Liturgia Diária 29/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 29 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 28/07/2024
Data da Publicação: 28/07/2024

Segunda-feira, Santos Marta, Maria e Lázaro, Memória, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

I João 4,7-16

7 Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade vem de Deus. E todo o que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus.
8 Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é caridade.
9 Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco, em que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele tenhamos a vida.
10 A caridade consiste nisto: em não termos sido nós os que amamos a Deus, mas ele foi o primeiro que nos amou a nós, e enviou o seu Filho como vítima de propiciação pelos nossos pecados.
11 Caríssimos, se Deus nos amou assim, devemos nós também amarmo-nos uns aos outros.
12 Ninguém jamais viu a Deus. [Porém] se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós, e a sua caridade é em nós perfeita.
13 Por isto conhecemos que estamos nele e ele em nós: porque nos comunicou o seu Espírito.
14 E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho [para ser o] Salvador do mundo.
15 Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16 E nós conhecemos e cremos na caridade que Deus tem por nós. Deus é caridade, e quem permanece na caridade permanece em Deus, e Deus nele.

33,2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. 2a)

R. Bendirei o Senhor em todo o tempo!

2 Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre na minha boca.
3 No Senhor se gloriará a minha alma. Ouçam-no os humildes e alegrem-se. R.

4 Engrandecei comigo o Senhor, e juntos exaltemos o seu nome.
5 Busquei o Senhor, e ele ouviu-me, e livrou-me de todas as minhas tribulações. R.

6 Aproximai-vos dele e sereis iluminados, e os vossos rostos não serão confundidos.
7 Este pobre clamou, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas tribulações. R.

8 O anjo do Senhor andará à volta dos que o temem, e os livrará.
9 Provai e vede quão suave é o Senhor; ditoso o homem que espera nele. R.

10 Temei o Senhor, vós todos os santos, porque não há indigência aos que o temem.
11 Os ricos tiveram necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor não terão falta de bem algum. R.

Lucas 10,38-42.

38 Aconteceu que, indo em viagem, entrou em uma certa aldeia, e uma mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.
39 Ela tinha uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.
40 Marta, porém, afadigava-se na contínua lida da casa; ela apresentou-se a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me tenha deixado sozinha com o serviço da casa? Dize-lhe que me ajude”.
41 O Senhor respondeu-lhe: “Marta, Marta, tu afadigas-te e andas inquieta com muitas coisas.
42 Entretanto uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.

10,42. Cassiano: Vedes, portanto, que o Senhor colocou o principal bem na pura meditação [gr. theoría], isto é, na contemplação divina. De modo que as demais virtudes, ainda que as pronunciemos necessárias e úteis, julgamo-las de segunda ordem, porque todas elas se praticam para obtenção de uma só.

Santa Marta

29 de julho

São João nos conta que “Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro” ( Jo 11,5), e, contudo, deles nos foram transmitidos apenas alguns vislumbres. Primeiro, as irmãs nos são apresentadas brevemente. Marta recebeu Jesus em sua casa, e se ocupou em um serviço adorável, pródigo e ostensivo, enquanto Maria sentou-se em silêncio aos pés que banhara com as próprias lágrimas (cf. Lc 10,38–42). Depois, seu irmão ficou doente, e então foram pedir socorro a Jesus: “Senhor, aquele que tu amas está enfermo” (Jo 11,3). Em Seu próprio ritmo, o Senhor chegou ao local, e todos foram encontrá-lo. A partir daí, segue-se aquela cena de inefável ternura e inigualável sublimidade: a silenciosa espera de Maria, enquanto Marta permanece firme na fé, porém, com sua mentalidade prática, percebe tão vividamente o fato mesmo da morte, que hesita: “Será que teu amor é também proclamado no túmulo?” (Sl 88,11). Uma vez mais, em seguida, na véspera da Sua Paixão, vemos Jesus em Betânia. Marta, fiel ao seu caráter, está servindo; Maria, como antes, derrama o precioso unguento, em adoração e amor, sobre Sua divina cabeça (cf. Jo 12,3).2

Outros santos do dia: São Simplício e São Faustino, São Lobo, Santo Olavo II, São Guilherme de Saint-Brieuc.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 327-328.[]

I João 4,7-16

8 Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é caridade.

33,2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. 2a)

R. Bendirei o Senhor em todo o tempo!

2 Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre na minha boca.
3 No Senhor se gloriará a minha alma. Ouçam-no os humildes e alegrem-se. R.

4 Engrandecei comigo o Senhor, e juntos exaltemos o seu nome.

8 O anjo do Senhor andará à volta dos que o temem, e os livrará.
9 Provai e vede quão suave é o Senhor; ditoso o homem que espera nele. R.

Lucas 10,38-42.

Santa Marta