Liturgia Diária 19/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 19 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 18/07/2024
Data da Publicação: 18/07/2024

Sexta-feira, 15ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Isaías 38,1-6.21-22.7-8

1 Por aquele tempo, Ezequias adoeceu de morte, e o profeta Isaías, filho de Amós, foi ter com ele, dizendo-lhe: “Eis o que diz o Senhor: Põe em ordem as coisas da tua casa, porque vais morrer e não viverás”.
2 Ezequias voltou o seu rosto para a parede, orou ao Senhor
3 e disse: “Peço-te, Senhor, que te lembres de como tenho andado diante de ti na verdade e com um coração perfeito, e como tenho feito o que é bom aos teus olhos”. Depois Ezequias derramou abundantes lágrimas.
4 Então o Senhor falou a Isaías, dizendo:
5 “Vai e dize a Ezequias. Eis o que diz o Senhor Deus de Davi, teu pai: Eu ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas. Acrescentarei aos teus dias quinze anos
6 e te livrarei da mão do rei dos assírios, a ti, e a esta cidade, e a protegerei.
21 Ora, Isaías mandou que tomassem uma massa de figos e que, feita com ela uma cataplasma, a pusessem sobre a chaga [de Ezequias], e o rei haveria de se curar.
22 Ezequias disse: “Que sinal terei eu de que ainda hei de subir à casa do Senhor?”
7 Eis o sinal que o Senhor te dará, para te assegurar que cumprirá o que disse:
8 Eu farei com que a sombra das linhas pelas quais ela tinha passado no relógio de Acaz, em razão do giro do sol, volte dez linhas para trás”. E o sol recuou dez linhas pelos graus porque já tinha avançado.

Is 38,10.11.12.16 (R. cf. 17b)

R. Tu livraste a minha alma para ela não perecer!

10 Eu disse: Na metade de meus dias, irei às portas do inferno; busquei o resto de meus anos. R.

11 Eu disse: Não verei mais o meu Senhor Deus na terra dos viventes; não verei mais homem algum nem habitante do repouso. R.

12 Foi-me tirado o tempo da minha vida, e ela se me enrolou como uma tenda de pastores. A minha vida foi cortada como por um tecelão; quando eu ainda a estava urdindo, ele a cortou; desde a manhã até a tarde tu acabarás comigo. R.

16 Senhor, se é assim que se vive, e se a vida do meu espírito consiste em tais coisas,
tu me castigarás e me darás a vida. R.

1 Naquele tempo, num dia de sábado, passava Jesus por umas searas, e seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comê-las.
2 Ao verem isso os fariseus, disseram-lhe: “Eis que os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer aos sábados”.
3 Ele, porém, lhes disse: “Não lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
4 Como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição, os quais não era lícito comer, nem a ele, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
5 Não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e contudo ficam sem pecado?
6 Ora eu digo-vos que aqui está alguém que é maior que o templo.
7 E se vós soubésseis o que quer dizer: Quero misericórdia e não sacrifício, jamais Condenaríeis inocentes.
8 Porque o filho do homem é senhor até do próprio sábado”.

12,1–8. Hilário: Em sentido místico, é de se notar que inicia seu discurso com as palavras naquele tempo. Ou seja, quando dá graças a Deus, seu Pai, por ter concedido a salvação a todas as nações. O campo é o mundo; o sábado, o descanso; a seara, a partida dos que creram em direção à messe; logo, a entrada no campo no dia de sábado é a entrada do Senhor neste mundo no descanso prescrito pela Lei. E a fome é o desejo de salvação dos homens.

Santa Macrina

19 de julho

Macrina era a mais velha dos dez filhos de São Basílio, o Velho, e Santa Amélia. Criada nos mais elevados sentimentos de piedade, após a morte do pai consagrou sua virgindade por voto a Deus, e tornou-se uma grande auxiliar de sua mãe na educação dos irmãos. Após a morte de S. Amélia, Macrina livrou-se de tudo o que restara de seus bens em favor dos pobres e, como as demais freiras, passou a viver do que ganhava pelo simples trabalho manual. Seu irmão Basílio faleceu no princípio de 379, e ela própria ficou doente onze meses mais tarde. Após uma ausência de oito anos, S. Gregório de Nissa foi visitá-la e a encontrou vitimada por uma febre terrível, deitada sobre duas tábuas – uma delas servindo como cama e a outra como travesseiro. Gregório encontrou incrível ânimo e consolo nas palavras piedosas e nos ardentes suspiros de amor e penitência com que sua santa irmã se preparava para a hora derradeira. Após se armar com o sinal da cruz, ela expirou calmamente. Tamanha era a pobreza da casa, que ali não se encontrou nada para cobrir-lhe o corpo quando carregado ao túmulo, exceto o seu capuz e um véu grosseiro; S. Gregório então a envolveu em seu próprio manto episcopal. Araxo, bispo da região, e S. Gregório lideraram a procissão do funeral, que contou com o clero, monges e freiras em dois coros separados. Toda a companhia caminhava entoando salmos e segurando tochas. Os santos restos mortais foram transportados à igreja dos Quarenta Mártires,139 a dois quilômetros do mosteiro, e depositados no mesmo jazigo da mãe de Macrina.2

Outros santos do dia: São Símaco, Santo Arsênio do Egito, Santa Áurea de Córdova e Santo Epafras.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 315-316.[]

Sexta-feira, 15ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Isaías 38,1-6.21-22.7-8

2 Ezequias voltou o seu rosto para a parede, orou ao Senhor
4 Então o Senhor falou a Isaías, dizendo:
7 Eis o sinal que o Senhor te dará, para te assegurar que cumprirá o que disse:

Is 38,10.11.12.16 (R. cf. 17b)

R. Tu livraste a minha alma para ela não perecer!

tu me castigarás e me darás a vida. R.

6 Ora eu digo-vos que aqui está alguém que é maior que o templo.
8 Porque o filho do homem é senhor até do próprio sábado”.

Santa Macrina

19 de julho