Liturgia Diária 03/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 3 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 02/07/2024
Data da Publicação: 02/07/2024

Quarta-feira, São Tomé, Apóstolo, Festa, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Efésios 2,19-22

19 Vós, pois, já não sois hóspedes, nem adventícios, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e dos profetas, sendo o mesmo Jesus Cristo a principal pedra angular
21 sobre o qual todo edifício bem ordenado se levanta para ser um templo santo do Senhor, 22 e sobre o qual vós sois também juntamente edificados para morada de Deus, mediante o Espírito.

116(117),1-2 (R. Mc 16,15)R. 9a)

R. Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura!

1 Nações, louvai todas o Senhor; povos, louvai-o todos.
2 Porque sobre nós foi confirmada a sua misericórdia, e a verdade do Senhor permanece eternamente. R.

João 20,24-29

24 Porém Tomé, um dos doze, que se chama Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: “Nós vimos o Senhor”. Mas ele disse-lhes: “Se eu não vir nas suas mãos a abertura dos cravos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.
26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, e pôs-se no meio, dizendo: “A paz seja convosco”.
27 Depois disse a Tomé: “Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Aproxima também a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.
28 Respondeu Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”.
29 Disse-lhe Jesus: “Tu crestes, Tomé, porque me viste; bem-aventurados os que não viram, e creram”.

20,24–29. Gregório: Não é por acaso que aquele discípulo eleito estava então ausente: a clemência celestial conduziu tudo de maneira espantosa para que esse discípulo incrédulo, quando apalpasse em seu Mestre as feridas da carne, sarasse em nós as feridas da infidelidade. Com efeito, a infidelidade de Tomé aproveitou mais à nossa fé que a fé dos discípulos que creram; pois à medida que ele é reconduzido à fé pelo toque, nossa mente põe de lado toda dúvida e é consolidada na fé.

Santo Heliodoro

3 de julho

A vida de recluso exercia sobre ele alguns atrativos peculiares, mas para entrar em um mosteiro seria necessário deixar seu mestre e diretor espiritual, e ele não estava preparado para tamanho sacrifício. Permaneceu no mundo, embora não lhe pertencesse, e seguindo o exemplo dos santos anacoretas, passava seu tempo em oração e leitura devota. Acompanhou S. Jerônimo ao Oriente, mas o desejo de rever sua terra natal e seus pais o levou de volta à Dalmácia, ainda que S. Jerônimo tentasse persuadi-lo a ficar. Prometeu retornar assim que tivesse cumprido com o dever de filho. Nesse meio tempo, vendo que sua ausência se prolongara, e temendo que o amor pela família e a ligação com as coisas mundanas o tivessem seduzido em detrimento de sua vocação, S. Jerônimo escreveu-lhe uma sincera carta, exortando-o a romper inteiramente com o mundo e a consagrar-se ao serviço de Deus. Mas o Senhor, que dispõe todas as coisas, tinha outra missão para Seu servo. Após a morte da mãe, Heliodoro se dirigiu à Itália, onde logo se destacaria por sua eminente piedade. Foi nomeado bispo de Altino e se tornou um dos prelados mais notáveis, em uma era já repleta de grandes homens. Faleceu por volta do ano 390.2

Outros santos do dia: Santo Anatólio, São Rumoldo, São Raimundo Gayrard e Beata Maria Ana Mogas Fontcuberta.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 290.[]

Quarta-feira, São Tomé, Apóstolo, Festa, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Efésios 2,19-22

116(117),1-2 (R. Mc 16,15)R. 9a)

R. Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura!

1 Nações, louvai todas o Senhor; povos, louvai-o todos.

João 20,24-29

28 Respondeu Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”.

Santo Heliodoro

3 de julho