Liturgia Diária 11/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 11 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 10/07/2024
Data da Publicação: 10/07/2024

Quinta-feira, São Bento, abade, Memória, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Oséias 11,1-4.8c-9

1 Como passa o crepúsculo da manhã, passou o rei de Israel. Quando Israel era menino, eu o amei, e chamei do Egito o meu filho.
2 Porém, quanto mais os meus profetas os chamaram, tanto mais eles se retiraram da sua presença; imolavam a Baal e sacrificavam aos ídolos.
3 Entretanto, eu, como aio de Efraim, trazia-os nos meus braços, e eles não reconheceram que era eu quem cuidava deles.
4 Atraí-os para mim com vínculos próprios de homens, com os vínculos da caridade. Fui para eles como quem tira o jugo de cima dos seus queixos, e aproximei-me deles para os nutrir.
8c O meu coração está comovido dentro de mim mesmo, sinto-me como que arrependido
9 Não desafogarei todo o furor da minha ira; não me resolverei a destruir Efraim, porque sou Deus e não um homem; sou o Santo no meio de ti, e não entrarei nas tuas cidades.

79,2ac e 3b.15-16 (R. 4b)

R. Mostra-nos o teu rosto, e seremos salvos!

2a Tu que governas Israel, atende,
c Tu que estás sentado sobre os querubins, manifesta-te
3b Mostra o teu poder e vem para nos salvar. R.

15 Ó Deus dos Exércitos, volta-te, olha do alto do céu e vê, e visita esta vinha.
16 Protege aquela que a tua destra plantou, e olha para o filho do homem, a quem tu escolheste. R.

Mateus 10,7-15

7 E, pondo-vos a caminho, pregai, dizendo: ‘Está próximo o reino dos céus’.
8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios. Dai de graça o que de graça recebestes.
9 Não queirais possuir ouro, nem prata, nem levais dinheiro nas vossas cinturas,
10 nem alforje para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão; porque o operário é digno do seu alimento.
11 Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, informai-vos de quem nela é digno, e ficai aí até que vos retireis.
12 E, ao entrardes na casa, saudai-a, dizendo: ‘A paz seja nesta casa’.
13 E, se aquela casa for digna, virá sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, a vossa paz retornará para vós.
14 E, se alguém não vos receber nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes para fora daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
15 Em verdade vos digo: será menos punida no dia do juízo a terra de Sodoma e de Gomorra, do que aquela cidade.

10,10. Hilário: Diz também “nem duas túnicas”, pois basta uma só túnica àqueles que se revestiram de Cristo; depois de ter recebido a inteligência da fé, deve-se rejeitar as vestimentas que apresentam os hereges ou a antiga Lei. “Nem sandálias”, porque numa terra santa e desembaraçada dos espinhos e aguilhões dos pecados, como foi dito a Moisés (cf. Ex 3,5), não devemos ter nenhum outro preparo para andar, senão aquele que recebemos de Cristo.

São Hidulfo de Tréveris

11 de julho

São Hidulfo nasceu em Ratisbona, na Bavária, em uma das famílias mais ilustres do país, e na juventude renunciou grandes posses temporais para se consagrar a Deus na vida Monástica, que ele abraçou com o irmão Santo Erardo. Hidulfo foi consagrado arcebispo de Tréveris, e se ocupou por algum tempo com todas os deveres de um pastor vigilante e zeloso. O mosteiro de São Maximino fora fundado no século IV, e certamente observava a disciplina dos monges orientais; Hidulfo introduziu ali a Ordem Beneditina por volta do ano 665, e aumentou tanto os seus proventos e fixou-lhe tão perfeito espírito de virtude monástica, que foi a maravilha de sua época, e por muito tempo uma das abadias mais florescentes da Alemanha. As obrigações de seu cargo o detiveram algum tempo, mas por fim encontrou meios de entregar sua sé para São Veomado, abade do mosteiro de S. Maximino, e ali se escondeu. Mas vendo ser impossível viver escondido em sua própria diocese, como desejava, retirou-se em segredo por entre as montanhas dos Voges, nos confins de Lorena, e fixou-se em um pequeno eremitério, no local concedido pelos monges de Senones e Estival, e no qual mais tarde, por volta do ano 676, construiu o mosteiro de Moyen-Moutier. Trezentos monges serviam a Deus sob sua direção, pois, além daqueles que integravam o mosteiro de Moyen-Moutier, assumiu também – a pedido da comunidade e de seu amigo São Die no leito de morte – os cuidados daquela abadia, e muitos viveram em celas separadas sob seu guiamento. S. Hidulfo governou seu próprio mosteiro por mais de 30 anos. Faleceu em 707 – ou 713, segundo alguns.2

Outros santos do dia: Santa Olga, Santo Olivério Plunkett, São Pio I e São Sabino.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 302-303.[]

Quinta-feira, São Bento, abade, Memória, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Oséias 11,1-4.8c-9

79,2ac e 3b.15-16 (R. 4b)

R. Mostra-nos o teu rosto, e seremos salvos!

2a Tu que governas Israel, atende,
c Tu que estás sentado sobre os querubins, manifesta-te
3b Mostra o teu poder e vem para nos salvar. R.

Mateus 10,7-15

7 E, pondo-vos a caminho, pregai, dizendo: ‘Está próximo o reino dos céus’.
12 E, ao entrardes na casa, saudai-a, dizendo: ‘A paz seja nesta casa’.

São Hidulfo de Tréveris

11 de julho