Liturgia Diária 20/10/24

Acompanhe a liturgia do dia 20 de outubro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 19/10/2024
Data da Publicação: 19/10/2024

Domingo, 28ª Semana do tempo comum, Ano B.

Durante o mês de Outubro, para enriquecer ainda mais nossa meditação diária, traremos em preparação para a Liturgia, um trecho inspirado nos textos dos mais belos milagres de Santa Teresinha em “Chuva de Rosas”. Que estas palavras sirvam de guia e reflexão no caminho da fé.

“Em julho de 1916, a senhora Borda escreveu ao Carmelo para informar às irmãs que seu filho havia escapado de um grave acidente, graças à intercessão de Teresa. O jovem estava a caminho da casa de um amigo para entregar-lhe um exemplar da História de uma Alma, cuidadosamente embrulhado. Ao descer do bonde, foi atingido por um automóvel em alta velocidade. Arremessado para debaixo do veículo, conseguiu levantar-se devido a “uma força poderosa” e se libertar da situação. Ao verificar, constatou que o livro, posicionado diante de uma das rodas do automóvel, havia atuado como um freio, impedindo que fosse completamente esmagado. O menino saiu apenas com algumas contusões leves, enquanto suas roupas foram completamente rasgadas.”2

Isaías 53,10-11

10 O Senhor quis consumi-lo com sofrimentos, mas, quando tiver oferecido a sua vida pelo pecado, verá uma descendência perdurável, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
11 Verá o fruto do que a sua alma trabalhou e ficará satisfeito. Este mesmo justo, meu servo, justificará muitos com a sua ciência e tomará sobre si as suas iniquidades.

32,4-5.18-19.20.22 (R. 22)

R. Exerça-se, Senhor, sobre nós a tua misericórdia, segundo temos esperado de ti!

4 Porque a palavra do Senhor é reta, e a sua fidelidade brilha em todas as suas obras.
5 Ele ama a misericórdia e a justiça; a terra está cheia da misericórdia do Senhor. R.

18 Eis os olhos do Senhor postos sobre os que o temem, e sobre aqueles que esperam na sua misericórdia,
19 para livrar da morte as suas almas e para os sustentar no tempo da fome. R.

20 A nossa alma espera no Senhor, porque é nosso amparo e protetor,
22 Exerça-se, Senhor, sobre nós a tua misericórdia, segundo temos esperado de ti. R.

Segunda Leitura

Hebreus 4,14-16

14 Tendo nós, pois, um grande sumo sacerdote, que penetrou os céus, Jesus, Filho de Deus, sejamos firmes na profissão da nossa fé.
15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas enfermidades, mas que foi tentado em tudo à nossa semelhança, exceto no pecado.
16 Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e de encontrar graça, para sermos socorridos em tempo oportuno.

Marcos 10,35-45

35 Então aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: “Mestre, queremos que nos concedas tudo o que te pedirmos”.
36 E ele lhes disse: “Que quereis vós que eu vos conceda?”
37 Eles responderam: “Concede-nos que, na tua glória, um de nós se sente à tua direita e outro à tua esquerda”.
38 Mas Jesus disse-lhes: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, ou ser batizados no batismo em que eu hei de ser batizado?”
39 E eles responderam-lhe: “Podemos”. Jesus disse-lhes: “Efetivamente haveis de beber o cálice que eu vou beber, e haveis de ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado,
40 mas, quanto a estardes sentados à minha direita ou à minha esquerda, não pertence a mim concedê-lo a vós, mas [será o lugar] para aqueles a quem está preparado”.
41 E os dez, ao ouvirem isso, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
42 Mas Jesus, chamando-os, disse- -lhes: “Vós sabeis que aqueles que são reconhecidos como chefes das nações as dominam, e que os seus príncipes têm poder sobre elas.
43 Porém entre vós não deve ser assim, mas o que quiser ser o maior será vosso servidor;
44 e o que entre vós quiser ser o primeiro, será escravo de todos.
45 Porque também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida para redenção de muitos”.

Santo Artêmio

20 de outubro

O Imperador Augusto, relutando em confiar a um senador o governo do Egito – então um país rico e poderoso – transmitiu a ordem para que, ao invés de um procônsul, aquela nação fosse governada apenas por um cavaleiro romano, com o título de prefeito augustal. O governo das tropas foi entregue a um oficial general com o título de duque, ou general do Egito. Artêmio foi honrado com esse cargo sob Constâncio, e depois Lúcio e Sebastião. Se, ao executar algumas ordens de Constâncio, ele pareceu se posicionar contra Santo Atanásio, por outro lado, através de vários artifícios, produziu-lhe meios e oportunidades para facilitar sua fuga. Embora por certos atos tenha revelado fraqueza ao obedecer ao príncipe naquela época, São Artêmio jamais aprovou a heresia ariana. Os idólatras do Egito enfim o acusaram, diante do imperador, de ter demolido seus templos e arruinado seus ídolos. Juliano o convocou para comparecer à sua presença em Antioquia em 362, e sob tal acusação acabou condenando-o a ser decapitado, por volta de junho do mesmo ano. 3

Outros santos do dia: São Contardo Ferrini, Santa Íria, Beata Adelina e Santa Bertila Boscardin.

2. Chuva de Rosas, p. 146.[]
  3. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 450-451.[]

Domingo, 28ª Semana do tempo comum, Ano B.

Isaías 53,10-11

32,4-5.18-19.20.22 (R. 22)

19 para livrar da morte as suas almas e para os sustentar no tempo da fome. R.

20 A nossa alma espera no Senhor, porque é nosso amparo e protetor,

Segunda Leitura

Hebreus 4,14-16

Marcos 10,35-45

36 E ele lhes disse: “Que quereis vós que eu vos conceda?”
41 E os dez, ao ouvirem isso, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
44 e o que entre vós quiser ser o primeiro, será escravo de todos.

Santo Artêmio

20 de outubro