Liturgia Diária 31/07/24

Acompanhe a liturgia do dia 31 de julho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 30/07/2024
Data da Publicação: 30/07/2024

Quarta-feira, Santo Inácio de Loyola, presbítero, Memória, 17ª Semana do Tempo Comum, Ano B.

Jeremias 15,10.16-21

10 Ai de mim, minha mãe! Por que me geraste para ser um homem de contradição, um homem de discórdia em toda esta terra? Nunca dei dinheiro à usura, nem a mim me deu ninguém; [não obstante] todos me amaldiçoam.
16 Achei a tua palavra e alimentei-me com ela; a tua palavra foi para mim o prazer e a alegria do meu coração, porque o teu nome foi invocado sobre mim, Senhor Deus dos Exércitos.
17 Não me sentei no congresso dos escarnecedores, nem me gloriei senão por causa da tua mão; eu estava só, porque encheste de ameaças.
18 Por que se tornou perpétua a minha dor, e a minha chaga maligna recusou ser curada? Tornou-se para mim como o engano de águas que não são seguras.
19 Por esta causa o Senhor diz isto: “Se te converteres, eu te converterei e estarás diante da minha face; e, se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; e eles se voltarão para ti, e tu não te voltarás para eles.
20 E dar-te-ei a este povo como um muro de bronze e como um muro forte; combaterão contra ti, e não poderão mais do que tu, porque eu sou contigo, para te salvar e te livrar”, diz o Senhor,
21 “e te livrarei da mão dos malvados e te salvarei da mão dos fortes”.

58,2-3.4-5a.10-11.17.18 (R. 17d)

R. Sois meu refúgio no dia da minha tribulação!

2 Salva-me, meu Deus, dos meus inimigos e livra-me dos que se levantam contra mim.
3 Livra-me dos que praticam a iniquidade e salva-me dos homens sanguinários. R.

4 Porque eis que apanharam a minha alma; vieram sobre mim homens fortes.
5a Não, Senhor, por minha culpa ou meu pecado; R.

10 Depositarei em ti a minha fortaleza, porque tu, ó Deus, és o meu defensor.
11 A misericórdia do meu Deus se antecipará. R.

17 Eu, porém, cantarei a tua fortaleza, e celebrarei pela manhã a tua misericórdia.
Porque te fizeste meu protetor e meu refúgio no dia da minha tribulação. R.

18 Eu te cantarei, protetor meu, porque tu, ó Deus, és o meu auxílio, Deus meu, misericórdia minha. R.

44 “O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem acha e esconde, e, pelo júbilo que sente de achá-lo, vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo.
45 O reino dos céus é também semelhante a um negociante em busca de boas pérolas:
46 ao encontrar uma de grande preço, vai e vende tudo o que tem, para comprá-la.

São Germano de Auxerre

31 de julho

Sua única paixão era a caça. Por ela era tão fanático que mantinha em sua prática as superstições dos caçadores pagãos. Contudo, foi revelado ao bispo de Auxerre que Germano o sucederia, e por isso lhe deu a tonsura quase à força. A partir de então, Germano tornou-se outro homem e, transferindo suas terras para a posse da Igreja, adotou uma vida de humilde penitência. Naquela época, a heresia pelagiana assolava a Inglaterra, e Germano foi escolhido pelo Papa para resgatar os bretões das garras de Satanás. Na companhia de São Lupo, pregava nos campos e estradas por toda a Terra. Enfim, próximo a Verulam, deparou-se frente a frente com os hereges, e lançando mão da fé católica, apostólica e romana, derrotou-os de maneira cabal. Atribuiu este triunfo à intercessão de Santo Albano e ofereceu-lhe ação pública de graças em seu santuário. Perto do fim de sua estada neste mundo, sua antiga habilidade militar serviu de auxílio para – sem derramar uma única gota de sangue – conquistar os pictos e escotos com a vitória total do “Aleluia” – assim chamada porque os bretões recém-batizados, liderados pelo santo, dispersaram os inimigos ao som do canto pascal. Germano visitou a Inglaterra uma segunda vez com São Severo. Faleceu em 448, enquanto intercedia junto ao imperador pelo povo da Bretanha.2

Outros santos do dia: Santo Inácio de Loyola, São Fábio, São Demócrito, São João Colombini e São Justino de Jacob

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 330-331.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Jeremias 15,10.16-21

21 “e te livrarei da mão dos malvados e te salvarei da mão dos fortes”.

58,2-3.4-5a.10-11.17.18 (R. 17d)

R. Sois meu refúgio no dia da minha tribulação!

3 Livra-me dos que praticam a iniquidade e salva-me dos homens sanguinários. R.

4 Porque eis que apanharam a minha alma; vieram sobre mim homens fortes.
5a Não, Senhor, por minha culpa ou meu pecado; R.

10 Depositarei em ti a minha fortaleza, porque tu, ó Deus, és o meu defensor.
11 A misericórdia do meu Deus se antecipará. R.

Porque te fizeste meu protetor e meu refúgio no dia da minha tribulação. R.

São Germano de Auxerre

31 de julho