Liturgia Diária 08/08/24

Acompanhe a liturgia do dia 8 de agosto de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 07/08/2024
Data da Publicação: 07/08/2024

Quinta-feira, São Domingos, presbítero, Memória, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 31,31-34

31 “Eis virão dias”, diz o Senhor, “em que eu contrairei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança,
32 não como a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, aliança que eles violaram, fazendo eu sentir sobre eles o meu poder”, diz o Senhor.
33 “Mas eis a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias”, diz o Senhor: “imprimirei a minha lei nas suas entranhas e a escreverei nos seus corações; e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
34 E ninguém mais ensinará o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor’; porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor; “porque eu perdoarei as suas iniquidades e não me lembrarei mais do seu pecado.”

50,12-13.14-15.18-19 (R. 12a)

R. Cria em mim, ó Deus, um coração puro!

12 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova nas minhas entranhas um espírito reto. 13 Não me arremesses da tua presença e não tires de mim o teu Espírito Santo. R.

14 Dá-me a alegria da tua salvação e conforta-me com um espírito magnânimo.
15 Ensinarei aos iníquos os teus caminhos, e os ímpios se converterão a ti. R.

18 Porque, se quisesses um sacrifício, eu o teria oferecido; mas tu não te comprazes com holocaustos.
19 O sacrifício digno de Deus é um espírito compungido; não desprezarás, ó Deus, um coração contrito e humilhado. R.

13 Jesus foi então para a região de Cesareia de Filipe, e lá interrogou os seus discípulos, dizendo: “Quem dizem os homens que é o Filho do homem?”.
14 E eles responderam: “Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, e outros ainda que é Jeremias, ou algum dos profetas”.
15 Jesus disse-lhes: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.
16 Respondendo Simão Pedro, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
17 Ao que Jesus respondeu: “Bem-aventurado és, Simão Bar-Jona, porque não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus.
18 E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus, e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus”. 20 Então ordenou a seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era Jesus o Cristo.
21 Desde então começou Jesus a mostrar a seus discípulos como devia ir a Jerusalém e padecer muitas coisas dos anciãos, dos escribas e dos príncipes dos sacerdotes, e ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.
22 Tomando-o Pedro à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus tal não permita, Senhor! Não te sucederá isto”.
23 Ele, voltando-se para Pedro, disse-lhe: “Retira-te de mim, Satanás! Tu serves-me de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas de Deus, mas dos homens”.

16,23. Hilário: Satanás quer dizer “adversário” ou “inimigo”, e este nome dá Jesus a Pedro por querer opor-se à sua Paixão e Morte, ensinando-nos com isto que nem a um apóstolo devemos dar ouvidos se ele nos aconselhar algumas coisas contra a vontade de Deus.

São Ciríaco e seus companheiros

8 de agosto

São Ciríaco foi um santo diácono em Roma, sob os papas Marcelino e Marcelo. Na perseguição de Diocleciano em 303, foi coroado com um glorioso martírio. Junto com ele sofreram também Largo e Esmaragdo, além de vinte outros. Seus corpos foram enterrados primeiro próximo ao local da execução, na Via Salária, mas logo removidos para uma fazenda da devota Senhora Lucina, na Via Ostiense, no oitavo dia de agosto.2

Outros santos do dia: Santo Homisdas, Santo Almano, Beata Joana de Aza e Santo Famiano.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 345.[]

Jeremias 31,31-34

50,12-13.14-15.18-19 (R. 12a)

R. Cria em mim, ó Deus, um coração puro!

14 Dá-me a alegria da tua salvação e conforta-me com um espírito magnânimo.
15 Ensinarei aos iníquos os teus caminhos, e os ímpios se converterão a ti. R.

15 Jesus disse-lhes: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.
16 Respondendo Simão Pedro, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

São Ciríaco e seus companheiros

8 de agosto