Liturgia Diária 02/08/24

Acompanhe a liturgia do dia 2 de agosto de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 01/08/2024
Data da Publicação: 01/08/2024

Sexta-feira, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 26,1-9

1 No princípio do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, já falou-me o Senhor nos termos seguintes.
2 Isto diz o Senhor: “Põe-te no átrio da casa do Senhor, e falarás a todas as cidades de Judá, donde vem gente para adorar na casa do Senhor. Anunciarás todas as palavras que te tenho mandado que lhes anuncies; não omitas uma só palavra,
3 para ver se acaso eles te ouvem e se convertem cada um do seu mau caminho, a fim de que eu me arrependa do mal que cogito lhes fazer por causa da malícia das suas paixões.
4 E lhes dirás: ‘Isto diz o Senhor: Se não me ouvirdes e se não andardes segundo a lei que eu vos dei,
5 ouvindo as palavras dos meus profetas, os servos que com tanta solicitude vos enviei e dirigi a vós, e os quais não ouvistes,
6 farei a esta casa o que fiz a Silo, e farei que esta cidade seja objeto da maldição de todas as nações da terra’”.
7 Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias proferindo estas palavras na casa do Senhor.
8 Tendo Jeremias acabado de dizer tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado que dissesse a todo o povo, os sacerdotes, os profetas e todo o povo lançaram-se sobre ele, dizendo: “Deves morrer!
9 Por que profetizaste em nome do Senhor dizendo: ‘Esta casa será tratada como Silo, e esta cidade será destruída sem que fique ninguém para habitá-la’?”. E todo o povo se juntou contra Jeremias na casa do Senhor.

68,5.8-10.14 (R. 14c)

R. Ouve-me segundo a multidão da tua misericórdia, Senhor!

5 Multiplicaram-se, mais que os cabelos da minha cabeça, aqueles que me odeiam sem razão. Tornaram-se fortes os meus inimigos que me perseguem injustamente; paguei o que não tinha roubado. R.

8 Pois por tua causa sofri afronta, foi coberto de confusão o meu rosto.
9 Tornei-me um estranho para meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe,
10 porque o zelo da tua casa devorou-me, e os opróbrios dos que te insultavam recaíram sobre mim. R.

14 Porém eu, Senhor, dirigia-te a minha oração: Eis o tempo favorável, ó Deus; ouve-me segundo a multidão da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação. R.

54 Chegando à sua pátria, ensinava nas suas sinagogas, de modo que se admiravam e diziam: “Donde lhe vem esta sabedoria e estes milagres?
55 Porventura não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?
56 E suas irmãs não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, todas estas coisas?”.
57 E escandalizavam-se dele. Mas Jesus disse-lhes: “Não há profeta sem honra, senão na sua pátria e na sua casa”.
58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Santo Estêvão de Roma

2 de agosto

Santo Estêvão era romano de nascimento e, promovido às ordens sagradas, tornou-se arquidiácono sob os santos papas Cornélio e Lúcio. Tendo este último sofrido o martírio, S. Estêvão foi escolhido como seu sucessor, eleito Papa a 3 de maio de 253. A controvérsia em torno do rebatismo dos hereges deu muito trabalho a S. Estêvão. É doutrina da Igreja Católica ser válido o batismo dado no nome das três Pessoas da Santíssima Trindade, mesmo quando conferido por um herege. Quando as perseguições se tornaram mais violentas, reuniu os fiéis nas catacumbas subterrâneas dos mártires para celebrar a missa e exortá-los a permanecerem firmes em Cristo. A 2 de agosto de 257, sentado à sua cátedra pontifícia, foi decapitado pelos capangas do imperador; e a cátedra ainda se encontra à mostra, manchada com seu sangue.2

Outros santos do dia: São Pedro Fabro, Santo Eusébio de Vercelli, Santa Teodata, São Pedro Julião e São Rutilo.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 337-338.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sexta-feira, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 26,1-9

68,5.8-10.14 (R. 14c)

R. Ouve-me segundo a multidão da tua misericórdia, Senhor!

8 Pois por tua causa sofri afronta, foi coberto de confusão o meu rosto.

58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Santo Estêvão de Roma

2 de agosto