Liturgia Diária 18/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 18 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 17/07/2024
Data da Publicação: 17/07/2024

Quinta-feira, 15ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Isaías 26,7-9.12.16-19

7 A senda do justo é direita, direito é o atalho do justo para por ele se andar.
8 Nós te esperamos, Senhor, na vereda dos teus juízos; o teu nome e a tua memória são o desejo da nossa alma.
9 A minha alma te desejou de noite; despertarei de manhã para te buscar com o meu espírito e com o meu coração. Quando exerceres sobre a terra os teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a justiça.
12 Senhor, tu hás de dar-nos a paz, porque foste tu que fizeste para nós todas as nossas obras.
16 Senhor, eles te buscaram na angústia, tu os instruis por meio da tribulação que os faz gemer.
17 Assim como a que concebeu, quando está próxima do parto confrangendo-se dá gritos no meio das suas dores, assim somos nós, Senhor, diante da tua face.
18 Nós concebemos, e como que estivemos com dores de parto, e o que demos à luz foi vento; não produzimos na terra frutos de salvação, por isso é que não foram extinguidos os habitantes da terra.
19 Os teus mortos [ó Senhor] viverão, os meus a quem tiraram a vida ressuscitarão; despertai e cantai louvores, vós os que habitais no pó, porque o teu orvalho [ó Senhor] será um orvalho de luz, e tu reduzirás à última ruína a terra dos gigantes.

101,13-15.16-18.19-21 (R. 20b)

R. O Senhor olhou do céu sobre a terra!

13 Mas tu, Senhor, permaneces para sempre, e a memória de teu nome estende-se de geração em geração.
14 Tu, levantando-te, terás piedade de Sião, porque é tempo de teres piedade dela, e a hora já chegou.
15 Porque as suas ruínas são amadas por teus servos, e eles olham com ternura aquela terra. R.

16 E as nações temerão o teu nome, Senhor, e todos os reis da terra respeitarão a tua Glória.
17 Porque o Senhor edificou Sião, e será visto na sua glória.
18 Atendeu à oração dos humildes e não desprezou a sua prece. R.

19 Sejam escritas estas coisas para a geração futura, e o povo, que há de ser criado, louvará o Senhor,
20 porque olhou do alto do seu santuário; o Senhor olhou do céu sobre a terra,
21 para ouvir os gemidos dos encarcerados, para libertar os filhos dos condenados à morte, R.

28 Vinde a mim todos os que trabalhais e vos achais sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

11,29. Gregório: É certamente um jugo cruel e um duro peso da servidão estar submetido às coisas temporais, ambicionar as terrenas, reter as que morrem, querer estar no que é instável, apetecer o que é passageiro e não querer passar com aquilo que passa. Porque quando, contra a nossa vontade, essas coisas, que primeiro afligiam nossa alma com desejo de possuí-las, desaparecem, passam a nos atormentar com o medo de perdê-las.

São Francisco Solano

18 de julho

A diocese de Córdoba, na Espanha, foi a terra natal deste santo que ganhou milhares e milhares de almas para Deus. Desde os mais tenros anos ele já se caracterizava pelo comportamento modesto, aliado a uma prudente quietude e edificante mansidão. Sua educação foi confiada aos padres jesuítas, e mais tarde ele ingressou na Ordem de São Francisco. Logo superou a todos ali em humildade, obediência, abnegação e fervor de oração. Em 1589 embarcou rumo à América do Sul para pregar o Evangelho aos índios do Peru. Próximo da costa, o navio se chocou contra as pedras, sobrevindo o risco de afundamento. Consolando os demais passageiros, orou com fervor e foi o único a manter viva a esperança na misericórdia de Deus. No fim, apareceu a equipe de resgate e todos foram levados em segurança. O missionário não restringiu seu ministério a Lima. Visitava as florestas e desertos habitados pelos índios, e aos poucos foi ganhando- lhes a confiança, chegando assim a batizar nove mil dos seus. Foi então reconvocado a Lima, cidade que na época era como uma Nínive sem Deus. Francisco pregou para os endurecidos pecadores, e toda a cidade acabou se convertendo. Finalmente, após uma dolorosa enfermidade, proferindo suas últimas palavras, “Louvado seja Deus!”, sua alma partiu desta terra, a 14 de julho de 1610. Foi declarado beato pelo Papa Clemente X em 1675, e canonizado por Bento XIII em 1726.2

Outros santos do dia: São Carlos de Dios Murias, São Gabriel Longueville, Santo Estácio e São Frederico de Utrecht.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 314-315.[]

Quinta-feira, 15ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Isaías 26,7-9.12.16-19

101,13-15.16-18.19-21 (R. 20b)

R. O Senhor olhou do céu sobre a terra!

17 Porque o Senhor edificou Sião, e será visto na sua glória.
18 Atendeu à oração dos humildes e não desprezou a sua prece. R.

20 porque olhou do alto do seu santuário; o Senhor olhou do céu sobre a terra,

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

São Francisco Solano

18 de julho