Liturgia Diária 05/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 5 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 04/07/2024
Data da Publicação: 04/07/2024

Sexta-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 8,4-6.9-12

4 Ouvi isto, vós, que pisais os pobres e fazeis perecer os indigentes da terra,
5 dizendo: “Quando passará o mês para vendermos as nossas mercadorias, e o sábado para abrirmos os celeiros, para diminuirmos a medida e aumentarmos o siclo, e servirmo-nos de balanças falsas,
6 para nos fazermos senhores dos necessitados por dinheiro, e dos pobres por um par de sandálias, e para lhes vendermos [por bom preço] até as cascas do nosso trigo?”
9 E naquele dia acontecerá, diz o Senhor Deus, que o sol se porá ao meio-dia, e farei cobrir a terra de trevas na maior luz do dia.
10 Eu converterei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em pranto. Porei sobre todas as vossas costas saco e tornarei calvas todas as vossas cabeças. Porei o país num pranto desfeito, como o que se faz por um filho único, e farei que o seu fim seja um dia de amargura.
11 Eis que vem o tempo, diz o Senhor, em que eu enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor.
12 E eles se comoverão desde um mar até outro mar, e desde o norte até o oriente; andarão por toda a parte buscando a palavra do Senhor e não a encontrarão.

118,2.10.20.30.40.131 (R. Mt 4,4)

R. Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus!

2 Bem-aventurados os que estudam os seus testemunhos, os que de todo o coração o buscam. R.

10 De todo o meu coração te busquei; não me deixes transviar dos teus mandamentos. R.

20 A minha alma desejou ansiosa em todo o tempo as tuas justas leis. R.

30 Eu escolhi o caminho da verdade; não me esqueci dos teus juízos. R.

40 Vê como eu suspirei pelos teus mandamentos; faze que eu viva segundo a tua justiça. R.

131 Abri a minha boca e respirei, porque desejava os teus mandamentos. R.

Mateus 9,9-13

9 Partindo Jesus dali, viu um homem que estava sentado no telônio, chamado Mateus, e disse-lhe: “Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu.
10 E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa, eis que, vindo muitos publicanos e pecadores, se sentaram à mesa com Jesus e os seus discípulos.
11 Quando os fariseus viram isso, disseram aos seus discípulos: “Por que motivo come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?”.
12 Mas Jesus, ouvindo isto, disse: “Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos.
13 Ide e aprendei o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício; porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

São Pedro de Luxemburgo

5 de julho

Quando era ainda um menino estudante, aos doze anos de idade, foi a Londres em troca do resgate do irmão, o Conde de São Pol, que fora levado como prisioneiro. Os ingleses ficaram tão impressionados com o santo exemplo de Pedro que o libertaram ao final do ano, recebendo sua palavra em lugar do resgate. Ricardo II então o convidou a permanecer na corte inglesa, mas Pedro retornou a Paris, determinado a não ter mestre algum além de Cristo. Ainda tão jovem, aos quinze anos, por conta de sua prudência e santidade foi nomeado bispo de Metz, e fez sua entrada pública de pés descalços e montando um asno. Governou sua diocese com todo o zelo e prudência próprios da maturidade, e dividia os ganhos em três partes – à Igreja, aos pobres e ao seu gabinete. Sua caridade com frequência o deixava pessoalmente necessitado; tinha consigo somente vinte centavos quando faleceu. Transformado em cardeal de S. Jorge, sua austeridade no ambiente da corte era tão severa que recebeu a ordem de moderá-la. Pedro disse em resposta: “Hei de ser sempre um servo inútil, mas pelo menos sei obedecer”. Por fim, quando recebeu os últimos sacramentos, forçou os presentes, um por um, a flagelá-lo por suas faltas, e então permaneceu deitado em silêncio até falecer. No entanto, foi do agrado de Deus glorificá-lo como Seu servo.2

Outros santos do dia: Santo Antônio Maria Zaccaria, Santa Filomena, São Domécio da Síria e São Numeriano.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 293-294.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sexta-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 8,4-6.9-12

4 Ouvi isto, vós, que pisais os pobres e fazeis perecer os indigentes da terra,

118,2.10.20.30.40.131 (R. Mt 4,4)

R. Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus!

20 A minha alma desejou ansiosa em todo o tempo as tuas justas leis. R.

30 Eu escolhi o caminho da verdade; não me esqueci dos teus juízos. R.

131 Abri a minha boca e respirei, porque desejava os teus mandamentos. R.

Mateus 9,9-13

São Pedro de Luxemburgo