Liturgia Diária 09/08/24

Acompanhe a liturgia do dia 9 de agosto de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 08/08/2024
Data da Publicação: 08/08/2024

Sexta-feira, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Naum 2,1.3; 3,1-3.6-7

2,1 Eis aí vem aquele que há de destruir tudo à tua vista, que há de te pôr em apertado cerco; vigia o caminho, reforça os rins, acrescenta às tuas forças.
3 O escudo dos seus valentes lança chamas de fogo, os guerreiros estão vestidos de púrpura, as rédeas dos seus carros de guerra despedem resplendores no dia da preparação, e os seus condutores acham-se adormecidos.
3,1 Ai de ti, cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de extorsões, e de contínuas rapinas!
2 [Ouvir-se-á em ti] o ruído de azorragues, o estrondo de impetuosas rodas, de cavalos que relincham, de carroças ardentes, de cavalaria que avança,
3 de espadas que reluzem, de lanças que cintilam, de multidão de feridos que morrem, e de grande derrota! São inumeráveis os cadáveres, e uns caem mortos sobre os outros.
6 Farei recair sobre ti as tuas abominações, cobrir-te-ei de afrontas e farei de ti um exemplo.
7 E então todos os que te virem retrocederão para longe de ti e dirão: “Nínive está destruída!” Quem moverá a cabeça sobre ti? Aonde te irei buscar um consolador?

Dt 32,35cd-36ab.39abcd.41 (R. 39c)

R. Eu faço morrer, e faço viver; firo e curo!

35c está próximo o dia da perdição,
d e os tempos se apressam a chegar.
36a O Senhor julgará o seu povo,
b e se compadecerá dos seus servos. R.

39a Vede que eu só, sou [o verdadeiro Deus],
b e que não há outro Deus fora de mim;
c eu faço morrer, e faço viver; firo e curo,
d e não há quem o possa tirar da minha mão. R.

41 Se eu afiar como o raio a minha espada,
e a minha mão tomar a justiça,
eu me vingarei dos meus inimigos
e darei o pago aos que me aborrecem. R.

Mateus 16,24-28

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
25 Porque o que quiser salvar a sua alma, perdê-la-á; e o que perder a sua alma por amor de mim, achá-la-á.
26 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo todo, se vier a perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai com os seus anjos, e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
28 Em verdade vos digo que entre aqueles que estão aqui presentes, há alguns que não morrerão antes que vejam o Filho do homem vindo no seu reino”.

São Romão

9 de agosto

São Romão era soldado em Roma na época do martírio de São Lourenço. Vendo a alegria e constância com a qual aquele santo mártir sofria seus tormentos, sentiu-se compelido a aceitar a fé, e dirigindo-se a S. Lourenço foi instruído e batizado por ele na prisão. Confessando em voz alta o que fizera, foi denunciado, condenado e decapitado na véspera do martírio de S. Lourenço. Desta forma, acabou conquistando a própria coroa antes de seu guia e mestre. O corpo de S. Romão foi enterrado primeiro na estrada para Tibur (atual Tivoli), mas seus restos mortais foram trasladados a Lucca, onde estão guardados sob o altar-mor de uma linda igreja que leva o seu nome.2

Outros santos do dia: Santa Teresa Benedita Da Cruz, Santa Edith Stein, Beato João de Salerno, Beato Faustino Oteiza e São Fermo.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 345-348.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sexta-feira, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Naum 2,1.3; 3,1-3.6-7

Dt 32,35cd-36ab.39abcd.41 (R. 39c)

R. Eu faço morrer, e faço viver; firo e curo!

35c está próximo o dia da perdição,
d e os tempos se apressam a chegar.
36a O Senhor julgará o seu povo,
b e se compadecerá dos seus servos. R.

39a Vede que eu só, sou [o verdadeiro Deus],
b e que não há outro Deus fora de mim;
c eu faço morrer, e faço viver; firo e curo,
d e não há quem o possa tirar da minha mão. R.

41 Se eu afiar como o raio a minha espada,
e a minha mão tomar a justiça,
eu me vingarei dos meus inimigos
e darei o pago aos que me aborrecem. R.

Mateus 16,24-28

São Romão