Liturgia Diária 20/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 20 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 19/07/2024
Data da Publicação: 19/07/2024

Sábado, 15ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Miqueias 2,1-5

1 Ai dos que pensais coisas inúteis e que maquinais o mal em vossos leitos! Eles o executam logo que amanhece, porque contra Deus mesmo é que se levanta a sua mão.
2 Cobiçaram as terras [dos seus vizinhos], violentamente as tomaram e roubaram as casas à força. Oprimiram a um homem e à sua casa; a outro homem, e aos seus bens.
3 Portanto isto diz o Senhor: Eis que cogito enviar sobre este povo uma calamidade de que não livrareis as vossas cervizes, e não andareis mais com um passo soberbo, porque o tempo será calamitoso.
4 Naquele dia será composta sobre vós uma parábola e vos será cantada em tom lastimoso esta canção: “Nós fomos inteiramente devastados, a parte do meu povo passou a outros, como se retirará de mim, quando voltar o que há de repartir nos nossos campos?”
5 Por isso não terás [ó Israel] quem meça com cordel as porções na assembleia do Senhor.

9B,1-2.3-5.7-8.14 (R.12b)

R. Senhor Deus, não te esqueças dos pobres!

1 Por que te apartaste tu, Senhor, para longe, desamparas-nos nas necessidades e na tribulação?
2 Enquanto que o ímpio se orgulha, o pobre é abrasado; mas [por fim] são apanhados nas intrigas que urdiram. R.

3 Porque o pecador tira louvor dos desejos da sua alma, e o iníquo é abençoado.
4 O pecador irritou o Senhor; não o buscará, por causa da sua grande arrogância.
5 Diante dele não há Deus; os seus caminhos são sempre viciosos. Os teus juízos ele afasta da sua vista, e dominará sobre todos os inimigos. R.

7 A sua boca está cheia de maldição, de amargura e de dolo; debaixo da sua língua estão a opressão e a dor. Põe-se de emboscada com os ricos em esconderijos
8 para matar o inocente. R.

14 Porém tu o vês, consideras o trabalho e a dor, para tomares nas tuas mãos. A ti se abandona o infeliz, tu serás do órfão o amparo. R.

14 Mas os fariseus, saindo dali, formaram conselho contra ele sobre o modo de o levarem à morte.
15 E Jesus, sabendo disso, retirou-se daquele lugar. Muitos o seguiram, e ele os curou a todos.
16 Mas ordenou-lhes que não o revelassem a ninguém,
17 para que se cumprisse o que foi anunciado pelo profeta Isaías, que diz:
18 Eis o meu servo, que eu escolhi, o meu amado, em quem a minha e ele anunciará a justiça às nações.
19 Não contenderá, nem clamará, nem ouvirá alguém a sua voz nas praças.
20 Não quebrará a cana rachada, nem apagará o pavio que fumega, até que conduza a justiça à vitória;
21 e as gentes esperarão no seu nome

Santa Margarida de Antioquia

20 de julho

Segundo os antigos martirológios, Santa Margarida sofreu em Antioquia da Pisídia, durante a última grande perseguição. Dizem que ela foi educada na fé por uma ama cristã, e que teria sido perseguida pelo próprio pai, um sacerdote pagão, e que após muitos tormentos teria concluído seu martírio através da espada. A partir do Oriente, sua veneração se propagou enormemente pela Inglaterra, França e Alemanha, no século XI, durante as guerras santas. Seu corpo hoje está guardado em Montefiascone, na Toscana (Itália).2

Outros santos do dia: São Vulmério, Beato Leão Mengin, São Paulo Denne e São José Barsabás.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 315-317.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sábado, 15ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Miqueias 2,1-5

9B,1-2.3-5.7-8.14 (R.12b)

R. Senhor Deus, não te esqueças dos pobres!

3 Porque o pecador tira louvor dos desejos da sua alma, e o iníquo é abençoado.

8 para matar o inocente. R.

16 Mas ordenou-lhes que não o revelassem a ninguém,
17 para que se cumprisse o que foi anunciado pelo profeta Isaías, que diz:
19 Não contenderá, nem clamará, nem ouvirá alguém a sua voz nas praças.
21 e as gentes esperarão no seu nome

Santa Margarida de Antioquia