Liturgia Diária | 13/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 13 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 12/06/2024
Data da Publicação: 12/06/2024

Quarta-feira, 10ª semana do Tempo Comum – Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja, Memória.

I Reis 18,41-46

41 Elias disse a Acab: “Vai, come e bebe, porque já se ouve o ruído duma grande chuva”.

42 Acab retirou-se para comer e beber. Elias, porém, subiu ao alto do Carmelo e, inclinado por terra, pôs o seu rosto entre os joelhos

43 e disse ao seu criado: “Vai e olha para o lado do mar”. Ele subiu, olhou e disse: “Não há nada”. Elias disse-lhe uma segunda vez: “Torna a ir sete vezes”.

44 E, à sétima vez, eis que se levanta do mar uma pequena nuvem, como a pegada dum homem. Disse-lhe Elias: “Vai e dize a Acab: ‘Manda meter os cavalos no teu carro, e corre, para que não te apanhe a chuva’”.

45 Quando ele se voltava para um lado e para o outro, eis que se cobriu o céu de trevas, vieram nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. Acab, entrando no seu carro, foi para Jezrael.

46 A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual, tendo cingido os rins, corria adiante de Acab, até chegar a Jezrael.

64,10abcd.10e-11.12-13 (R. 2a)

R. A ti, ó Deus, são devidos os hinos em Sião!

10a Visitaste a terra e a inebriaste,
b encheste-a de toda sorte de riquezas.
c O rio de Deus encheu-se de águas;
d preparaste o sustento do teu povo, R.

10e porque tal é a boa disposição dos campos.
11 Inebria os seus ribeiros, multiplica as suas produções; com o destilar do seu orvalho ela se alegrará dando frutos. R.

12 Bendirás a coroa do ano da tua bondade, e os teus campos se encherão de abundância.
13 As graciosas do deserto ficarão viçosas, e os outeiros vestir-se-ão de gala. R.

20 Porque eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e a dos fariseus, não entrareis no reino dos céus.

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás, e quem matar será condenado em juízo.

22 Pois eu vos digo que todo aquele que se irar contra seu irmão, será condenado em juízo. E o que chamar ‘raca’ a seu irmão será condenado no conselho. E o que lhe chamar ‘estúpido’ será condenado ao fogo da geena.

23 Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e te lembrares aí que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 deixa lá a tua oferta diante do altar e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e só depois vem fazer a tua oferta.

25 Acomoda-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro, e sejas posto na prisão.

26 Em verdade te digo: não sairás de lá antes de ter pago o último quadrante.

Comentários Patrísticos

5,22. Agostinho: Não chama “estúpido” a seu irmão aquele que quando lhe dá esse nome, não é para injuriar a fraternidade, mas sim para repreender o seu pecado.

Santo Antônio de Pádua

13 de junho

Em 1221, São Francisco convocou um capítulo geral em Assis; quando todo se dispersaram, ficou para trás, desconhecido e negligenciado, um pobre frade português, determinado a tudo pedir e a nada recusar. Nove meses depois, por obediência, Frei Antônio levantou-se para pregar aos monges reunidos em Forli, quando, conforme o discurso prosseguia, “o Martelo dos Hereges”, “a Arca do Testamento”, “o filho tardio de S. Francisco” revelou-se em toda sua santidade, erudição e eloquência diante de seus irmãos assombrados e arrebatados. Desde a mais tenra juventude dedicando-se à oração e ao estudo em meio aos cônegos regulares, Fernando de Bulhões (como era seu nome no mundo) fora inspirado pelo espírito e exemplo dos primeiros mártires franciscanos e decidira vestir seu hábito e pregar a fé aos mouros na África. 2

Outros santos do dia: Santa Aquilina, São Trifilio e São Fandilho.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 260-261.[]

I Reis 18,41-46

64,10abcd.10e-11.12-13 (R. 2a)

R. A ti, ó Deus, são devidos os hinos em Sião!

10a Visitaste a terra e a inebriaste,
    b encheste-a de toda sorte de riquezas.
    c O rio de Deus encheu-se de águas;
    d preparaste o sustento do teu povo, R.

10e porque tal é a boa disposição dos campos.

26 Em verdade te digo: não sairás de lá antes de ter pago o último quadrante.

Comentários Patrísticos

Santo Antônio de Pádua

13 de junho

Outros santos do dia: Santa Aquilina, São Trifilio e São Fandilho.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 260-261.[]