Liturgia Diária 02/10/24

Acompanhe a liturgia do dia 2 de outubro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 01/10/2024
Data da Publicação: 01/10/2024

Quarta-feira, Santos Anjos da Guarda, Memória, 26ª Semana do tempo comum, Ano B

Êxodo 23,20-23

20 Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti e te guarde pelo caminho, e te introduza no lugar que eu preparei.
21 Respeita-o, e ouve a sua voz, e não o desprezes: porque ele não te perdoará, se pecares, e o meu nome está nele.
22 Se tu ouvires a sua voz e fizeres tudo o que te digo, eu serei inimigo dos teus inimigos e afligirei os que te afligem.
23 E o meu anjo caminhará adiante de ti, e te introduzirá na terra dos amorreus, dos heteus, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, os quais eu exterminarei.

90,1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)

R. Porque confiou aos seus anjos o cuidado de ti, que te guardem em todos os teus caminhos.

1 O que habita à sombra do Altíssimo, na proteção do Deus do céu descansará.
2 Dirá ao Senhor: “Tu és o meu defensor e o meu refúgio; o meu Deus, em quem esperarei”. R.

3 Pois me livrou do laço dos caçadores e da palavra áspera.
4 Com as suas espáduas te fará sombra, e debaixo das suas asas esperarás. R.

5 Como um escudo te cercará a sua verdade, não temerás sustos noturnos,
6 nem a flecha que voa de dia, nem o inimigo que anda nas trevas, nem os assaltos do demônio do meio-dia. R.

10 O mal não virá sobre ti, e o flagelo não se aproximará da tua tenda.
11 Porque confiou aos seus anjos o cuidado de ti, que te guardem em todos os teus caminhos. R.

Mateus 18,1-5.10

1 Naquela mesma ocasião aproximaram-se de Jesus os discípulos, dizendo: “Quem é o maior no reino dos céus?”
2 Então Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles
3 e disse: “Em verdade vos digo: se não vos converterdes e não vos tornardes como meninos, não entrareis no reino dos céus.
4 Todo aquele, pois, que se fizer pequeno, como este menino, será o maior no reino dos céus.
5 E quem receber em meu nome um menino como este, é a mim que recebe.
10 Cuidai para que não desprezeis um só destes pequeninos, pois vos declaro que os seus anjos nos céus veem incessantemente a face de meu Pai, que está nos céus.

Santos Anjos da Guarda

2 de outubro

Deus não abandona ao mero acaso nenhuma de Suas obras; por meio de Sua Providência, Ele está presente em toda parte; nem um único fio de cabelo cai da cabeça ou um pardal ao solo sem o Seu conhecimento (cf. Lc 12,6–7). Não bastasse, porém, prestar esse suporte íntimo a todas as coisas, não bastasse conceder a existência que comunica e perpetua através de cada ser vivente, Ele encarregou Seus anjos com o ministério de vigiar e salvaguardar cada uma de Suas criaturas incapazes de contemplar Sua face. Os reinos possuem anjos que lhe foram designados, e também os homens possuem seus anjos: a estes é que a religião designa como Santos Anjos da Guarda. Nosso Senhor diz no Evangelho: “Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10). A existência dos Anjos da Guarda é, portanto, um dogma da fé cristã: sendo assim, quão imenso deve ser nosso respeito por essa inteligência infalível e sagrada que está sempre presente ao nosso lado, e quão diligentes devemos ser, para que em nenhum de nossos atos ofendamos esses olhos sempre repousados sobre nós, em todos os nossos caminhos!2

Outros santos do dia: Santo Eleutério da Nicomédia, São Leodegário, São Teófilo de Constantinopla e São Léger.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 431-432.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Quarta-feira, Santos Anjos da Guarda, Memória, 26ª Semana do tempo comum, Ano B

Êxodo 23,20-23

90,1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)

1 O que habita à sombra do Altíssimo, na proteção do Deus do céu descansará.

3 Pois me livrou do laço dos caçadores e da palavra áspera.
4 Com as suas espáduas te fará sombra, e debaixo das suas asas esperarás. R.

5 Como um escudo te cercará a sua verdade, não temerás sustos noturnos,

10 O mal não virá sobre ti, e o flagelo não se aproximará da tua tenda.

Mateus 18,1-5.10

2 Então Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles
5 E quem receber em meu nome um menino como este, é a mim que recebe.

Santos Anjos da Guarda

2 de outubro