Liturgia Diária 08/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 8 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 07/07/2024
Data da Publicação: 07/07/2024

Segunda-feira, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B

Oséias 2,14.15b-16.19-20

14 Portanto, eis que eu a atrairei docemente até mim e a conduzirei ao retiro, e lhe falarei ao coração
15b e ali cantará como nos dias da sua juventude e como nos dias em que fez a sua saída da terra do Egito.
16 Nesse dia, diz o Senhor, ela me chamará seu esposo, e não me chamará mais Baali.
19 Então me desposarei contigo para sempre, e me desposarei contigo em justiça e juízo, e em misericórdia e clemência.
20 Eu me desposarei contigo com uma inviolável fidelidade; e saberás que eu sou o Senhor.

144,2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 7b)

R. Clemente e misericordioso é o Senhor!

2 Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome para sempre e pelos séculos dos séculos.
3 Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza não tem limites. R.

4 Todas as gerações louvarão as tuas obras e publicarão o teu poder.
5 Falarão da magnificência da glória da tua santidade, e contarão as tuas maravilhas. R.

6 Dirão quanto é terrível o teu poder, e contarão a tua grandeza. Expandir-se-ão na lembrança da tua imensa bondade,
7 e exultarão com a tua justiça. Clemente e misericordioso é o Senhor; R.

8 paciente e muito misericordioso.
9 Suave é o Senhor para com todos, e as suas misericórdias estendem-se sobre todas as suas obras. R.

18 Enquanto lhes dizia estas coisas, eis que um príncipe [da sinagoga] se aproximou dele, e o adorou, dizendo: “Senhor, morreu agora minha filha. Mas vem, põe a tua mão sobre ela, e viverá”.
19 Então Jesus levantou-se e o seguiu com seus discípulos.
20 Eis que uma mulher que, havia doze anos, padecia um fluxo de sangue, se chegou por detrás dele e tocou a orla da sua veste.
21 Porque dizia dentro de si: “Ainda que eu toque somente a sua veste, serei curada”.
22 Então Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: “Tem confiança, filha, a tua fé te salvou”. E ficou sã a mulher desde aquela hora.
23 Quando Jesus chegou à casa daquele príncipe [da sinagoga] e viu os tocadores de flauta e uma multidão de gente, que fazia muito barulho, disse:
24 “Retirai-vos, porque a menina não está morta, mas dorme”. E escarneciam dele.
25 Fazendo com que saísse aquela gente, ele entrou e tomou-a pela mão, e a menina levantou-se.
26 E o boato divulgou-se por toda aquela terra.

9,18–19. Hilário: Em sentido místico, o príncipe da sinagoga representa a Lei, que pede ao Senhor que devolva a vida ao cadáver daquele povo, o qual a mesma Lei vinha educando para Cristo, tendo pregado com a expectativa de seu advento.

São Procópio

8 de julho

São Procópio era natural de Jerusalém, mas vivia em Bete-Seã, antigamente chamada Citópolis, onde era leitor da missa na igreja e também realizava a função de exorcista, expulsando demônios, além de intérprete da língua grega para a sírio-caldaica. Era um homem divino, dizem seus Atos, e sempre viveu na prática de grande austeridade e paciência, e em perpétua castidade. Alimentava-se apenas de pão e água, e com frequência se abstinha de qualquer alimento por dois ou três dias seguidos. Era grande conhecedor das ciências dos gregos, porém muito mais ainda das Sagradas Escrituras, cuja meditação assídua alimentava-lhe a alma e parecia também lhe revigorar e fortificar o corpo esguio. Era admirável em todas as virtudes, particularmente na mansidão e humildade celestiais. Os sangrentos éditos de Diocleciano contra os cristãos chegaram à Palestina em abril de 303, e Procópio foi a primeira pessoa a receber a coroa do martírio pela perseguição nesse país. Foi apreendido em Bete-Seã e levado preso a Cesareia junto com vários outros, e carregado às pressas diante de Paulino, prefeito da província. O juiz ordenou que o mártir sacrificasse aos deuses. O servo de Cristo respondeu que jamais o faria; e declarou isto com uma firmeza e resolução que pareceram ferir o coração do prefeito, como se perfurado por uma adaga. O mártir acrescentou: há um só Deus, autor e mantenedor do mundo. O prefeito então mandou que sacrificasse aos quatro imperadores, a saber, Diocleciano, Hercúlio, Galério e Constâncio. Mais uma vez, o santo se recusou, e mal proferira sua resposta quando o juiz promulgou sua sentença, e ele foi imediatamente levado à execução e decapitado. É honrado entre os gregos com o título de “O Grande Mártir”.2

Outros santos do dia: Santo Adriano III, São Raimundo de Tolosa, São Gregório Grassi e São Quiliano.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 299.[]

Segunda-feira, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B

Oséias 2,14.15b-16.19-20

144,2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 7b)

R. Clemente e misericordioso é o Senhor!

4 Todas as gerações louvarão as tuas obras e publicarão o teu poder.

7 e exultarão com a tua justiça. Clemente e misericordioso é o Senhor; R.

8 paciente e muito misericordioso.

19 Então Jesus levantou-se e o seguiu com seus discípulos.
26 E o boato divulgou-se por toda aquela terra.

São Procópio

8 de julho