Liturgia Diária | 15/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 15 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 14/06/2024
Data da Publicação: 14/06/2024

Sábado, 10ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 19,19-21

19 Quando Elias partiu dali, encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois, e ele mesmo conduzia um dos arados das doze juntas de bois. Ao aproximar-se Elias de Eliseu, pôs a sua capa sobre ele.

20 Eliseu, deixando imediatamente os bois, correu atrás de Elias e disse: “Permite-me que eu vá beijar meu pai e minha mãe, e depois te seguirei”. Elias respondeu-lhe: “Vai, mas volta, porque eu fiz por ti o que me competia”.

21 Eliseu, deixando Elias, tomou uma junta de bois e matou-os, e com o arado dos bois cozeu as carnes, e deu-as ao povo para comer. Depois, levantando-se, partiu e seguiu Elias, e o servia.

15,1-2a.5.7-8.9-10 (R. cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice!

1 Guarda-me, Senhor, porque esperei em ti.
2a Eu disse ao Senhor: “Tu és o meu Deus,
5 O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice, tu és o que me restituirás a minha herança. R.

7 Louvarei o Senhor, que me deu inteligência; e, além disso, ainda durante a noite, me increparam as minhas entranhas.
8 Eu contemplava sempre o Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita a sustentar-me. R.

9 Por isso alegrou-se o meu coração, e exultou de alegria a minha língua, e a minha carne repousará na esperança.
10 Porque não deixarás a minha alma no inferno, nem deixarás que o teu santo experimente a corrupção. R.

33 Igualmente ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas guardarás para com o Senhor os teus juramentos.
34 Eu, porém, vos digo que não jureis de modo algum [sem motivo justo], nem pelo céu, porque é o trono de Deus,
35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei;
36 nem jurarás pela tua cabeça, pois não podes tornar branco ou negro um só fio dos teus cabelos.
37 Mas seja o vosso falar: ‘Sim, sim’; ‘não, não’, porque tudo o que daqui passa, procede do mal.

São Vito, Santa Crescência e São Modesto

15 de junho

Vito era criança de berço nobre, que teve a felicidade de ser instruída na fé e inspirada com os mais perfeitos sentimentos de sua religião pela ama cristã, chamada Crescência, e seu fiel esposo, Modesto. O pai de Vito, Hilas, ficou extremamente furioso quando descobriu a invencível aversão da criança à idolatria, e, vendo que não podia vencê-la pela vara ou castigos semelhantes, entregou-a a Valeriano, o governador, que em vão também tentou todas as artimanhas para fazer com que obedecesse a seu pai e aos éditos do Imperador. O menino escapou de suas mãos, e junto com Crescência e Modesto fugiu para a Itália. Lá receberam a coroa do martírio na Lucânia, durante a perseguição de Diocleciano. O espírito heroico de martírio que admiramos em São Vito deveu-se às primeiras impressões de piedade que recebeu pelas lições e pelo exemplo de uma virtuosa ama. Eis a infinita importância da escolha de bons preceptores, amas e empregados em torno das crianças. 2

Outros santos do dia: Santa Germana Cousin, Santa Líbia, São Landelino e Santo Hesíquio.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 262-263.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sábado, 10ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 19,19-21

15,1-2a.5.7-8.9-10 (R. cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice!

1 Guarda-me, Senhor, porque esperei em ti.
2a Eu disse ao Senhor: “Tu és o meu Deus,

São Vito, Santa Crescência e São Modesto