Liturgia Diária 01/08/24

Acompanhe a liturgia do dia 1º de agosto de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 31/07/2024
Data da Publicação: 31/07/2024

Quinta-feira, Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, Memória, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 18,1-6

1 Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, nos termos seguintes:
2 “Levanta-te e vai à casa do oleiro, lá ouvirás as minhas palavras”.
3 Então fui à casa do oleiro, e eis que ele trabalhava sobre a roda.
4 Mas quebrou-se a vasilha que ele estava fazendo de barro com as suas mãos, e, tornando de novo, fez dele outra vasilha, como bem lhe aprouve fazê-la.
5 E foi-me dirigida a palavra do Senhor nos seguintes termos:
6 “Porventura não poderei eu fazer de vós, casa de Israel, como este oleiro?”, diz o Senhor. “Vede que, como o barro está na mão do oleiro, assim vós estais na minha mão, casa de Israel.

145,1-2.3-4.5-6 (R. 5a)

R. Ditoso aquele de quem é protetor o Deus de Jacó!

1 Aleluia. De Ageu e de Zacarias.
2 Louva, ó minha alma, o Senhor; eu louvarei o Senhor durante a minha vida; cantarei salmos ao meu Deus até perecer. Não confiei nos príncipes, R.

3 nem nos filhos dos homens, que não podem salvar.
4 Sairá o seu espírito, e eles voltarão ao seu pó; neste dia se desvanecerão todos os seus projetos. R.

5 Ditoso aquele de quem é protetor o Deus de Jacó e cuja esperança está no Senhor seu Deus,
6 que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há. R.

47 O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede lançada ao mar, que colhe toda casta de peixes.
48 Quando está cheia, tiram-na para fora, e, sentados na praia, escolhem os bons para os cestos, e jogam fora os ruins.
49 Será assim no fim dos séculos: virão os anjos e separarão os maus do meio dos justos,
50 e os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.
51 Compreendestes tudo isto?”. Eles responderam: “Sim”.
52 E então lhes disse: “Por isso todo escriba instruído no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
53 Depois que Jesus acabou de dizer estas parábolas, partiu dali.

13,51–52. Hilário: O Senhor fala aqui aos seus discípulos e os chama de escribas por causa de seu saber, porque compreenderam o que Ele disse sobre o Antigo e o Novo Testamento, isto é, sobre o Evangelho e sobre a Lei, pois ambos pertencem ao mesmo pai de família e ambos formam um só tesouro. Sob o nome de pai de família compara seus discípulos a Si próprio, porque eles tomaram posse da doutrina das coisas novas e velhas do seu tesouro do Espírito Santo.

Santo Afonso de Ligório

1º de agosto

Teve seu treinamento espiritual confiado aos padres do Oratório da cidade, e desde a infância Afonso era conhecido como o mais devoto noviço daquela casa. Logo aos dezesseis anos, formou-se doutor em direito e ingressou nessa carreira com grande entusiasmo e sucesso. Contudo, um erro que o fez perder uma importante causa mostrou-lhe a vaidade da fama humana, convencendo-o a trabalhar apenas pela glória de Deus. Entrou no sacerdócio, dedicando-se às mais abandonadas dasalmas, e para prosseguir com essa obra fundou mais tarde a Congregação do Santíssimo Redentor. Aos 66 anos de idade, tornou-se bispo de Santa Ágata dos Godos e realizou a reforma de sua diocese com o zelo próprio de um santo. Fez o voto de jamais perder tempo e, embora passasse a vida em trabalho e oração, compôs um vasto número de obras, repletas de tanta ciência, unção e sabedoria que o fizeram ser declarado como um dos Santos Doutores da Igreja. Viveu em tempos terríveis e enfrentou muitas perseguições e desapontamentos. Durante os últimos sete anos de vida, foi impedido, por constantes enfermidades, de oferecer o sacrifício de adoração; mas recebia diariamente a Sagrada Comunhão, e seu amor por Jesus Cristo e sua confiança nas orações de Maria o sustentaram até o fim. Faleceu em 1787, aos 91 anos de idade.2

Outros santos do dia: São Pedro Acorrentado, São Macabeus, Santas Fé, Esperança, Caridade e Sofia, Santa Aleda e Santo Etevaldo de Winchester.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 334-336.[]

Jeremias 18,1-6

1 Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, nos termos seguintes:
2 “Levanta-te e vai à casa do oleiro, lá ouvirás as minhas palavras”.
3 Então fui à casa do oleiro, e eis que ele trabalhava sobre a roda.
5 E foi-me dirigida a palavra do Senhor nos seguintes termos:

145,1-2.3-4.5-6 (R. 5a)

R. Ditoso aquele de quem é protetor o Deus de Jacó!

1 Aleluia. De Ageu e de Zacarias.

3 nem nos filhos dos homens, que não podem salvar.

6 que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há. R.

50 e os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.
51 Compreendestes tudo isto?”. Eles responderam: “Sim”.
53 Depois que Jesus acabou de dizer estas parábolas, partiu dali.

Santo Afonso de Ligório

1º de agosto