Liturgia Diária 06/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 6 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 05/07/2024
Data da Publicação: 05/07/2024

Sábado, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 9,11-15

11 Naquele dia levantarei o tabernáculo de Davi, que caiu, e repararei as brechas dos seus muros, restaurarei o que se tinha arruinado e reedificarei tudo como nos dias de outrora,
12 para que eles possuam os restos da Idumeia e todas as nações, porque o meu nome foi invocado sobre eles, diz o Senhor, que faz estas coisas.
13 Eis que vem os dias, diz o Senhor, em que o que lavra seguirá de perto o que sega, e o que pisa as uvas, o que semeia o grão. Os montes destilarão doçura, e todos os outeiros serão cultivados.
14 Eu tirarei do cativeiro o meu povo de Israel, e eles reedificarão as cidades desertas e as habitarão; plantarão vinhas e lhes beberão o vinho; farão jardins e comer-lhes-ão o fruto.
15 Eu os plantarei no seu país e não os tornarei mais a arrancar da terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus.”

84,9.11-12.13-14 (R. 9)

R. O Senhor anunciará a paz ao seu povo!

9 Eu ouvirei o que o Senhor Deus me disser, porque ele anunciará a paz ao seu povo, aos seus santos e aos que se convertem de coração. R.

11 A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. 12 A fidelidade brotou da terra, e a justiça olhou do alto do céu. R.

13 Porque o Senhor dará a sua bondade, e a nossa terra produzirá o seu fruto. 14 A justiça irá adiante dele, e imprimirá os seus passos no caminho. R.

14 Então foram ter com ele os discípulos de João, dizendo: “Qual é a razão por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, e os teus discípulos não jejuam?”
15 E Jesus disse-lhes: “Porventura podem estar tristes os companheiros do esposo, enquanto o esposo está com eles? Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo, e então eles jejuarão.
16 Ninguém põe remendo de pano cru em vestido velho, porque levaria consigo uma parte do vestido, e ficaria pior o rasgão.
17 Nem se coloca vinho novo em odres velhos; doutro modo rebentam os odres, e derrama-se o vinho, perdendo-se os odres. Mas coloca-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam”.

9,17. Rábano: Embora todas as comparações tenham um só objeto, são, entretanto, diferentes; porque a veste, que nos cobre por fora, representa as boas obras que praticamos exteriormente; e o vinho, que nos fortifica interiormente, significa o fervor da fé e da caridade, pelo qual somos interiormente reparados.

São Goar

6 de julho

São Goar nasceu em uma ilustre família da Aquitânia. Desde a juventude, destacava-se por sua ardente piedade e, sendo elevado às ordens sagradas, converteu muitos pecadores pelo fervor de sua pregação e pela força de seu exemplo. Desejando servir a Deus totalmente afastado dos olhos do mundo, dirigiu-se à Alemanha, e fixando-se nas cercanias de Trier, encerrou-se em sua cela e atingiu um grau tão elevado de santidade que era estimado como oráculo e milagre de todo o país. Sigeberto, Rei da Austrásia, vindo a saber da santidade de Goar, quis que fosse nomeado bispo de Metz, e com esse intuito convocou-o à corte. O santo, temendo as responsabilidades do cargo, orou para que fosse dispensado. Foi pego por uma febre, e faleceu em 575.2

Outros santos do dia: São Paládio, Santa Maria Goretti, Santa Domingas, Santa Maria Teresa Ledóchowska e Santa Suzana Deloye.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 293-294.[]

Sábado, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 9,11-15

84,9.11-12.13-14 (R. 9)

R. O Senhor anunciará a paz ao seu povo!

São Goar

6 de julho