Liturgia Diária 03/08/24

Acompanhe a liturgia do dia 3 de agosto de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 02/08/2024
Data da Publicação: 02/08/2024

Sábado, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 26,11-16.24

11 Então falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes e a todo o povo, dizendo: “Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como vós ouvistes com os vossos ouvidos”.
12 E Jeremias falou a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: “O Senhor enviou-me para que profetizasse contra esta casa e contra esta cidade todas as coisas que de mim ouvistes.
13 Agora, pois, emendai a vossa vida e os vossos afetos, e ouvi a palavra do Senhor vosso Deus, e o Senhor se arrependerá do mal que resolveu fazer contra vós.
14 Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim o que tiverdes por bom e reto aos vossos olhos.
15 Porém, sabei e tende por certo que, se me matardes, derramareis um sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus moradores, porque na verdade o Senhor me enviou a vós para que dissesse aos vossos ouvidos todas estas palavras”.
16 Então disseram os príncipes e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: “Este homem não merece a morte, pois nos falou em nome do Senhor nosso Deus”.
24 A mão, pois, de Aicão, filho de Safã, foi com Jeremias, para que não fosse entregue nas mãos do povo e o matassem.

68,15-16.30-31.33-34 (R. cf. 14)

R. Eis o tempo favorável, ouve-me, ó Senhor!

15 Tira-me do lodo, para que não fique atolado; livra-me daqueles que me odeiam e da profundidade das águas.
16 Não me afogue a tempestade de água, nem me absorva o mar profundo; nem a boca do poço se feche sobre mim. R.

30 Eu sou pobre e cheio de dores; mas a tua salvação, ó Deus, me acolheu.
31 Glorificarei o nome de Deus com cânticos e engrandecê-lo-ei com louvores; R.

33 Vejam os pobres, e alegrem-se. Buscai a Deus, e viverá a vossa alma;
34 porque o Senhor ouviu os pobres, e não desprezou os seus prisioneiros. R.

1 Naquele tempo, Herodes, o tetrarca, ouviu falar da fama de Jesus,
2 e disse aos seus cortesãos: “Este é João Batista, que ressuscitou dos mortos, e eis porque tantos milagres se operam por meio dele”.
3 Porque Herodes tinha mandado prender e amarrar João e tinha-o metido no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão.
4 Pois João dizia-lhe: “Não te é lícito tê-la [por mulher]”.
5 Queria matá-lo, mas temia o povo, porque [este] o considerava como um profeta.
6 Porém, no dia natalício de Herodes, a filha de Herodias dançou no meio [dos convivas] e agradou a Herodes.
7 Por isso ele prometeu-lhe com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse.
8 E ela, instruída por sua mãe, disse: “Dá-me aqui num prato a cabeça de João Batista”.
9 O rei entristeceu-se, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, ordenou que lhe dessem.
10 E mandou degolar João no cárcere.
11 Então foi trazida a sua cabeça num prato e dada à moça, que a levou a sua mãe.
12 Depois, chegando os seus discípulos, levaram o seu corpo e sepultaram-no, indo dar a notícia a Jesus.

14,6–12. Gregório: Acaso cremos que havia algo vergonhoso em sua vida que merecesse uma morte tão desprezível? Mas, Deus oprime os seus nas coisas pequenas porque vê como irá premiá-los nas grandes. Disso concluímos quão grande será o castigo dos condenados, se assim afligem aqueles que ama.

Descoberta das relíquias de Santo Estêvão

3 de agosto

Ao abrirem o caixão de S. Estêvão, a terra tremeu, e exalou do esquife um odor tão agradável que ninguém se recordava de jamais ter sentido algo parecido. Uma vasta multidão se reuniu naquele local, incluindo muitas pessoas que sofriam com diversas enfermidades, e 73 delas tiveram sua saúde recobrada no ato. Todos beijaram as santas relíquias, e então as encerraram. O bispo consentiu em deixar uma pequena parte delas em Cafargamala; o resto foi carregado no caixão, acompanhado pelo canto dos salmos e hinos, até a Igreja de Sião em Jerusalém. A traslação foi realizada a 26 de dezembro,147 no mesmo dia em que a Igreja desde então tem honrado a memória de S. Estêvão, comemorando a descoberta de suas relíquias a 3 de agosto, provavelmente por causa da dedicação de alguma igreja em sua honra. 2

Outros santos do dia: São Gamaliel, São Nicodemos, Santo Aspreno e São Dalmácio de Constantinopla.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 338-339.[]

Sábado, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 26,11-16.24

68,15-16.30-31.33-34 (R. cf. 14)

R. Eis o tempo favorável, ouve-me, ó Senhor!

30 Eu sou pobre e cheio de dores; mas a tua salvação, ó Deus, me acolheu.
31 Glorificarei o nome de Deus com cânticos e engrandecê-lo-ei com louvores; R.

33 Vejam os pobres, e alegrem-se. Buscai a Deus, e viverá a vossa alma;
34 porque o Senhor ouviu os pobres, e não desprezou os seus prisioneiros. R.

1 Naquele tempo, Herodes, o tetrarca, ouviu falar da fama de Jesus,
4 Pois João dizia-lhe: “Não te é lícito tê-la [por mulher]”.
7 Por isso ele prometeu-lhe com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse.
10 E mandou degolar João no cárcere.

Descoberta das relíquias de Santo Estêvão

3 de agosto