Liturgia Diária | 16/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 16 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 15/06/2024
Data da Publicação: 15/06/2024

11º Domingo do Tempo Comum, Ano B

Ezequiel 17,22-24

22 Isto diz o Senhor Deus: “Tomarei da medula do elevado cedro e o plantarei; cortarei do mais alto de seus ramos um tenro renovo e o plantarei sobre um alto e elevado monte.

23 Eu o plantarei no alto monte de Israel, e ele deitará rebentos e dará fruto, tornando-se um grande cedro. Todas as aves habitarão debaixo dele, e todas as espécies de voláteis farão o seu ninho à sombra de suas folhas.

24 E saberão todas as árvores desta região que eu, o Senhor, é que humilhei a árvore alta e exaltei a árvore humilde; sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca. Eu, o Senhor, o disse e o fiz”.

91,2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a)

R. Bom é louvar o Senhor!

2 Bom é louvar o Senhor e cantar salmos ao teu nome, ó Altíssimo,
3 para publicar pela manhã a tua misericórdia, e a tua verdade durante a noite, R.

13 O justo florescerá como a palma e como o cedro do Líbano se multiplicará.
14 Plantados [os justos] na casa do Senhor, florescerão nos átrios da casa do nosso Deus. R.

15 Eles se multiplicarão em uma velhice fecunda e estarão cheios de vigor,
16 para anunciar que o Senhor nosso Deus é reto, e que não há injustiça nele. R.

Segunda Leitura

II Coríntios 5,6-10

6 Por isso, [andamos] sempre cheios de confiança, sabendo que, enquanto estamos no corpo, peregrinamos longe do Senhor
7 (porque caminhamos pela fé, e não pela visão).
8 Cheios de confiança, temos mais vontade de nos ausentarmos do corpo e estar presentes ao Senhor.
9 E por isso, quer ausentes, quer presentes, esforçamo-nos por lhe agradar.
10 Pois é necessário que todos nós compareçamos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que é devido ao corpo, segundo fez o bem ou o mal.

Marcos 4,26-34

26 Dizia também: “O reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra,
27 e que dorme e se levanta noite e dia, e a semente brota e cresce sem ele saber como.
28 Porque a terra por si mesma produz, primeiramente, a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga.
29 E, quando o fruto está maduro, mete logo a foice, porque é chegado o tempo da ceifa”.
30 Dizia mais: “A que coisa assemelharemos nós o reino de Deus? Ou com que parábola o ilustraremos?
31 É como um grão de mostarda que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;
32 mas, depois que é semeado, cresce e torna-se maior que todas as hortaliças e cria grandes ramos, de modo que as aves do céu podem vir pousar à sua sombra”.
33 E assim lhes propunha a palavra com muitas parábolas como estas, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes.
34 E não lhes falava sem parábolas; porém, tudo explicava em particular a seus discípulos.

4,30–34. Teofilacto: É certamente minúscula a palavra da fé: Crê em Deus, e serás alvo. Mas, espalhada sobre a terra, a pregação dilatou-se e aumentou, de modo que as aves do céu, isto é, os homens contemplativos e elevados pela inteligência e pelo conhecimento habitem sob ela. Com efeito, quantos não foram os sábios dos gentios que, abandonando a sabedoria [profana], repousaram sob a pregação do Evangelho? Sua pregação se fez, portanto, a maior de todas.

São João Francisco Régis

16 de junho

São João Francisco Régis nasceu em Languedoc (França) em 1597. Desde a mais tenra infância dava evidentes mostras de uma santidade incomum, por sua inocência de vida, modéstia e amor pela oração. Aos dezoito anos, ingressou na Companhia de Jesus. Assim que terminou os estudos, entregou-se inteiramente à salvação das almas. João Francisco era tão inflamado de amor a Deus que só parecia respirar, pensar e falar disso, e oferecia o Santo Sacrifício com tamanha atenção e fervor que as testemunhas não podiam deixar de sentir algo da chama que ali queimava. Após doze anos de incessantes esforços, entregou sua pura e inocente alma ao Criador, aos 44 anos de idade. 2

Outros santos do dia: Santa Julita, Santo Aureliano, São Beno e Santa Lutgarda.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 263-265.[]

11º Domingo do Tempo Comum, Ano B

Ezequiel 17,22-24

91,2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a)

R. Bom é louvar o Senhor!

2 Bom é louvar o Senhor e cantar salmos ao teu nome, ó Altíssimo,

13 O justo florescerá como a palma e como o cedro do Líbano se multiplicará.

15 Eles se multiplicarão em uma velhice fecunda e estarão cheios de vigor,

Segunda Leitura

II Coríntios 5,6-10

7 (porque caminhamos pela fé, e não pela visão).
9 E por isso, quer ausentes, quer presentes, esforçamo-nos por lhe agradar.

Marcos 4,26-34

26 Dizia também: “O reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra,

São João Francisco Régis

16 de junho

Outros santos do dia: Santa Julita, Santo Aureliano, São Beno e Santa Lutgarda.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 263-265.[]