ATENÇÃO PARA GOLPES: nosso único site oficial é bibliotecacatolica.com.br

Alerta Dúvidas? Clique aqui

Liturgia Diária 27/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 27 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 26/07/2024
Data da Publicação: 26/07/2024

Sábado, 16ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 7,1-11

1 Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias, nos termos seguintes:
2 “Põe-te em pé à porta da casa do Senhor, prega aí estas palavras e dize: Ouvi a palavra do Senhor, vós todos, ó filhos de Judá, que entrais por estas portas para adorardes o Senhor.
3 Eis o que diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: tornai bons os vossos caminhos e os vossos afetos, e eu habitarei convosco neste lugar.
4 Não ponhais a vossa confiança em palavras de mentira, dizendo: ‘É este o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’.
5 Porque, se dirigirdes bem os vossos caminhos e os vossos afetos, se fizerdes justiça aos que pleiteiam entre si,
6 se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramardes o sangue inocente neste lugar, e se não andardes atrás dos deuses alheios para vossa própria desgraça,
7 eu habitarei convosco neste lugar, nesta terra que dei a vossos pais pelos séculos dos séculos”.
8 “Mas eis que vós confiais, para vosso mal, em palavras de mentira, que vos não servirão para nada.
9 Furtais, matais, adulterais, jurais falso, sacrificais aos ídolos e ides atrás de deuses estranhos, que não conheceis;
10 e vindes apresentar-vos diante de mim nesta casa, onde o meu nome foi invocado, dizendo: ‘Estamos livres, ainda que tenhamos cometido todas estas abominações’.
11 Logo esta minha casa, onde foi invocado o meu nome diante de vossos olhos, está convertida num covil de ladrões? Eu, eu sou, eu vi”, diz o Senhor.

83,3.4.5-6a e 8a.11 (R. 2)

R. Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!

3 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor. O meu coração e a minha carne regozijam-se no Deus vivo. R.

4 Com efeito, o passarinho acha casa para si, e a rola um ninho para lá pôr seus filhinhos. [Sejam minha casa] os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! R.

5 Bem-aventurados, Senhor, os que moram na tua casa; pelos séculos dos séculos te louvarão.
6a Bem-aventurado o homem que de ti espera socorro. R.

8 Porque o [divino] legislador lhe dará a sua bênção.
11 Porque é melhor um só dia nos teus átrios, que milhares [fora]. Preferi ser o último na casa do meu Deus a morar nas tendas dos pecadores. R.

24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 E, enquanto os homens dormiam, veio o seu inimigo e semeou cizânia no meio do trigo, e foi-se. 26 Quando, depois, cresceu a erva e deu fruto, apareceu também então a cizânia. 27 Então, chegando os servos do pai de família, lhe disseram: ‘Senhor, porventura não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio, pois, a cizânia?’. 28 E ele disse-lhes: ‘Algum inimigo fez isto’. E os servos disseram-lhe: ‘Queres que vamos e a arranquemos?’. 29 Ele respondeu-lhes: ‘Não, para que não suceda que, arrancando a cizânia, acabeis arrancando com ela juntamente o trigo. 30 Deixai crescer uma e outra coisa até a ceifa, e no tempo da ceifa direi aos segadores: Colhei primeiramente a cizânia, e atai-a em molhos para a queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro’”.

São Pantaleão

27 de julho

São Pantaleão era médico do Imperador Galério Maximiano e cristão, contudo, ludibriado por ver frequentemente aplaudidas as falsas máximas do mundo, foi infelizmente seduzido à apostasia. Mas um zeloso cristão de nome Hermolau despertou-lhe a consciência para o senso de sua culpa e o trouxe de volta ao rebanho da Igreja. O penitente Pantaleão buscou ardentemente expiar seu crime através do martírio; e, de modo a se preparar para tal conflito, ao irromper a sangrenta perseguição de Diocleciano em Nicomédia, em 303, distribuiu todas as suas posses entre os pobres. Logo depois dessa atitude, foi levado pelas autoridades, e em sua casa também capturaram Hermolau, Hérmipo e Hermócrates. Após sofrerem muitas torturas, foram todos condenados à decapitação. S. Pantaleão recebeu a execução no dia seguinte aos outros. Suas relíquias foram trasladadas a Constantinopla e lá guardadas com grande reverência. A maior parte delas hoje é exibida na Abadia de S. Denis, em Paris, mas a cabeça se encontra em Lyon.2

Outros santos do dia: Santa Natália, Santo Aurélio de Córdova e Beata Maria Madalena Martinengo.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 325-326.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sábado, 16ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 7,1-11

1 Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias, nos termos seguintes:

83,3.4.5-6a e 8a.11 (R. 2)

R. Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!

6a Bem-aventurado o homem que de ti espera socorro. R.

8 Porque o [divino] legislador lhe dará a sua bênção.

São Pantaleão

27 de julho