Liturgia Diária 30/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 30 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 29/07/2024
Data da Publicação: 29/07/2024

Terça-feira, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 14,17-22

17 E tu lhes dirás esta palavra: ‘Derramem os meus olhos lágrimas de noite e de dia, e não cessem, porque a virgem filha do meu povo, com uma grande ruína, ficou maltratada com uma chaga maligna em extremo’”.
18 “Se saio aos campos, eis que vejo homens mortos à espada; se entro na cidade, eis que vejo outros que a fome consome. Até os profetas e os sacerdotes foram a uma terra que não conheciam.
19 Porventura rejeitaste inteiramente Judá? Ou a tua alma detestou Sião? Por que nos tens ferido, pois, sem que nos reste melhora alguma? Esperamos a paz, e não há nenhum bem nem o tempo da cura: eis-nos todos em perturbação.
20 Nós reconhecemos, Senhor, as nossas impiedades, as iniquidades de nossos pais, porque pecamos contra ti.
21 Não nos entregues ao opróbrio, por amor do teu nome, nem permitas que seja ultrajado por causa de nós o trono da tua glória; lembra-te, não anules a tua aliança conosco.
22 Porventura há entre os simulacros das gentes alguns que façam chover? Ou que possam dar as chuvas do céu? Não és tu que as envias, tu, o Senhor nosso Deus, em quem esperamos? És tu que tens feito todas estas coisas.

78,8.9.11 e 13 (R. 9bc)

R. Pela glória do teu nome, Senhor, livra-nos!

8 Não te lembres de nossas antigas maldades, antecipem-se o quanto antes as tuas misericórdias, porque fomos reduzidos à última miséria. R.

9 Ajuda-nos, ó Deus, salvador nosso, e pela glória do teu nome, Senhor, livra-nos;
perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome. R.

11 Cheguem à tua presença os gemidos dos cativos. Segundo o poder grande do teu braço conserva os filhos dos que foram mortos.
13 Nós, porém, teu povo e ovelhas de teu pasto, nós te glorificaremos para sempre; de geração em geração os teus louvores anunciaremos. R.

36 Então, despedido o povo, foi para casa, e chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: “Explica-nos a parábola da cizânia no campo”.
37 Ele, respondendo, disse-lhes: “O que semeia a boa semente é o Filho do homem.
38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino. A cizânia são os filhos do maligno.
39 E o inimigo que a semeou, é o demônio. O tempo da ceifa é o fim do mundo. Os segadores são os anjos.
40 De maneira que, assim como é colhida a cizânia e queimada no fogo, assim acontecerá no fim do século.
41 O Filho do homem enviará os seus anjos, e tirarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade.
42 E os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.
43 Então resplandecerão os justos como o sol no reino de seu Pai. O que tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Santo Abdão e São Senem

30 de julho

Eram ambos persas, mas, vindo a Roma, confessaram corajosamente a fé de Cristo durante a perseguição de Décio em 250. Foram barbaramente torturados, no entanto, quanto mais seus corpos eram desfigurados e cobertos de terríveis ferimentos, mais suas almas se adornavam e embelezavam com a divina graça e tornavam-se gloriosas aos olhos do Céu. Os cristãos de Roma não os trataram como estrangeiros, e sim como irmãos unidos a eles na esperança da mesma pátria abençoada, e, assim, após sua morte, cuidadosamente depositaram seus corpos na casa de um subdiácono chamado Quirino. No reinado de Constantino, o Grande, suas relíquias foram removidas para o antigo cemitério de Ponciano, assim chamado conforme o homem rico que o construiu; também chamado Ad Ursum Pileatum. Depois recebeu seu nome dos santos Abdão e Senem. Situava-se próximo ao Rio Tiber, na estrada para Porto, perto dos portões de Roma. As imagens desses mártires com seus nomes, e gorros e coroas persas sobre suas cabeças, são vistas até hoje na antiga escultura.2

Outros santos do dia: São Pedro Crisólogo, Santo Everaldo Hanse, São Leopoldo Mandic e Santa Julita de Cesareia.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 328-329.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Terça-feira, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 14,17-22

78,8.9.11 e 13 (R. 9bc)

R. Pela glória do teu nome, Senhor, livra-nos!

perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome. R.

42 E os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Santo Abdão e São Senem

30 de julho