Alerta

ATENÇÃO PARA GOLPES: nosso único site oficial é bibliotecacatolica.com.br

Alerta Dúvidas? Clique aqui

Liturgia Diária 02/09/24

Acompanhe a liturgia do dia 2 de setembro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 01/09/2024
Data da Publicação: 01/09/2024

Segunda-feira, 22ª semana do tempo comum, Ano B

I Coríntios 2,1-5

1 Eu, pois, quando fui ter convosco, irmãos, anunciar-vos o testemunho de Cristo, não fui com sublimidade de estilo ou de sabedoria.
2 Porque julguei não saber coisa alguma entre vós senão a Jesus Cristo, e a ele crucificado.
3 Eu estive entre vós com fraqueza, e temor e grande tremor,
4 e a minha conversação e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas da humana sabedoria, mas na manifestação do espírito e da virtude de Deus,
5 para que a vossa fé se não baseie sobre a sabedoria dos homens, mas sobre o poder de Deus.

118, 97.98.99.100.101.102 (R. 97a)

R. Ó, Senhor, quanto eu amo a tua lei!

97 Ó, Senhor, quanto eu amo a tua lei! Ela é minha meditação o dia inteiro. R.

98 Fizeste-me mais prudente que os meus inimigos no teu mandamento, porque comigo sempre o tenho. R.

99 Compreendi mais que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. R.

100 Entendi mais que os anciãos, porque busquei os teus preceitos. R.

101 Retirei os meus pés de todo o mau caminho, para guardar as tuas palavras. R.

102 Não me desviei dos teus juízos, porque tu me prescreveste uma lei. R

Lucas 4,16-30

16 Foi a Nazaré, onde se tinha criado, e entrou na sinagoga, segundo o seu costume, em dia de sábado, e levantou- se para fazer a leitura.
17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Quando desenrolou o livro,a encontrou a passagem onde estava escrito:
18 “O Espírito do Senhor repousou sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres, me enviou a sarar os contritos de coração,
19 a anunciar aos cativos a redenção e aos cegos a recuperação da vista, a pôr em liberdade os oprimidos, a pregar o ano favorável do Senhor, e o dia da retribuição”.
20 Então, enrolou o livro, deu-o ao ministro e sentou- se. Estavam fixos nele os olhos de todos na sinagoga.
21 E começou a dizer-lhes: “Hoje cumpriu-se esta escritura que acabais de ouvir”.
22 E todos lhe davam testemunho e admiravam-se da graça das palavras que saíam da sua boca, dizendo: “Não é este o filho de José?”.
23 E ele disse-lhes: “Sem dúvida que vós me aplicareis este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’: todas aquelas grandes coisas que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, faze-as também aqui na tua pátria”.
24 Ele, porém, lhes disse: “Em verdade vos digo que nenhum profeta é recebido na sua pátria.
25 Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando foi fechado o céu durante três anos e seis meses, e houve uma grande fome por toda a terra,
26 e a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma mulher viúva de Sarepta, do território de Sidônia.
27 E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu; e nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio”.

4,27. Ambrósio: Deus não atende ao país [i.e. à nacionalidade, à origem natural], senão ao coração do homem; e a sua graça não é como um direito que se deve à natureza, mas é sim o objeto e o preço de nossos desejos.

Beata Margarida de Lovaina

2 de setembro

Margarida foi martirizada às margens do Rio Dyle por certos salteadores, no princípio do século XIII, porque não consentiu ao pecado. Veio primeiro a ser sepultada nas margens do rio onde padeceu, e honrada com muitos milagres. Seu corpo depois foi trasladado ao adro da igreja colegiada de S. Pedro, em Lovaina, e deposto em uma capela anexa, construída para este fim, primeiro de madeira, depois de pedra. Sua antiquíssima veneração em Lovaina e a exposição de suas relíquias naquela capela, bem como as distribuições delas, aprovadas pelos arcebispos de Mechelen, são provas da alta estima de Margarida nos martirológios belgas. 2

Outros santos do dia: São Castor, Santa Agrícola, São Brocardo e Beato Cláudio Granzotto.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 387-388.[]

Segunda-feira, 22ª semana do tempo comum, Ano B

I Coríntios 2,1-5

3 Eu estive entre vós com fraqueza, e temor e grande tremor,

118, 97.98.99.100.101.102 (R. 97a)

R. Ó, Senhor, quanto eu amo a tua lei!

97 Ó, Senhor, quanto eu amo a tua lei! Ela é minha meditação o dia inteiro. R.

100 Entendi mais que os anciãos, porque busquei os teus preceitos. R.

102 Não me desviei dos teus juízos, porque tu me prescreveste uma lei. R

Lucas 4,16-30