Liturgia Diária | 04/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 4 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 03/06/2024
Data da Publicação: 03/06/2024

Terça-feira, 9ª semana do Tempo Comum.

Pedro 3,12-15a.17-18

12 esperando e correndo ao encontro da vinda do dia do Senhor, no qual os céus, ardendo, se desfarão, e os elementos com o ardor do fogo se fundirão?

13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habite a justiça.

14 Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, procurai com diligência ser encontrados por ele imaculados e irrepreensíveis na paz.

15a E crede que a longanimidade do nosso Senhor é para vossa salvação

17 Vós, pois, irmãos, estando prevenidos, acautelai-vos, para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro destes insensatos,

18 mas crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada glória, agora e no dia da eternidade. Amém.

89,2.3-4.10.14.16 (R. 1)

R.  Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração!

2 Antes que os montes fossem feitos, ou que a terra e o mundo fossem formados, tu és Deus desde toda a eternidade e por todos os séculos. R.

3 Não reduzas o homem ao abatimento, pois disseste: “Convertei-vos, filhos dos homens”.
4 Porque mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem, que passou, e como uma vigília da noite. R.

10 Os dias de nossa vida são em si setenta anos e nos mais robustos, oitenta anos; e o que passa destes não é mais que trabalho e dor; porque então sobrevém a mansidão, e nós somos arrebatados. R.

14 Fomos cumulados da tua misericórdia desde a manhã, e exultamos de alegria e felicidade todos os nossos dias.
16 Põe os olhos nos teus servos e nas tuas obras, e guia os seus filhos. R.

Marcos 12,13-17

13 E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em [alguma] palavra.

14 Chegando eles, disseram-lhe: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que não atendes a respeitos humanos, porque não consideras o exterior dos homens, mas ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade; [dize-nos:] é lícito pagar o tributo a César, ou não devemos lhe pagar?”.

15 Jesus, conhecendo a sua perfídia, disse-lhes: “Por que me tentais? Dai-me um denário para o ver”.

16 Eles o trouxeram. Então disse-lhes: “De quem é esta imagem e inscrição?”. Responderam-lhe: “De César”.

17 Então disse-lhes: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E admiravam-se dele.

São Francisco Caracciolo
4 de junho

Francisco nasceu no reino de Nápoles, na família real de Caracciolo. Durante a infância, fugia de todas as distrações, rezava o Rosário regularmente e adorava visitar o Santíssimo Sacramento e distribuir sua comida aos pobres. Um ataque de lepra ensinou-lhe sobre a vileza do corpo humano e a vaidade do mundo. Deus o convocou, quando tinha apenas vinte e cinco anos, para fundar a Ordem dos Clérigos Regulares Menores, cuja regra ordenava que todo dia um padre jejuasse com pão e água, no outro se autoflagelasse, e num terceiro portasse o cilício, enquanto deveriam manter rodízio de perpétua adoração diante do Santíssimo Sacramento. Tomavam os votos costumeiros, acrescentando um quarto: não desejar honrarias. Na presença de seu divino Senhor, seu rosto geralmente emitia raios brilhantes de luz, e frequentemente banhava o solo de lágrimas ao orar, seguindo o seu costume: prostrado com a face diante do tabernáculo e constantemente repetindo, como que consumido por um fogo interior: “o zelo de vossa casa me consumiu” (Sl 68,10). Morreu de febre, aos 44 anos, na véspera do Corpus Christi de 1608, dizendo: “Vamos! Vamos ao Paraíso!”. Quando abriram seu corpo, o coração foi encontrado como queimado, e as seguintes palavras impressas ao seu redor: “Zelus domus Tuae comedit me” – “o zelo da vossa casa me consumiu”.(Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 245-247.))

Outros santos do dia: Santo Optato de Mileva, São Daciano, Santa Saturnina e Santo Agatângelo.

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Terça-feira, 9ª semana do Tempo Comum.

Pedro 3,12-15a.17-18

15a E crede que a longanimidade do nosso Senhor é para vossa salvação

89,2.3-4.10.14.16 (R. 1)

R.  Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração!

16 Põe os olhos nos teus servos e nas tuas obras, e guia os seus filhos. R.

Marcos 12,13-17

São Francisco Caracciolo