Liturgia Diária | 15/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 15 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 14/06/2024
Data da Publicação: 14/06/2024

Sábado, 10ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 19,19-21

19 Quando Elias partiu dali, encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois, e ele mesmo conduzia um dos arados das doze juntas de bois. Ao aproximar-se Elias de Eliseu, pôs a sua capa sobre ele.

20 Eliseu, deixando imediatamente os bois, correu atrás de Elias e disse: “Permite-me que eu vá beijar meu pai e minha mãe, e depois te seguirei”. Elias respondeu-lhe: “Vai, mas volta, porque eu fiz por ti o que me competia”.

21 Eliseu, deixando Elias, tomou uma junta de bois e matou-os, e com o arado dos bois cozeu as carnes, e deu-as ao povo para comer. Depois, levantando-se, partiu e seguiu Elias, e o servia.

15,1-2a.5.7-8.9-10 (R. cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice!

1 Guarda-me, Senhor, porque esperei em ti.
2a Eu disse ao Senhor: “Tu és o meu Deus,
5 O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice, tu és o que me restituirás a minha herança. R.

7 Louvarei o Senhor, que me deu inteligência; e, além disso, ainda durante a noite, me increparam as minhas entranhas.
8 Eu contemplava sempre o Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita a sustentar-me. R.

9 Por isso alegrou-se o meu coração, e exultou de alegria a minha língua, e a minha carne repousará na esperança.
10 Porque não deixarás a minha alma no inferno, nem deixarás que o teu santo experimente a corrupção. R.

Mateus 5,33-37

33 Igualmente ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas guardarás para com o Senhor os teus juramentos.
34 Eu, porém, vos digo que não jureis de modo algum [sem motivo justo], nem pelo céu, porque é o trono de Deus,
35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei;
36 nem jurarás pela tua cabeça, pois não podes tornar branco ou negro um só fio dos teus cabelos.
37 Mas seja o vosso falar: ‘Sim, sim’; ‘não, não’, porque tudo o que daqui passa, procede do mal.

São Vito, Santa Crescência e São Modesto

15 de junho

Vito era criança de berço nobre, que teve a felicidade de ser instruída na fé e inspirada com os mais perfeitos sentimentos de sua religião pela ama cristã, chamada Crescência, e seu fiel esposo, Modesto. O pai de Vito, Hilas, ficou extremamente furioso quando descobriu a invencível aversão da criança à idolatria, e, vendo que não podia vencê-la pela vara ou castigos semelhantes, entregou-a a Valeriano, o governador, que em vão também tentou todas as artimanhas para fazer com que obedecesse a seu pai e aos éditos do Imperador. O menino escapou de suas mãos, e junto com Crescência e Modesto fugiu para a Itália. Lá receberam a coroa do martírio na Lucânia, durante a perseguição de Diocleciano. O espírito heroico de martírio que admiramos em São Vito deveu-se às primeiras impressões de piedade que recebeu pelas lições e pelo exemplo de uma virtuosa ama. Eis a infinita importância da escolha de bons preceptores, amas e empregados em torno das crianças. 2

Outros santos do dia: Santa Germana Cousin, Santa Líbia, São Landelino e Santo Hesíquio.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 262-263.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sábado, 10ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 19,19-21

15,1-2a.5.7-8.9-10 (R. cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice!

1 Guarda-me, Senhor, porque esperei em ti.
    2a Eu disse ao Senhor: “Tu és o meu Deus,

Mateus 5,33-37