Liturgia Diária 25/10/24

Acompanhe a liturgia do dia 25 de outubro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 24/10/2024
Data da Publicação: 24/10/2024

Sexta-feira, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, religioso, Memória, 29ª Semana do tempo comum, Ano B.

Durante o mês de Outubro, para enriquecer ainda mais nossa meditação diária, traremos em preparação para a Liturgia, um trecho inspirado nos textos dos mais belos milagres de Santa Teresinha em “Chuva de Rosas”. Que estas palavras sirvam de guia e reflexão no caminho da fé.

“Em março de 1915, o soldado Lionel Delafoy, da artilharia, recebeu de seu irmão, o padre Guy Delafoy, uma relíquia de Santa Teresinha. Pouco depois, ele a perdeu no campo de batalha. No dia seguinte, enquanto percorria o local a cavalo, o animal se recusou a avançar, batendo o casco no chão repetidamente. Intrigado, Lionel desceu e, ao inspecionar o solo, encontrou sua relíquia perdida.”2

Efésios 4,1-6

1 Rogo-vos, pois, prisioneiro que sou no Senhor, que andeis de um modo digno da vocação a que fostes chamados:
2 com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros por caridade,
3 solícitos em conservar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também vós fostes chamados a uma só esperança pela vossa vocação.
5 Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
6 Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por todas as coisas e em todos nós.

23,1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

R. Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó!

1 Do Senhor é a terra e tudo que ela encerra; a redondeza da terra e todos os que a habitam.
2 Porque ele a fundou sobre os mares e a estabeleceu sobre os rios. R.

3 Quem subirá ao monte do Senhor? Ou quem estará no seu lugar santo?
4a O inocente de mãos e limpo de coração,
b o que não entregou à vaidade a sua alma, R.

5 Este receberá a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador.
6 Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. R.

Lucas 12,54-59

54 E dizia também às multidões: “Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Aí vem tempestade’, e assim sucede.
55 E, quando sentis soprar o vento sul, dizeis: ‘Haverá calor’, e assim sucede.
56 Hipócritas, sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra: como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?
57 E por que não discernis também por vós mesmos o que é justo?
58 Quando, pois, fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para te livrares dele no caminho, para que não suceda que te leve ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial de justiça, e o oficial te meta na cadeia.
59 Digo-te que não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo”.

12,58–59. Beda: Pode-se interpretar que o nosso adversário no caminho é o sermão de Deus, contrário aos nossos desejos carnais na vida presente. Livra-se dele quem se submete a seus preceitos; do contrário, é entregue ao juiz, porque o pecador, caso tenha desprezado o sermão do Senhor, será detido como réu no exame do juiz. O juiz o entregará ao oficial, isto é, ao espírito maligno, para que satisfaça a vingança; e o pecador será metido na cadeia, que é o Inferno. E como ali, pagando sempre as penas sem jamais as saldar, não poderá alcançar o perdão, nunca poderá sair, mas com a terrível serpente, que é o Diabo, será condenado a expiar penas perpétuas.

São Crispim e São Crispiniano

25 de outubro

Estes dois gloriosos mártires saíram de Roma para pregar a fé na Gália, perto do fim do século III. Fixando residência em Soissons, instruíram muitos na fé de Cristo, que pregavam publicamente durante o dia, enquanto à noite trabalhavam fazendo sapatos, embora diz-se que tenham nascido nobres, além de irmãos de sangue. Os infiéis ouviam suas instruções e se espantavam com o exemplo de suas vidas, especialmente de sua caridade, desinteresse, piedade celeste e desprezo pela glória e por todas as coisas terrenas; e o efeito foi a conversão de muitos à fé cristã. Os irmãos continuaram seu emprego por alguns anos, quando foi apresentada uma queixa contra eles. O imperador, buscando agradar os acusadores e dar vazão à sua selvagem crueldade, deu ordens para que fossem convocados diante de Riziovaro, o mais implacável inimigo dos cristãos. Os mártires permaneceram pacientes e firmes mesmo sob as mais cruéis torturas, e deram fim ao seu curso através da espada, por volta do ano 287. 3

Outros santos do dia: Outros santos do dia: Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, São Baltazar de Chiavari, São Crisanto e Santa Tabita.

2. Chuva de Rosas, p. 42.[]
  3. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 458.[]

Efésios 4,1-6

3 solícitos em conservar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
5 Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.

23,1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

R. Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó!

2 Porque ele a fundou sobre os mares e a estabeleceu sobre os rios. R.

3 Quem subirá ao monte do Senhor? Ou quem estará no seu lugar santo?
4a O inocente de mãos e limpo de coração,
b o que não entregou à vaidade a sua alma, R.

5 Este receberá a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador.
6 Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. R.

Lucas 12,54-59

55 E, quando sentis soprar o vento sul, dizeis: ‘Haverá calor’, e assim sucede.
57 E por que não discernis também por vós mesmos o que é justo?
59 Digo-te que não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo”.

São Crispim e São Crispiniano

25 de outubro