Liturgia Diária 03/10/24

Acompanhe a liturgia do dia 3 de outubro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 02/10/2024
Data da Publicação: 02/10/2024

Quinta-feira, Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires, Memória, 26ª Semana do tempo comum, Ano B.

Jó 19,21-27

21 Compadecei-vos de mim; compadecei-vos de mim ao menos vós, que sois meus amigos, porque a mão do Senhor me feriu.
22 Por que me perseguis vós como Deus e vos fartais das minhas carnes?
23 Quem me dera que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera que se imprimissem num livro
24 com um ponteiro de ferro, sobre uma lâmina de chumbo, ou que com cinzel se gravassem em pederneira!
25 Porque eu sei que o meu Redentor vive e que no último dia ressurgirei da terra,
26 e serei novamente revestido da minha pele, e na minha própria carne verei o meu Deus.
27 Eu mesmo o verei, os meus olhos hão de contemplá-lo e não os de outro; esta é a esperança que está depositada no meu peito.

26,7-8a.8b-9abc.13-14 (R. 13)

R. Creio ver os bens do Senhor na terra dos viventes!

7 Ouve, Senhor, a minha voz, com que clamei a ti; tem compaixão de mim, e ouve-me.
8a O meu coração falou-te, os meus olhos buscaram-te; R.

8b hei de buscar o teu rosto, Senhor.
9a Não apartes de mim a tua face, e não te retires do teu servo na tua ira.
b Sê a minha ajuda; não me deixes,
c nem me desprezes, ó Deus meu Salvador. R.

13 Creio ver os bens do Senhor na terra dos viventes.
14 Espera o Senhor, porta-te varonilmente; fortifique-se o teu coração, e espera no Senhor. R.

Lucas 10,1-12

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois adiante de si por todas as cidades e lugares aonde ele estava para ir.
2 E dizia-lhes: “Grande é na verdade a messe, mas os operários, poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que eu vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem calçado, e pelo caminho não saudeis ninguém.
5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz seja nesta casa’.
6 E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; do contrário,
retornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem; porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa.
8 E, em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos puser diante,
9 curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está próximo de vós o reino de Deus’.
10 Mas, em qualquer cidade em que entrardes e vos não receberem, saí para as praças e
dizei:
11 ‘Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; não obstante isto, sabei que o reino de Deus está próximo’.
12 Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma que para essa cidade.

10,5–6. Crisóstomo: Por isto o pontífice da Igreja dá a paz, dizendo: “A paz esteja convosco”. Os santos imploram pela paz, não apenas aquela dos homens uns para com os outros, mas também a que deve existir em nós mesmos, pois amiúde travamos guerra dentro do nosso peito, e ficamos agitados ainda que ninguém nos incomode, para não falar dos desejos tortos que com tanta frequência se levantam contra nós.

São Geraldo de Brogne

3 de outubro

São Geraldo descendia de uma nobre família do condado de Namur, na França. Um temperamento doce, cativante e uma forte inclinação à piedade e devoção angariaram-lhe desde o berço a estima e afeição de todos. Sendo enviado em importante missão à corte da França, foi enormemente inspirado pelo ardor dos monges de Saint-Denis, em Paris, e ansiosamente desejou consagrar-se a Deus junto a eles. Ao retornar para casa, resolveu suas questões temporais e voltou com grande alegria a Saint-Denis. Viveu por dez anos com intenso fervor naquele mosteiro, quando em 931 foi enviado por seu abade para fundar uma abadia no terreno de sua propriedade em Brogne, a três léguas de Namur. Estabeleceu essa nova abadia e então construiu por conta própria uma pequena cela próximo à igreja, onde viveu em reclusão, até Deus chamá-lo para realizar a reforma de muitos mosteiros, o que realizou com grande êxito. Quando havia passado quase 20 anos nesses zelosos trabalhos, encerrou-se em sua cela de modo a preparar a alma para receber a recompensa de seus esforços, a que foi chamado a 3 de outubro de 959.2

Outros santos do dia: São Dionísio Aeropagita e São Beregiso.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 432-433.[]

Jó 19,21-27

22 Por que me perseguis vós como Deus e vos fartais das minhas carnes?

26,7-8a.8b-9abc.13-14 (R. 13)

R. Creio ver os bens do Senhor na terra dos viventes!

8a O meu coração falou-te, os meus olhos buscaram-te; R.

8b hei de buscar o teu rosto, Senhor.
9a Não apartes de mim a tua face, e não te retires do teu servo na tua ira.
b Sê a minha ajuda; não me deixes,
c nem me desprezes, ó Deus meu Salvador. R.

13 Creio ver os bens do Senhor na terra dos viventes.

Lucas 10,1-12

3 Ide; eis que eu vos envio como cordeiros entre lobos.
5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz seja nesta casa’.
retornará para vós.
dizei:

São Geraldo de Brogne

3 de outubro

Outros santos do dia: São Dionísio Aeropagita e São Beregiso.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 432-433.[]