Liturgia Diária 06/08/24

Acompanhe a liturgia do dia 6 de agosto de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 05/08/2024
Data da Publicação: 05/08/2024

Terça-feira, Transfiguração do Senhor, Festa, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Daniel 7,9-10.13-14

9 Estava eu atento ao que via, até que foram postos uns tronos, e o Ancião dos Dias sentou-se. O seu vestido era branco como a neve, e os cabelos da sua cabeça como a pura lã. O seu trono era de chamas de fogo, e as rodas deste trono um fogo ardente.
10 De diante dele saía um impetuoso rio de fogo. Eram milhares de milhares os que o serviam, e mil milhões os que assistiam diante dele. Assentou-se para julgar, e foram abertos os livros
13 Eu estava, pois, observando essas coisas durante a visão noturna, e eis que vi um que parecia o Filho do homem, que vinha com as nuvens do céu, e que chegou até o Ancião dos dias, e o apresentaram diante dele.
14 E ele deu-lhe o poder, a honra e o reino, e todos os povos, tribos e línguas o serviram. O seu poder é um poder eterno que lhe não será tirado, e o seu reino não será jamais destruído.

96,1-2.5-6.9 (R. 1a.9a)

R. O Senhor é rei, o Senhor altíssimo sobre toda a terra!

1 O Senhor é rei, regozije-se a terra, alegrem-se as numerosas ilhas.
2 A nuvem e a escuridão estão ao redor dele; a justiça e a equidade são a base do seu trono. R.

5 Os montes fundiram-se como cera ante a face do Senhor; diante do Senhor se funde toda a terra.
6 Os céus anunciaram a sua justiça, e todos os povos viram a sua glória. R.

9 Porque tu és o Senhor altíssimo sobre toda a terra; tu és elevadíssimo acima de todos os deuses. R.

Marcos 9,2-10

2 As suas vestes tornaram-se resplandecentes e brancas em extremo, como a neve, como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia alvejar.
3 E apareceu-lhes Elias com Moisés, que estavam falando com Jesus.
4 Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: “Mestre, é bom que estejamos aqui; façamos três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
5 Não sabia o que dizia, pois estavam atônitos de medo.
6 Formou-se uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu uma voz da nuvem, que dizia: “Este é o meu Filho caríssimo, ouvi-o”.
7 E, olhando logo em volta, não viram mais ninguém com eles senão Jesus.
8 Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão quando o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.
9 E eles guardaram para si o segredo, investigando entre si o que queria dizer: “Quando tiver ressuscitado dos mortos”.
10 Depois lhe perguntaram: “Por que dizem então os fariseus e os escribas que Elias deve vir primeiro?”

9,3. Crisóstomo: Ele introduziu Moisés e Elias no meio deles: em primeiro lugar porque o povo dizia que Cristo era Elias, ou um dos profetas. (…) Ademais, com isto deu a entender que a doutrina dos profetas foi o pedagogo da doutrina da Lei de Cristo. Declarou também a união do Novo e do Antigo Testamento, e que na ressurreição os apóstolos serão unidos aos profetas, e que ambos os grupos caminharão juntos para seu Rei comum.

Transfiguração de Nosso Senhor

6 de agosto

Nosso Divino Redentor, estando na Galileia cerca de um ano antes de Sua sagrada Paixão, levou com ele S. Pedro e os dois filhos de Zebedeu, São Tiago e São João, e os trouxe até uma montanha afastada. A tradição nos assegura que se tratava do Monte Tabor, o qual é enormemente alto e belo, e antigamente era coberto de árvores e arbustos verdejantes, repletos de frutos. Ele se ergue acima da paisagem como um pão de açúcar, sobre uma vasta planície no meio da Galileia. Este foi o lugar no qual o Deus-Homem apareceu em Sua glória. Enquanto Jesus orava, permitiu que essa glória – sempre adequada à Sua sagrada humildade, mas dela privada por nossa causa – difundisse um raio sobre todo Seu corpo. Sua face se alterou e brilhou como o sol, e Suas vestes se tornaram brancas como a neve. Os três apóstolos viram Moisés e Elias na companhia de Jesus e os ouviram discursando com Ele sobre a morte que sofreria em Jerusalém. Ficaram absolutamente maravilhados com essa visão gloriosa, e S. Pedro clamou a Cristo: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias” (Mt 17,4). Enquanto S. Pedro falava, surgiu do céu, repentinamente, uma nuvem luminosa – sinal da presença da majestade divina – e dela fez-se ouvir uma voz que dizia: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha afeição; ouvi-o” (Mt 17,5). Os apóstolos que estavam presentes, ao ouvir essa voz, foram tomados de um súbito temor, e caíram por terra; mas Jesus, aproximando-se deles, tocou-os e disse para que se levantassem. Assim o fizeram de imediato, e não viram mais ninguém, senão Jesus, em seu estado normal. Essa visão aconteceu durante a noite. Conforme desciam a montanha logo cedo, na manhã seguinte, Jesus lhes disse para não contarem a ninguém o que haviam visto, até que Ele ressuscitasse dos mortos.2

Outros santos do dia: Santa Aberta, Santa Cremete, Beato Carlos e Lopes Vidal.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 342-343.[]

Terça-feira, Transfiguração do Senhor, Festa, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Daniel 7,9-10.13-14

96,1-2.5-6.9 (R. 1a.9a)

R. O Senhor é rei, o Senhor altíssimo sobre toda a terra!

1 O Senhor é rei, regozije-se a terra, alegrem-se as numerosas ilhas.

6 Os céus anunciaram a sua justiça, e todos os povos viram a sua glória. R.

Marcos 9,2-10

3 E apareceu-lhes Elias com Moisés, que estavam falando com Jesus.
5 Não sabia o que dizia, pois estavam atônitos de medo.
7 E, olhando logo em volta, não viram mais ninguém com eles senão Jesus.

Transfiguração de Nosso Senhor

6 de agosto

Outros santos do dia: Santa Aberta, Santa Cremete, Beato Carlos e Lopes Vidal.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 342-343.[]