Liturgia Diária 02/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 2 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 01/07/2024
Data da Publicação: 01/07/2024

Terça-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 3,1-8; 4,11-12

1 Ouvi a palavra que o Senhor pronunciou a respeito de vós, filhos de Israel, a respeito de toda a linhagem que eu tirei da terra do Egito, dizendo:
2 De todas as linhagens da terra só a vós vos reconheci; por isso vos castigarei por todas as vossas iniquidades.
3 Porventura andarão dois homens juntos, sem que estejam de acordo?
4 Porventura rugirá o leão nos bosques, sem que tenha achado alguma presa? Porventura fará o leãozinho soar a sua voz no seu covil, sem que tenha lançado a garra a alguma coisa?
5 Porventura cairá uma ave no laço posto na terra, sem que haja quem o arme? Porventura se tirará da terra o laço antes que tenha apanhado alguma coisa?
6 Soará a trombeta numa cidade, sem que o povo se assuste? Acontecerá alguma calamidade numa cidade, que não seja por disposição do Senhor?
7 Porque o Senhor Deus não faz nada sem ter revelado antes o seu segredo aos profetas, seus servos.
8 O leão ruge; quem não temerá? O Senhor Deus falou; quem não profetizará?
4,11 Destruí-vos, como Deus destruiu Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição que se tira de um incêndio – e não vos voltastes para mim, diz o Senhor.
12 Portanto, executarei contra ti estas coisas [que eu predisse], ó Israel, e depois que eu assim tiver te tratado, prepara-te, ó Israel, para sair ao encontro do teu Deus.

5,5-6.7.8 (R. 9a)

R. Senhor, guia-me na tua justiça!

5 De manhã me porei na tua presença, e te contemplarei. Porque tu não és um Deus que ame a iniquidade;
6 nem habitará junto de ti o maligno, nem os injustos poderão permanecer ante os teus olhos. R.

7 Odeias a todos que praticam a iniquidade; destruirás a todos os que dizem a mentira. O Senhor abominará o homem sanguinário e fraudulento. R.

8 Eu, porém, confiado na abundância da tua misericórdia, entrarei na tua casa,
ao teu santo templo adorarei, em teu temor. R.

23 Entrando Jesus na barca, os seus discípulos o seguiram.
24 E eis que se levantou no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas alagavam a barca. Ele, porém, dormia.
25 Aproximaram-se dele os seus discípulos e acordaram-no, dizendo: “Senhor, salva-nos, que perecemos!”.
26 E Jesus disse-lhes: “Por que temeis, homens de pouca fé?”. Então, levantando-se, deu ordem aos ventos e ao mar, e seguiu-se uma grande bonança.
27 Os homens ficaram admirados, dizendo: “Quem é este a quem obedecem os ventos e o mar?”.

8,27. Rábano: O mar é a tempestade deste mundo, o barco em que sobe Cristo é o madeiro da cruz, com cujo auxílio os fiéis, tendo atravessado as ondas do mundo, chegam à pátria celestial como a uma praia segura, sobre a qual sobe Jesus com todos os seus. Por isso é dito logo adiante: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).

Visitação da Santíssima Virgem

2 de julho

O anjo Gabriel, no mistério da Anunciação, informou à Mãe de Deus que sua prima Isabel milagrosamente concebera, e se encontrava grávida de um filho que seria o precursor do Messias. Humilde em extremo, a Santíssima Virgem ocultou a maravilhosa dignidade à qual fora elevada, com a encarnação do Filho de Deus em seu útero, mas, em arrebatamento de santa alegria e gratidão, decidiu que iria parabenizar a mãe do Batista. “Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lc 1,39–40). Que bênção a presença do Deus-homem trouxe a essa casa, a primeira que Ele honrou em Sua humanidade com uma visita! Maria é o instrumento e o meio pelo qual o Senhor confere Sua divina bênção, e canal pelo qual Ele se compraz em nos comunicar Suas graças, encorajando-nos a pedi-las através da intercessão dela. Ao ouvir a voz da Mãe de Deus, e pelo poder e graça de seu divino Filho no útero, Isabel foi preenchida do Espírito Santo, e a criança em seu seio concebeu uma tamanha alegria que deu pulos e exultou. Na mesma hora, pela luz infusa do Verbo, Isabel entendeu o grande mistério da Encarnação que Deus operara em Maria, cuja humildade a prevenira de revelá-lo mesmo a uma santa e amiga íntima. Em arrebatamentos de perplexidade, Isabel a declarou bendita acima de todas as mulheres, e exclamou: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Lc 1,43).2

Outros santos do dia: Santo Otão de Bamberga, São Processo, Santa Monegunda e São Suetônio.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 289-290.[]

Terça-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 3,1-8; 4,11-12

3 Porventura andarão dois homens juntos, sem que estejam de acordo?
    8 O leão ruge; quem não temerá? O Senhor Deus falou; quem não profetizará?

5,5-6.7.8 (R. 9a)

R. Senhor, guia-me na tua justiça!

8 Eu, porém, confiado na abundância da tua misericórdia, entrarei na tua casa,
    ao teu santo templo adorarei, em teu temor. R.

23 Entrando Jesus na barca, os seus discípulos o seguiram.

Visitação da Santíssima Virgem

2 de julho