Liturgia Diária 04/09/24

Acompanhe a liturgia do dia 4 de setembro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 03/09/2024
Data da Publicação: 03/09/2024

Quarta-feira, 22ª semana do tempo comum, Ano B

Para enriquecer ainda mais nossa meditação diária, a partir de hoje – no mês de setembro – traremos, em preparação para a Liturgia, um trecho inspirado nos textos de São Francisco de Sales, de sua obra “Tratado do Amor de Deus”. Que estas palavras, repletas de sabedoria e zelo pastoral, sirvam de guia e reflexão no caminho da fé.

“Deus nunca te privou do Seu amor; porém, você foi quem se afastou da cooperação com Ele. Deus nunca te rejeitou, a menos que você tenha rejeitado o Seu amor. Ó Deus, imensamente bom, Vós nunca abandonais aqueles que não Vos abandonam; não nos retirais os Vosso dons, exceto quando retiramos nossos corações de Vós. Se atribuímos a nós mesmos a glória da nossa salvação, estamos roubando os bens de Deus. Também desonramos a Sua misericórdia ao dizer que ela nos faltou, ofendemos a Sua generosidade ao não reconhecer os Seus benefícios, e blasfemamos da Sua bondade ao afirmar que Ele não nos ajudou e socorreu.”1

“Inspirai, Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em Vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.” 2

I Coríntios 3,1-9

1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais. Como a criancinhas em Cristo,
2 nutri-vos com leite, não com alimento sólido, porque não podíeis [digeri-lo], e nem ainda agora o podeis, porque sois ainda carnais.
3 Porquanto, havendo entre vós rivalidades e contendas, não é porque sois carnais e andais segundo o homem?
4 Quando um diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não sois homens [carnais]? Que é, pois, Apolo? E que é Paulo?
5 Ministros daquele em quem vós crestes, e segundo o que o Senhor deu a cada um.
6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus é que deu o crescimento.
7 De modo que não é nada nem o que planta, nem o que rega, mas Deus é que dá o crescimento.
8 E uma mesma coisa é o que planta e o que rega. E cada um receberá a sua recompensa segundo o seu trabalho.
9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois cultura de Deus, sois edifício de Deus.

32,12-13.14-15.20-21 (R. 12b)

R. Bem-aventurada a nação que ele escolheu por sua herança!

12 Bem-aventurada a nação que tem o Senhor por seu Deus; o povo que ele escolheu por sua herança.
13 O Senhor olhou do céu; viu todos os filhos dos homens. R.

14 Da morada que ele preparou para si olhou sobre todos os que habitam a terra;
15 foi ele que formou o coração de cada um deles; é ele que conhece todas as suas obras. R.

20 A nossa alma espera no Senhor, porque é nosso amparo e protetor,
21 porque nele se alegrará o nosso coração, e no seu santo nome temos esperado. R.

Lucas 4,38-44

38 Ao sair Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. Ora, a sogra de Simão estava com febre muito alta, e pediram-lhe por ela.
39 Inclinando-se até ela, ordenou à febre, e a febre a deixou. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los.
40 Quando se pôs o sol, traziam-lhe todos os que tinham enfermos de diversas moléstias. E ele, impondo as mãos sobre cada um deles, sarava-os.
41 De muitos saíam os demônios, gritando e dizendo: “Tu és o Filho de Deus!”; mas ele, repreendendo-os, não lhes permitia dizer que sabiam que ele era o Cristo.
42 Depois que se fez dia, tendo saído, foi para um lugar deserto, e as multidões o procuravam e, chegando até onde ele estava, o detinham, para que se não afastasse deles.
43 Mas ele disse-lhes: “É necessário que eu anuncie também às outras cidades o reino de Deus, pois para isso é que fui enviado”.
44 E andava pregando nas sinagogas da Galileia.

4,38–39. Beda: Se dissemos que o homem libertado do Demônio significa moralmente o espírito purificado dos pensamentos imundos, devemos dizer que a mulher acometida de febre, mas curada por ordem do Senhor, representa a carne refreada do fervor da concupiscência pelos preceitos da continência.

Santa Rosália

4 de setembro

Natural de Palermo, na Sicília, Santa Rosália era filha de uma nobre família descendente de Carlos Magno. Desprezando na juventude as vaidades mundanas, fez para si um abrigo em uma caverna no Monte Pellegrino, a cinco quilômetros de Palermo. Ali completou o sacrifício de seu coração ao Senhor por meio de uma austera penitência e trabalho manual, santificados pela prece assídua e união constante de sua alma a Deus. Faleceu em 1160. Seu corpo foi encontrado enterrado em uma gruta sob a montanha, no ano do jubileu, em 1625, sob o Papa Urbano VIII, e foi trasladado para a igreja metropolitana de Palermo, da qual foi escolhida como padroeira. A ilha da Sicília atribui a Santa Rosália o fato de se ter cessado uma grave peste na mesma época. 3

Outros santos do dia: Santa Rosa de Viterbo, São Vitalício, São Bonifácio I, São Marino e Santo Ultano.

1. Tratado do amor de Deus, p. 118.[]
  3. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 390-392.[]

Quarta-feira, 22ª semana do tempo comum, Ano B

I Coríntios 3,1-9

6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus é que deu o crescimento.

32,12-13.14-15.20-21 (R. 12b)

R. Bem-aventurada a nação que ele escolheu por sua herança!

13 O Senhor olhou do céu; viu todos os filhos dos homens. R.

14 Da morada que ele preparou para si olhou sobre todos os que habitam a terra;

20 A nossa alma espera no Senhor, porque é nosso amparo e protetor,

Lucas 4,38-44

44 E andava pregando nas sinagogas da Galileia.

Santa Rosália

4 de setembro