, e não te retires do teu servo na tua ira. Sê a minha ajuda; não me deixes, nem me desprezes, ó Deus meu Salvador. R.

13 Creio ver os bens do Senhor na terra dos viventes.
14 Espera o Senhor, porta-te varonilmente; fortifique-se o teu coração, e espera no Senhor. R.

27 Ouvistes que foi dito: Não cometerás adultério.

28 Eu, porém, vos digo que todo o que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração.

29 E se o teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o, e lança-o para longe de ti, porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado na geena.

30 E se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a e lança-a para longe de ti: porque te é melhor que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado na geena.

31 Também foi dito: Qualquer um que deixar sua mulher, dê-lhe libelo de repúdio.

32 Eu, porém, vos digo: todo aquele que repudiar a sua mulher, a não ser por causa de fornicação, a faz ser adúltera; e o que desposar a repudiada, comete adultério.

São Basílio Magno

14 de junho

São Basílio nasceu na Ásia Menor. Dois de seus irmãos tornaram-se bispos e, juntos com sua mãe e sua irmã, são honrados como santos. Ele estudou com enorme êxito em Atenas, onde formou com S. Gregório Nazianzeno a mais tenra amizade. Passou depois a dar aulas de oratória, mas temendo as vanglórias do mundo, desistiu de tudo e se tornou o patriarca da vida monástica no Oriente. Quando lhe pediram que admitisse os arianos à comunhão, o prefeito, vendo que palavras gentis não surtiam efeito, disse-lhe: “És por acaso louco, ousando resistir à vontade a que todo o mundo agora se curva? Não temes a ira do Imperador, nem o exílio, nem a morte?”. “Não”, disse calmamente Basílio; “aquele que nada tem a perder não teme a perda de coisa alguma; não podeis me mandar em exílio, pois a Terra inteira é meu lar. A vida inteira de S. Basílio foi sofrida. Viveu em meio à inveja, incompreensão e decepções. Mas plantou a semente que rendeu bons frutos na geração seguinte, agindo como instrumento de Deus no contra-ataque aos arianos e outros hereges do Oriente e na restauração do espírito de disciplina e fervor na Igreja. Faleceu em 379, e é venerado como um dos Santos Doutores. 2

Outros santos do dia: Santo Eliseu, São Rufino, Santa Digna e São Metódio da Sicília.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 261-262.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sexta-feira, 10ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 19,9a.11-16

9a Chegando lá, habitou numa caverna.

26,7-8a.8b-9.13-14 (R. 8b)

R. Hei de buscar o teu rosto, Senhor!

8a O meu coração falou-te, os meus olhos buscaram-te; R.

8b hei de buscar o teu rosto, Senhor.

13 Creio ver os bens do Senhor na terra dos viventes.

27 Ouvistes que foi dito: Não cometerás adultério.

São Basílio Magno

14 de junho