Liturgia Diária | 19/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 19 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 18/06/2024
Data da Publicação: 18/06/2024

Quarta-feira, 11ª semana do Tempo Comum, Ano B

II Reis 2,1.6-14

1 Ora, aconteceu que, quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Gálgala.
6 Disse-lhe novamente Elias: “Fica aqui, porque o Senhor me mandou até o Jordão”. Ele respondeu: “Vive o Senhor e vive a tua alma, eu não te deixarei”. Foram ambos juntos,
7 e cinquenta dos filhos dos profetas os seguiram, e pararam à sua frente, ao longe, e ambos puseram-se à borda do Jordão.
8 Elias tomou a sua capa, dobrou-a e golpeou as águas, as quais se dividiram para os dois lados, e passaram ambos a pé enxuto.
9 Ao passarem, disse Elias a Eliseu: “Pede-me o que queres que eu te alcance, antes que eu seja arrebatado de ti”. Eliseu respondeu: “Peço que seja duplicado em mim o teu espírito”.
10 Elias respondeu: “Dificultosa coisa pediste. Todavia, se tu me vires quando me arrebatarem de ti, terás o que pediste; mas, se não me vires, não o terás”.
11 Enquanto continuavam o seu caminho e conversavam entre si, eis que um carro de fogo e uns cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu no
meio dum remoinho.
12 Eliseu o via e clamava: “Meu pai, meu pai! O carro de Israel e seu condutor!” E não o viu mais. Então tomou as suas vestes e rasgou-as em duas partes.
13 Levantou do chão a capa que Elias lhe tinha deixado cair e, voltando, parou à borda do Jordão.
14 Tomou a capa que Elias lhe tinha deixado cair, golpeou as águas, e elas não se dividiram. Então disse: “Onde está agora o Deus de Elias?” Golpeou as águas [novamente], e elas dividiram-se para um lado e para o outro, e Eliseu passou.

30,20.21.24 (R. 25)

R. Portai-vos varonilmente, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor!

20 Quão grande é, Senhor, a abundância da tua doçura, que tens reservada para os que te temem! Tu a deste abundante àqueles que esperam em ti, à vista dos filhos dos homens. R.

21 Tu os esconderás no secreto da tua face contra o tumulto dos homens. Tu os defenderás no teu tabernáculo da contradição das línguas. R.

24 Amai o Senhor, vós todos os seus santos, porque o Senhor exigirá a verdade e castigará severamente os soberbos. R.

Mateus 6,1-6.16-18

1“Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não sereis remunerados pelo vosso Pai, que está nos céus.
2 Quando deres esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas praças, para serem honrados pelos homens. Em verdade vos digo que receberam a sua recompensa.
3 Mas, quando deres esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita,
4 para que a tua esmola fique em segredo, e teu Pai, que vê em segredo, te pagará.
5 E quando orardes, não sejais como os hipócritas, os quais gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, a fim de serem vistos pelos homens; em verdade vos digo que receberam a sua recompensa.
6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te dará a recompensa.
16 E quando jejuardes, não queirais mostrar-vos tristes como os hipócritas que desfiguram os seus rostos para mostrar aos homens que jejuam. Em verdade vos digo
que receberam a sua recompensa.
17 Mas tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto,
18 a fim de que não pareças aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está presente ao oculto, e então teu Pai, que vê o oculto, te dará a recompensa.

6,18. Gregório: Deus aprova aquele jejum que, diante de seus olhos, purifica as mãos com esmolas. Tudo isso do qual te privas a ti mesmo entrega-o aos outros para que, ali onde se aflige tua carne, se restaure a carne de teu próximo, o pobre.

Santa Juliana Falconieri

19 de junho

Juliana Falconieri nasceu em resposta a orações, em 1270. Seu pai construiu a esplêndida Basilica della Santissima Annunziata, em Florença, enquanto seu tio, Santo Aleixo, tornou-se um dos fundadores da Ordem dos Servos de Maria. Sob os cuidados deste, Juliana cresceu – como ele mesmo costumava dizer – mais como anjo do que ser humano. Tamanha era sua modéstia, que jamais utilizou espelho ou encarou o rosto de um homem em toda sua vida. A mera menção do pecado a fazia estremecer e, certa vez, ouvindo o relato de um escândalo, desabou em um desmaio profundo. Sua devoção aos sofrimentos de Nossa Senhora a atraiu para os Servos de Maria; aos quatorze anos de idade, recusou uma oferta de matrimônio, e recebeu o hábito do próprio São Filipe Benizi. Sua santidade atraía muitas noviças, as quais, ansiando por direção, pediram-lhe que erigisse uma regra, e assim, com relutância, ela se tornou a fundadora da Congregação das Servas de Maria, ou “Mantelatas”. Enfim, quando, aos 70 anos, encontrava-se à beira da morte, suplicou para que lhe permitissem uma vez mais contemplar e adorar o Santíssimo Sacramento. Ele foi trazido à sua cela e reverentemente deposto em um corporal, que então foi colocado sobre o coração da santa. Neste momento, ela expirou, e a sagrada hóstia desapareceu. Após sua morte, viu-se estampada a forma da hóstia sobre seu coração, no exato local em que fora colocado o Santíssimo Sacramento. Juliana faleceu em 1340.2

Outros santos do dia: São Romualdo, São Gervásio, São Protásio e Santo Ursicino.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 267-268.[]

Quarta-feira, 11ª semana do Tempo Comum, Ano B

II Reis 2,1.6-14

meio dum remoinho.

30,20.21.24 (R. 25)

Mateus 6,1-6.16-18

3 Mas, quando deres esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita,
que receberam a sua recompensa.
17 Mas tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto,

Santa Juliana Falconieri