Liturgia Diária 04/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 4 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 03/07/2024
Data da Publicação: 03/07/2024

Quinta-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 7,10-17

10 Então Amasias, sacerdote de Betel, enviou mensageiros a Jeroboão, rei de Israel, dizendo: “Amós revoltou-se contra ti no meio da casa de Israel; a terra não poderá sofrer todos os seus discursos.
11 Porque isto diz Amós: ‘Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será levado cativo para fora do seu país’”.
12 E Amasias disse a Amós: “Sai daqui, homem de visões, foge para a terra de Judá, e come lá o teu pão, e lá profetizarás.
13 Mas não continues a profetizar em Betel, porque aqui é o santuário do rei, e a corte do reino”.
14 Então Amós respondeu, dizendo a Amasias: “Eu não sou profeta, e nem filho de profeta, mas um pastor de gado, que cultivo sicômoros.
15 O Senhor pegou em mim quando eu andava atrás do meu rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai, profetiza ao meu povo de Israel’.
16 Ouve, pois, agora, a palavra do Senhor. Tu dizes-me: ‘Não profetizes contra Israel, nem profiras oráculos contra a casa do ídolo’.
17 Por esta causa isto diz o Senhor: Tua mulher será desonrada na cidade, os teus filhos e as tuas filhas cairão mortos à espada, e a tua terra será repartida a cordel [entre os vencedores]; tu morrerás numa terra impura, e Israel será levado cativo para fora do seu país”.

18,8.9.10.11 (R. 10b)

R. Os juízos do Senhor são verdadeiros, cheios de justiça em si mesmos!

8 A lei do Senhor, que é imaculada, converte as almas; o testemunho do Senhor é fiel, dá sabedoria aos pequeninos. R.

9 As justiças do Senhor são retas, alegram os corações; o preceito do Senhor é claro e aos olhos esclarece. R.

10 O temor do Senhor é santo, permanece pelos séculos dos séculos; os juízos do Senhor são verdadeiros, cheios de justiça em si mesmos, R.

11 desejáveis mais que o muito ouro e as muitas pedras preciosas; e mais doces do que o mel e o favo. R.

1 Depois, subindo para uma pequena barca, tornou a passar o lago e voltou para a sua cidade.
2 E eis que lhe apresentaram um paralítico, que jazia no leito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: “Filho, tem confiança! Teus pecados te são perdoados”.
3 Logo alguns dos escribas disseram dentro de si: “Este [homem] blasfema!”.
4 E, tendo Jesus visto os seus pensamentos, disse: “Por que pensais mal nos vossos corações?
5 Que coisa é mais fácil dizer: ‘Teus pecados te são perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e caminha?’.
6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados: Levanta-te – disse então ao paralítico – toma o teu leito, e vai para tua casa”.
7 Ele levantou-se e foi para sua casa.
8 Ao verem isso, as multidões temerami e glorificaram a Deus, que deu tal poder aos Homens.

9,1. Hilário: Em sentido místico, tendo sido rejeitado na Judeia, regressa à sua cidade. A cidade de Deus é o povo dos fiéis; e Cristo nela entrou transportado por uma barca, isto é, pela Igreja.

Santa Berta

4 de julho

Após a morte do marido, vestiu o véu no convento que construíra em Blangy, na região de Artois, a pouca distância de Hesdin (atual Blangy-sur-Ternoise, na França). Suas filhas Gertrudes e Deotila seguiram seu exemplo. Foi perseguida por Rogério, que se empenhou em sujar seu nome junto ao Rei Teodorico III, para se vingar pela recusa de Gertrudes ao matrimônio. Mas esse príncipe, convencido da inocência de Berta, então abadessa de seu convento, ofereceu-lhe gentil acolhida e a guardou sob sua proteção. Em seu retorno a Blangy, Berta terminou a construção do convento e ordenou a construção de três outras igrejas, uma em honra a Santo Omero, outra a Santa Vaast, e a terceira em honra a S. Martinho de Tours. E então, após estabelecer uma observância regular em sua comunidade, deixou S. Deotila como abadessa em seu lugar e enclausurou-se em uma cela, para ali passar o resto dos dias em oração. Faleceu por volta do ano 725. Grande parte de suas relíquias se encontram em Blangy-sur-Ternoise.2

Outros santos do dia: Santa Isabel de Portugal, São André de Creta, Beato Guilherme de Hirschau, Beato Damião Grassi e Santo Elias I.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 291.[]

Quinta-feira, 13ª semana do Tempo Comum, Ano B

Amós 7,10-17

18,8.9.10.11 (R. 10b)

R. Os juízos do Senhor são verdadeiros, cheios de justiça em si mesmos!

3 Logo alguns dos escribas disseram dentro de si: “Este [homem] blasfema!”.
    7 Ele levantou-se e foi para sua casa.

Santa Berta

4 de julho