Liturgia Diária 09/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 9 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 08/07/2024
Data da Publicação: 08/07/2024

Terça-feira, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, virgem, Memória, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Oséias 8,4-7.11-13

4 Eles reinaram por si mesmos, e não por mim; foram príncipes, mas eu não os reconheci. Fabricaram para si ídolos da sua prata e do seu ouro para sua perdição.
5 O bezerro que tu adoravas, ó Samaria, foi lançado por terra. O meu furor acendeu-se contra eles. Até quando não poderão eles se purificar?
6 Porque de Israel é que veio esse novilho; um artífice o fabricou, e ele não é Deus; o bezerro de Samaria será [frágil como] teias de aranhas.
7 Semearam ventos e colherão tempestades. Não há ali uma espiga direita, o seu grão não dará farinha, e, se der alguma, comê-la-ão os estrangeiros.
11 Porque Efraim multiplicou os altares para pecar, a as arasb converteram-se para ele em delito.
12 Eu tinha-lhe prescrito um grande número de leis, as quais consideraram como se não fossem para ele.
13 Oferecer-me-ão hóstias, imolar-me-ão vítimas e lhes comerão a carne, mas o Senhor não as aceitará, antes se lembrará da sua iniquidade e castigará os seus pecados; então hão de voltar para o Egito.

113B,3-4.5-6.7ab-8.9-10 (9a)

R. A casa de Israel esperou no Senhor!

3 O nosso Deus está no céu; tudo quanto quis, ele o fez.
4 Os ídolos das gentes são prata e ouro, obras das mãos dos homens. R.

5 Têm boca, e não falam; têm olhos, e não veem.
6 Têm ouvidos, e não ouvem; têm narizes, e não cheiram. R.

7a Têm mãos, e não apalpam;
b têm pés e não andam.
8 Sejam semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam. R.

9 A casa de Israel esperou no Senhor; ele é o seu amparo e o seu protetor.
10 A casa de Aarão esperou no Senhor; ele é o seu amparo e o seu protetor. R.

32 Tendo estes se retirado, apresentaram-lhe um homem mudo, possesso do demônio.
33 Assim que foi expulso o demônio, falou o mudo, e admiraram-se as multidões,
dizendo: “Nunca se viu coisa assim em Israel”.
34 Os fariseus, porém, diziam: “Ele expulsa os demônios por meio do príncipe dos demônios”.
35 E Jesus ia percorrendo todas as cidades e aldeias, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do reino, e curando toda doença e toda enfermidade.
36 Vendo aquelas multidões, compadeceu-se delas, porque estavam fatigadas e como ovelhas sem pastor.
37 Então disse a seus discípulos: “A messe é verdadeiramente grande, mas os operários poucos.
38 Rogai, pois, ao Senhor da messe, que mande operários para a sua messe”.

Santa Everilda

9 de julho

Quando Cinegilso, Rei da Saxônia Ocidental, foi batizado por São Birino em 635, esta santa virgem teve a felicidade de ser introduzida no conhecimento de Cristo. Para poder se dedicar o mais perfeitamente ao serviço e amor de seu divino Esposo, fugiu em segredo da casa dos pais e foi buscar o abrigo de algum santo convento, e a ela se uniram no caminho outras duas virgens chamadas Bega e Wuldreda. São Vilfrido134 ofereceu-lhe um local antes chamado Morada do Bispo, mas desde a época dela conhecido como Everildisham, isto é, a Morada de Everilda. Ali, a santa treinou muitas virgens na perfeição do amor divino, o cume da virtude cristã, animando-as com o espírito da verdade e continuamente as encorajando no mais fervoroso e fiel cumprimento dos deveres e de todas as práticas de sua sagrada profissão. Partiu para Deus a 9 de julho.2

Outros santos do dia: Mártires de Gorcum, São Nicolau Pick e Beata Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 299-300.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oséias 8,4-7.11-13

113B,3-4.5-6.7ab-8.9-10 (9a)

R. A casa de Israel esperou no Senhor!

3 O nosso Deus está no céu; tudo quanto quis, ele o fez.
4 Os ídolos das gentes são prata e ouro, obras das mãos dos homens. R.

5 Têm boca, e não falam; têm olhos, e não veem.
6 Têm ouvidos, e não ouvem; têm narizes, e não cheiram. R.

7a Têm mãos, e não apalpam;
b têm pés e não andam.
8 Sejam semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam. R.

9 A casa de Israel esperou no Senhor; ele é o seu amparo e o seu protetor.
10 A casa de Aarão esperou no Senhor; ele é o seu amparo e o seu protetor. R.

33 Assim que foi expulso o demônio, falou o mudo, e admiraram-se as multidões,
dizendo: “Nunca se viu coisa assim em Israel”.
38 Rogai, pois, ao Senhor da messe, que mande operários para a sua messe”.

Santa Everilda

9 de julho