Liturgia Diária 01/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 1º de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 30/06/2024
Data da Publicação: 30/06/2024

Segunda-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 2,6-10.13-16

6 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que Israel cometeu três e quatro vezes, eu não mudarei o meu decreto, pois que vendeu o justo por dinheiro, e o pobre por um par de sandálias.
7 Machucam sobre o pó da terra as cabeças dos pobres e violam o direito dos fracos. O filho e o pai dormiram com a mesma jovem, desonrando o meu santo nome.
8 Sobre as roupas que lhes tinham sido dadas [pelo pobre] em penhor, sentaram-se a banquetear junto de toda casta de altares, bebendo na casa do seu Deus o vinho daqueles a quem tinham condenado.
9 Apesar disso, fui eu que exterminei diante deles os amorreus, cuja altura era como a altura dos cedros, e que eram fortes como os carvalhos; esmigalhei o seu fruto por cima, e as suas raízes por baixo.
10 Eu sou o que vos fiz sair da terra do Egito e vos conduzi no deserto durante quarenta anos, a fim de que possuísseis a terra dos amorreus.
13 Eis que rangerei debaixo de vós, como range uma carroça carregada de feno.
14 O homem ágil não poderá fugir e o forte em vão fará os seus esforços, e o valente não salvará a sua vida;
15 o que maneja o arco não resistirá, nem se salvará o ligeiro de pés, nem o cavaleiro salvará a sua vida;
16 e o mais corajoso entre os valentes fugirá nu naquele dia, diz o Senhor.

49,16bc-17.18-19.20-21.22-23 (R. 22a)

R. Entendei isto, vós que vos esqueceis de Deus!

16b “Por que falas tu dos meus mandamentos
c e tens a minha aliança na tua boca?
17 Tu que abominas a disciplina e rejeitaste as minhas palavras. R.

18 Se vias um ladrão, corrias com ele, e fazias sociedade com os adúlteros.
19 A tua boca abundou em malícia, e a tua língua urdia enganos. R.

20 Sentado, falavas contra teu irmão e armavas laços ao filho de tua mãe.
21 Isto fizeste, e eu me calei. Pensaste iniquamente que eu seria como tu; mas te arguirei e porei [tudo] ante tua face”. R.

22 Entendei isto, vós que vos esqueceis de Deus; não suceda que vos arrebate, e não haja quem vos livre.
23 O sacrifício de louvor me honrará; é este o caminho pelo qual mostrarei ao homem a salvação de Deus. R.

18 Vendo-se, pois, Jesus rodeado por uma grande multidão, ordenou que passassem para a outra margem do lago.
19 E, aproximando-se um escriba, disse-lhe: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que fores”.
20 E Jesus disse-lhe: “As raposas têm as suas covas, e as aves do céu os seus ninhos; porém o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”.
21 E um outro dos seus discípulos disse-lhe: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”.
22 Mas Jesus lhe disse: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

8,20. Agostinho: “O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”, a saber, na tua fé. As raposas têm covas em teu coração, porque és um enganador; as aves do céu têm ninhos em teu coração, porque és orgulhoso. Como enganador e orgulhoso não me seguirás. Como pode acontecer que um enganador siga a Inocência?

São Galo de Clermont

1º de julho

São Galo nasceu em Clermont, Auvergne (França), por volta do ano 489. Seu pai provinha das primeiras casas daquela província, e sua mãe descendia da família de Vétio Epágato, o célebre romano que sofreu em Lyon pela fé de Cristo. Ambos tiveram especial cuidado com a educação do filho, e, quando ele chegou à idade adequada, propuseram que se casasse com a filha de um respeitável senador. O santo, que tomara a firme decisão de se consagrar a Deus, retirou-se em segredo da casa paterna para o mosteiro de Cournon, próximo à cidade de Auvergne, e orou com fervor para que fosse admitido entre os monges; em seguida, obtendo enfim o consenso dos pais, renunciou alegremente as vaidades do mundo para abraçar a pobreza monástica. S. Galo foi agraciado com o dom dos milagres e faleceu por volta do ano 553.2

Outros santos do dia: São Marco Túlio Maruzzo Rappo, São Teodorico, Santo Aarão e São Domiciano.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 288.[]

Segunda-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 2,6-10.13-16

13 Eis que rangerei debaixo de vós, como range uma carroça carregada de feno.
    16 e o mais corajoso entre os valentes fugirá nu naquele dia, diz o Senhor.

49,16bc-17.18-19.20-21.22-23 (R. 22a)

R. Entendei isto, vós que vos esqueceis de Deus!

16b “Por que falas tu dos meus mandamentos
    c e tens a minha aliança na tua boca?
    17 Tu que abominas a disciplina e rejeitaste as minhas palavras. R.

18 Se vias um ladrão, corrias com ele, e fazias sociedade com os adúlteros.
    19 A tua boca abundou em malícia, e a tua língua urdia enganos. R.

20 Sentado, falavas contra teu irmão e armavas laços ao filho de tua mãe.

São Galo de Clermont

1º de julho