Liturgia Diária 04/10/24

Acompanhe a liturgia do dia 4 de outubro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 03/10/2024
Data da Publicação: 03/10/2024

Sexta-feira, São Francisco de Assis, religioso, Memória, 26ª Semana do tempo comum, Ano B.

Jó 38,1.12-21; 40,3-5

1 Então o Senhor falou a Jó do meio dum redemoinho, dizendo:
12 Porventura foste tu que, depois do teu nascimento, deste lei à luz da manhã e marcaste à aurora o seu lugar?
13 Tomaste a terra pelas suas extremidades, fazendo-a estremecer, e sacudiste dela os ímpios?
14 Ela se transformará como a argila sob o selo e se mostrará como coberta com um vestido.
15 Será tirada aos ímpios a sua luz, e se quebrará o seu excelso braço.
16 Porventura entraste tu até o fundo do mar e andaste passeando no mais profundo do abismo?
17 Porventura foram-te abertas as portas da morte e viste essas portas tenebrosas?
18 Consideraste toda a extensão da terra? Declara-me, se sabes, todas estas coisas.
19 Em que caminho habita a luz e qual é o lugar das trevas,
20 para que leves cada coisa aos seus lugares e saibas as veredas da sua casa.
21 Sabias tu então que havias de nascer? Conhecias o número dos teus dias?
40,3 Porventura tornarás tu vão o meu juízo e me condenarás a mim, para te justificares a ti?
4 E, se tu tens um braço como Deus e trovejas com voz semelhante,
5 reveste-te de resplendor e levanta-te ao alto, faze alarde da tua glória e adorna-te de magníficas vestes.

138,1-3.7-8.9-10.13-14ab (R. 24b)

R. Conduz-me pelo caminho eterno, ó Senhor!

1 Senhor, provaste-me e conheceste-me;
2 tu sabes quando me sento e quando me levanto.
3 De longe penetraste os meus pensamentos; a minha vereda e o fio da minha carreira investigaste. R.

7 Para onde irei que me subtraia ao teu espírito? E para onde fugirei da tua presença?
8 Se subo ao céu, tu lá estás; se desço ao inferno, nele te encontras presente. R.

9 Se eu tomar asas ao romper da aurora e for habitar nas extremidades do mar,
10 ainda lá me guiará a tua mão, e me tomará a tua direita. R.

13 Porque tu possuíste os meus rins; recebeste-me desde o ventre de minha mãe.
14a Eu te glorificarei, à vista da tua estupenda grandeza;
b maravilhosas são as tuas obras. R.

Lucas 10,13-16

13 Ai de ti, Corozain! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidônia se tivessem operado as maravilhas que se têm operado em vós, há muito tempo que teriam feito penitência, cobertas de cilício e jazendo sobre a cinza.
14 Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia que para vós.
15 E tu, Cafarnaum, exaltada até o céu, serás abatida até o inferno.
16 Aquele que vos ouve, a mim ouve, e aquele que vos despreza, a mim despreza. E quem me despreza, despreza aquele que me enviou.”

São Francisco de Assis

4 de outubro

São Francisco, filho de um mercador de Assis, nasceu nesta mesma cidade em 1182. Escolhido por Deus para tornar-se ao mundo a viva manifestação da vida humilde e sofrida de Cristo sobre a Terra, logo cedo foi inspirado com uma afeição e amor ardente pela pobreza e humilhação. A imagem do “homem das dores” (Is 53,3), que não tinha onde repousar Sua cabeça, enchia-o de santa inveja pelos pobres e o constrangeu a renunciar as riquezas e sua posição na sociedade mundana, que tanto abominava. O escárnio e maus tratos que recebeu do próprio pai e seus concidadãos, quando apareceu entre eles nos trajes da pobreza, foram-lhe motivo de prazer. “Agora”, exclamava, “posso dizer em verdade, ‘Pai Nosso que estais nos céus’”. Mas o divino amor queimava muito intensamente em seu íntimo para não acender desejos semelhantes em outros corações. Muitos se juntaram ao santo, e foram constituídos pelo Papa Inocêncio III como ordem religiosa, a qual se espalhou rapidamente por toda a Cristandade. S. Francisco, após visitar o Oriente na busca infrutífera pelo martírio, passou a vida imitando seu Divino Mestre – ora pregando às multidões, ora na solidão em jejum e contemplação. Durante um desses retiros, recebeu nas mãos, pés e lado a marca das cinco chagas ensanguentadas de Jesus. Com o clamor “Bem-vinda seja minha irmã, a Morte”, passou para a glória de Deus a 4 de outubro de 1226.2

Outros santos do dia: Santo Amônio, São Petrônio, Santa Damaris e Beato Tomás de Celano.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 433-434.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Jó 38,1.12-21; 40,3-5

1 Então o Senhor falou a Jó do meio dum redemoinho, dizendo:
15 Será tirada aos ímpios a sua luz, e se quebrará o seu excelso braço.
19 Em que caminho habita a luz e qual é o lugar das trevas,
20 para que leves cada coisa aos seus lugares e saibas as veredas da sua casa.
21 Sabias tu então que havias de nascer? Conhecias o número dos teus dias?
4 E, se tu tens um braço como Deus e trovejas com voz semelhante,

138,1-3.7-8.9-10.13-14ab (R. 24b)

R. Conduz-me pelo caminho eterno, ó Senhor!

1 Senhor, provaste-me e conheceste-me;
2 tu sabes quando me sento e quando me levanto.

9 Se eu tomar asas ao romper da aurora e for habitar nas extremidades do mar,
10 ainda lá me guiará a tua mão, e me tomará a tua direita. R.

13 Porque tu possuíste os meus rins; recebeste-me desde o ventre de minha mãe.
14a Eu te glorificarei, à vista da tua estupenda grandeza;
b maravilhosas são as tuas obras. R.

Lucas 10,13-16

15 E tu, Cafarnaum, exaltada até o céu, serás abatida até o inferno.

São Francisco de Assis

4 de outubro