Liturgia Diária 17/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 17 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 16/07/2024
Data da Publicação: 16/07/2024

Quarta-feira, Bem-aventurado Inácio de Azevedo, presbítero, e companheiros, mártires, Memória, 15ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Isaías 10,5-7.13-16

5 Ai de Assur! Ele é a vara e o bastão do meu furor, na sua mão está a minha indignação.
6 Eu o enviarei a uma nação pérfida e lhe ordenarei que marche contra um povo que eu olho com furor, para que leve deles os despojos, o ponha a saque e o calque aos pés como a lama nas ruas.
7 Mas ele não o julgará desta maneira, nem o seu coração o pensará assim; o seu coração somente pensará em destruir e exterminar numerosas nações.
13 Porquanto ele disse: “Pelo esforço da minha mão fiz isto e com a minha sabedoria o entendi; mudei os limites dos povos e despojei os seus príncipes, e, como poderoso, Derrubei os que residiam em altos postos.
14 A minha mão tomou como a um ninho a riqueza dos povos; e, assim como se recolhem os ovos que foram deixados, assim juntei eu toda a terra, e não houve quem movesse a asa, nem abrisse a boca, nem soltasse o menor grito”.
15 Acaso se gloriará o machado contra o que corta com ele? Ou se levantará a serra contra aquele por quem é posta em movimento? Como se a vara se levantasse contra o que a maneja, e como se o bastão se orgulhasse, ele que não passa de um pedaço de pau.
16 Por isso o dominador, o Senhor Dos Exércitos, enviará a fraqueza sobre os robustos dos assírios; e ela arderá como o fogo dum incêndio ateado debaixo da sua glória.

93,5-6.7-8.9-10.14-15 (R. 14a)

R. Porque o Senhor não repelirá o seu povo!

5 Humilharam, Senhor, o teu povo e oprimiram a tua herança.
6 Mataram a viúva e o estrangeiro, e tiraram a vida aos órfãos. R.

7 E disseram: “Não o verá o Senhor, nem o saberá o Deus de Jacó”.
8 Refleti, insensatos do povo; e vós, néscios, sede enfim prudentes. R.

9 Porventura aquele que criou o ouvido, não ouvirá? Ou o que formou os olhos, não verá?
10 O que castiga as gentes, não repreenderá, ele que ensina ao homem a ciência? R.

14 Porque o Senhor não repelirá o seu povo, nem abandonará a sua herança,
15 até que a justiça faça brilhar o seu julgamento, e estejam perto dela todos os retos de coração. R.

25 Então Jesus, falando novamente, disse: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste aos pequeninos.
26 Assim é, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

11,26. Gregório: E não acrescenta “revelaste estas coisas aos tolos”, mas aos pequeninos, com o que condena o orgulho, e não a acuidade de espírito.

Santo Aleixo

17 de julho

Santo Aleixo era filho único de uma nobre família romana, destacada por sua virtude, sangue e riquezas. Em sua noite de núpcias, por inspiração especial de Deus, saiu secretamente de Roma e, viajando até Edessa, no Oriente distante, deu tudo o que trouxera consigo, contente em viver, a partir de então, de esmolas às portas da Igreja de Nossa Senhora naquela cidade. Ocorreu que os servos de S. Aleixo, enviados pelo pai à sua procura, chegaram a Edessa e, vendo-o entre os pobres às portas da igreja, deram-lhe esmolas sem reconhecê-lo. E então, o homem de Deus, exultando, disse: “Obrigado, Ó Senhor, porque me chamaste e permitiste que eu recebesse em Teu Nome esmolas de meus próprios escravos. Digna-te a cumprir em mim a obra que começaste”. Dezessete anos depois, quando sua santidade milagrosamente se manifestou pela imagem da Santíssima Virgem, mais uma vez buscou fugir da vida pública. Passou assim os dezessete anos seguintes, suportando pacientemente a zombaria e maus costumes de seus próprios escravos, e testemunhando dia a dia o pesar inconsolável da esposa e dos pais. Por fim, quando a morte já havia encerrado esse cruel martírio, descobriram tarde demais, por um escrito de seu próprio punho, que era ele a quem haviam abrigado sem saber. Deus prestou testemunho da santidade de Seu servo através de muitos milagres. Faleceu no início do século V.2

Outros santos do dia: Santa Marcelina de Milão, São Bartolomeu de Las Casas, Santa Teodósia e São Leão IV.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 313-314.[]

Isaías 10,5-7.13-16

93,5-6.7-8.9-10.14-15 (R. 14a)

R. Porque o Senhor não repelirá o seu povo!

5 Humilharam, Senhor, o teu povo e oprimiram a tua herança.
6 Mataram a viúva e o estrangeiro, e tiraram a vida aos órfãos. R.

7 E disseram: “Não o verá o Senhor, nem o saberá o Deus de Jacó”.
8 Refleti, insensatos do povo; e vós, néscios, sede enfim prudentes. R.

14 Porque o Senhor não repelirá o seu povo, nem abandonará a sua herança,

26 Assim é, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

Santo Aleixo

17 de julho