Liturgia Diária 13/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 13 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 12/07/2024
Data da Publicação: 12/07/2024

Sábado, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Isaías 6,1-8

1 No ano em que morreu o rei Uzias, vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono, e as franjas do seu vestido enchiam o templo.
2 Os serafins estavam por cima do trono; cada um deles tinha seis asas; com duas cobriam a sua face, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 Clamavam um para o outro, e diziam: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória”.
4 Estremeceram os umbrais das portas à voz do que clamava,e a casa encheu-se de fumo.
5 Então disse eu: “Ai de mim, que me calei, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio dum povo que tem os seus também impuros, e vi com os meus olhos o rei, o Senhor dos Exércitos”.
6 E voou para mim um dos serafins, o qual trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz.
7 E tocou a minha boca e disse: “Eis que esta brasa tocou os teus lábios; será tirada a tua iniquidade e expiado o teu pecado
8 E ouvi a voz do Senhor, que dizia: “Quem enviarei eu? E quem irá por nós?”. Então disse eu: “Aqui me tens, envia-me”

92,1ab.1c-3.5 (R. 1a)

R. O Senhor reinou, e vestiu-se de magnificência!

1a O Senhor reinou, e vestiu-se de magnificência,
b vestiu-se o Senhor de fortaleza, e cingiu-se dela. R.

2 Porque firmou o orbe da terra, que não será abalado.
3 Desde então, ó Senhor, ficou estabelecido o teu trono; tu és desde a eternidade. R.

5 Os teus testemunhos, Senhor, são digníssimos de fé. A santidade convém à tua casa, Senhor, em toda a duração dos dias. R.

24 Não é o discípulo mais que o mestre, nem o servo mais que o senhor.
25 Basta ao discípulo ser como o mestre, e ao servo como o senhor. Se eles chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos membros da sua família!
26 Não os temais, pois, porque nada há encoberto que não se venha a descobrir, nem oculto que não se venha a saber.
27 O que eu vos digo nas trevas, dizei-o às claras, e o que vos é dito ao ouvido, pregai-o sobre os telhados.
28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, mas temei antes aquele que pode lançar no inferno a alma e o corpo.
29 Porventura não se vendem dois passarinhos por um asse? E nem um só deles cairá sobre a terra sem vosso Pai.
30 Até os próprios cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
31 Não temais, pois; vós valeis mais que muitos pássaros.
32 Todo aquele, portanto, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
33 E o que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Santo Eugênio e seus companheiros

13 de julho

A sé episcopal de Cartago permanecera vacante por 24 anos, quando em 481 Hunerico permitiu aos católicos, sob certas condições, que escolhessem quem a preencheria. O povo, impaciente em busca do consolo de um pastor, escolheu Eugênio, um cidadão de Cartago, notável por sua erudição, zelo, piedade e prudência. Suas obras de caridade para com os necessitados eram abundantes, recusando a si próprio tudo o que pudesse dar aos pobres. Mesmo os arianos se rendiam às suas virtudes, porém, no fim, deixaram-se dominar pela inveja e pelo fanatismo cego, e o rei ordenou que Eugênio jamais sentasse ao trono episcopal, ou pregasse junto ao povo ou admitisse em sua capela qualquer membro dos Vândalos – entre os quais se encontravam diversos católicos. Muitas freiras foram tão cruelmente torturadas que morreram ainda no cavalete. Um grande número de bispos, padres, diáconos e eminentes leigos católicos foi exilado em um deserto repleto de escorpiões e serpentes venenosas. O bispo Eugênio fora poupado na primeira leva de exilados, mas em seguida foi conduzido para uma região deserta e inabitada na província de Trípoli, e entregue à custódia de Antônio, um desumano bispo ariano, que o tratou com a mais bárbara crueldade. Guntamundo, sucessor de Hunerico, reconvocou nosso santo a Cartago, abriu as igrejas católicas e permitiu que todos os sacerdotes exilados retornassem. Após reinar doze anos, Guntamundo morreu, e seu irmão Trasimundo foi chamado à coroa. Sob este príncipe, São Eugênio foi novamente banido, e faleceu no exílio, a 13 de julho de 505, em um mosteiro que ele construíra e dirigia, próximo a Albi. 2

Outros santos do dia: Santo Henrique, Santa Angelina de Marsiano, São Joel, São Serapião e São Turião.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 304-306.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sábado, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Isaías 6,1-8

92,1ab.1c-3.5 (R. 1a)

R. O Senhor reinou, e vestiu-se de magnificência!

1a O Senhor reinou, e vestiu-se de magnificência,
b vestiu-se o Senhor de fortaleza, e cingiu-se dela. R.

2 Porque firmou o orbe da terra, que não será abalado.

24 Não é o discípulo mais que o mestre, nem o servo mais que o senhor.
30 Até os próprios cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
31 Não temais, pois; vós valeis mais que muitos pássaros.

Santo Eugênio e seus companheiros

13 de julho