Liturgia Diária 26/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 26 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 25/07/2024
Data da Publicação: 25/07/2024

Sexta-feira, Santos Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria, Memória, 16ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Eclesiástico 44,1.10-15

1 Louvemos os varões ilustres, os nossos maiores, a cuja geração pertencemos.
10 Porém aqueles foram varões de misericórdia, cujas obras de piedade não foram esquecidas.
11 Na sua descendência permanecem os seus bens;
12 os seus netos são uma santa herança, e a sua posteridade manteve-se na aliança.
13 É por causa deles que os seus filhos permanecem para sempre, e nem a sua raça nem a sua glória terão fim.
14 Os seus corpos foram sepultados em paz, e o seu nome vive por todos os séculos.
15 Celebrem os povos a sua sabedoria, e publiquem-se os seus louvores na assembleia.

131,11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)

R. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo!

11 Jurou o Senhor uma verdade a Davi e não deixará de cumpri-la: “Do fruto das tuas entranhas porei sobre o teu trono. R.

13 Porque o Senhor escolheu Sião, escolheu-a para sua habitação.
14 “Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei porque o escolhi. R.

17 Ali dilatarei o chifre de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
18 Cobrirei de confusão os seus inimigos; mas sobre eles florescerá a minha santidade”. R.

Mateus 13,16-17

16 Ditosos, porém, os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
17 Em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram, e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.

13,17. Crisóstomo: O que os Apóstolos viram e ouviram foi sua presença, seus milagres, sua voz e sua doutrina. E nisto prefere-os, não só aos maus, mas aos que foram bons, porque diz que eles são mais ditosos que os justos da antiguidade, posto que veem não só o que não viram os judeSanta Ana, mãe da Santíssima Virgemus, mas o que os profetas e os justos desejaram ver e não viram. Porque aqueles só o contemplaram pela fé, e estes o viram com seus olhos e muito mais claramente. Vede aqui, pois, como o Antigo Testamento se liga ao Novo: se os profetas tivessem servido a um Deus estranho ou contrário a Cristo, jamais teriam desejado vê-lo.

Santa Ana, mãe da Santíssima Virgem

26 de julho

Santa Ana era a esposa de São Joaquim, e foi escolhida por Deus para ser a mãe de Maria, Sua própria bem-aventurada Mãe sobre a Terra. Pertenciam ambos à casa real de Davi, e preenchiam suas vidas de orações e boas obras. À sua união faltava somente uma coisa – filhos, cuja carência era tomada como terrível infortúnio entre os judeus. Enfim, quando Ana já era mulher idosa, nasceu Maria. Maria tinha três anos quando seus pais subiram com ela os degraus do templo e a viram adentrar o santuário interior, e então não a viram mais. Assim, em sua solitária velhice, Ana se viu deixada sem filhos, e privada de sua alegria mundana mais pura, quando mais precisava dela. Humildemente adorou a Divina Vontade e voltou a vigiar e orar, até que Deus a convocasse para o descanso eterno junto ao Pai e ao Esposo de Maria, na casa do Filho da Virgem.2

Outros santos do dia: São Pastor, São Simeão de Mantua e Santa Maria Madalena de Justamonte.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 324-325.[]

Eclesiástico 44,1.10-15

1 Louvemos os varões ilustres, os nossos maiores, a cuja geração pertencemos.
11 Na sua descendência permanecem os seus bens;

131,11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)

R. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo!

13 Porque o Senhor escolheu Sião, escolheu-a para sua habitação.
14 “Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei porque o escolhi. R.

17 Ali dilatarei o chifre de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.

Mateus 13,16-17

Santa Ana, mãe da Santíssima Virgem