Liturgia Diária 03/09/24

Acompanhe a liturgia do dia 3 de setembro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 02/09/2024
Data da Publicação: 02/09/2024

Terça-feira, São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja, Memória, 22ª semana do tempo comum, Ano B

I Coríntios 2,10b-16

10b porque o Espírito tudo penetra, mesmo as profundezas de Deus.
11 Com efeito, qual dos homens conhece as coisas que são do homem, senão o espírito do homem, que está nele? Assim também as coisas que são de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos as coisas que por Deus nos foram dadas,
13 as quais também anunciamos, não com palavras doutas de humana sabedoria, mas com a doutrina do Espírito, adaptando as coisas espirituais às coisas espirituais.
14 Mas o homem animale não percebe aquelas coisas que são do Espírito de Deus, pois, para ele, são uma estultícia, e não as pode entender, porque elas se ponderam espiritualmente.
15 No entanto, o espiritual julga todas as coisas, e ele não é julgado por ninguém.
16 Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

144, 7b(8)-9.10-11.12-13ab.13cd-14 (R. 17a)

R. Justo é o Senhor em todos os seus caminhos!

7b Clemente e misericordioso é o Senhor;
8 paciente e muito misericordioso.
9 Suave é o Senhor para com todos, e as suas misericórdias estendem-se sobre todas as suas obras. R.

10 Deem-te glória, Senhor, todas as tuas obras, e os teus santos te bendigam.
11 Eles publicarão a glória do teu reino e falarão do teu poder. R.

12 para fazerem conhecer aos filhos dos homens o teu poder e a gloriosa magnificência do teu reino.
13a O teu reino é um reino que se estende a todos
b os séculos, e o teu império a todas as gerações. R.

13c O Senhor é fiel em todas as suas palavras
d e santo em todas as suas obras.
14 O Senhor sustém todos os que estão para cair, e levanta todos os prostrados. R.

Lucas 4,31-37

31 Foi a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ali os ensinava aos sábados.
32 E espantavam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.
33 Estava na sinagoga um homem possesso de um demônio imundo, o qual exclamou em alta voz,
34 dizendo: “Deixa-nos! Que tens tu que ver conosco, ó Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem és, o Santo de Deus!”.
35 E Jesus o repreendeu, dizendo: “Cala-te, e sai desse homem”. E o demônio, depois de o ter lançado por terra no meio [de todos], saiu dele, sem lhe fazer mal nenhum.
36 Todos se atemorizaram, e falavam uns com os outros, dizendo: “Que é isto, ele manda com autoridade e poder aos espíritos imundos, e eles saem?”.
37 E a sua fama ia-se espalhando por todos os lugares do país.

4,31. Ambrósio: Que as obras da medicina divina tenham começado em um dia de sábado significa que a nova criatura começa onde a antiga criatura cessa, mostrando assim, desde o princípio, que o Filho de Deus não está sob a lei, mas sobre a lei. Começou oportunamente em um dia de sábado, para mostrar que é o Criador: prossegue a obra que havia começado, assim como o construtor que, a fim de reconstruir uma casa, não começa a desfazer a antiga pelos fundamentos, mas pelo topo, de modo que primeiro põe a mão onde havia concluído a obra. Por isso, começa das coisas menores, para chegar às maiores. Também os homens, pelo Verbo de Deus, podem expulsar demônios, mas somente Deus pode ordenar aos mortos que ressuscitem.

São Gregório Magno

3 de setembro

Com a morte do Papa Pelágio II, Gregório foi obrigado a assumir o governo da Igreja, e por quatorze anos seu pontificado foi um modelo perfeito da regra eclesiástica. Resolveu cismas; revivificou a disciplina; salvou a Itália convertendo os selvagens arianos da Lombardia, que a devastavam; ajudou na conversão dos godos espanhóis e franceses, também arianos; e reacendeu na Bretanha a luz da fé, que os ingleses haviam apagado com sangue. Colocou em ordem as orações e cantos da Igreja, guiou e consolou seus pastores com inumeráveis cartas e pregou incessantemente, exercendo um impacto ainda maior através do seu próprio exemplo. Faleceu em 604, desgastado pelas penitências e labores; a Igreja o reconhece hoje como um dos seus quatro grandes Doutores e o reverencia como São Gregório Magno. 2

Outros santos do dia: Santa Serápia, Santo Aristeu, São Mansueto, São Remaclo e São Bartolomeu Gutierrez.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 389-390.[]

I Coríntios 2,10b-16

10b porque o Espírito tudo penetra, mesmo as profundezas de Deus.

144, 7b(8)-9.10-11.12-13ab.13cd-14 (R. 17a)

R. Justo é o Senhor em todos os seus caminhos!

7b Clemente e misericordioso é o Senhor;
8 paciente e muito misericordioso.

10 Deem-te glória, Senhor, todas as tuas obras, e os teus santos te bendigam.
11 Eles publicarão a glória do teu reino e falarão do teu poder. R.

13a O teu reino é um reino que se estende a todos
b os séculos, e o teu império a todas as gerações. R.

13c O Senhor é fiel em todas as suas palavras
d e santo em todas as suas obras.

Lucas 4,31-37

31 Foi a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ali os ensinava aos sábados.
32 E espantavam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.
37 E a sua fama ia-se espalhando por todos os lugares do país.

São Gregório Magno

3 de setembro