Liturgia Diária | 18/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 18 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 17/06/2024
Data da Publicação: 17/06/2024

Terça-feira, 11ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 21,17-29

17 Mas o Senhor dirigiu a sua palavra a Elias, o tesbita, dizendo:
18 “Levanta-te e sai ao encontro de Acab, rei de Israel, que está em Samaria. Eis que ele vai à vinha de Nabot, para tomar posse dela.
19 E tu lhe falarás, dizendo: ‘Eis o que diz o Senhor: Mataste-o e, além disso, tomaste posse [da vinha da tua vítima]’. Depois acrescentarás: ‘Isto diz o Senhor: Neste lugar, em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão eles também o teu sangue’”.
20 Acab disse a Elias: “Porventura tens-me por teu inimigo?” Elias respondeu-lhe: “Sim, tenho-te por tal, porque te vendeste, para fazeres o mal aos olhos do Senhor.
21 Eis que farei cair o mal sobre ti, arrancarei a tua descendência e matarei todos os que urinam à parede na casa de Acab, desde o encarcerado até o último filho de Israel.
22 E tornarei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nabat, e como a casa de Baasa, filho de Aías. Porque procedeste de modo que me provocaste à ira, e fizeste pecar Israel”.
23 O Senhor falou também de Jezabel, dizendo: “Os cães comerão Jezabel no campo de Jezrael.
24 Se Acabe morrer na cidade, comê-lo-ão os cães, mas, se morrer no campo, comê-lo-ão as aves do céu”.
25 Não houve, com efeito, outro semelhante a Acab, que se vendeu para fazer o mal os olhos do Senhor porque Jezabel, sua mulher, o incitou.
26 E ele tornou-se tão abominável, que seguia os ídolos dos amorreus, que o Senhor tinha exterminado da face dos filhos de Israel.
27 Mas, tendo Acab ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu a sua carne de um cilício e jejuou. Dormia envolto no saco e andava de cabeça baixa.
28 E o Senhor dirigiu a sua palavra a Elias, o tesbita, dizendo:
29 “Não viste Acab humilhado diante de mim? Porque ele se humilhou em consideração a mim, não farei vir aquele mal enquanto ele viver, mas nos dias de seu filho o farei vir sobre a sua casa”.

50,3-4.5-6a.11 e 16 (R. cf. 3a)

R. Tem piedade de mim, ó Deus!

3 Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia; e, segundo a multidão das tuas clemências, apaga a minha iniquidade.
4 Lava-me mais e mais da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. R.

5 Porque eu conheço a minha maldade, e o meu pecado está sempre diante de mim.
6a Pequei contra ti só, e fiz o mal diante de ti, R.

11 Aparta o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
16 Livra-me do sangue, Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. R.

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam,
45 para que sejais filhos do vosso Pai, que está nos céus, o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e manda a chuva sobre justos e injustos.
46 Porque, se amais [somente] os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? Não fazem também assim os gentios?
48 Sede, pois, perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito.”

São Marcos e São Marceliano

18 de junho

Marcos e Marceliano eram irmãos gêmeos nascidos de uma ilustre família de Roma, que foram convertidos à fé na juventude e contraíram nobres matrimônios. Quando Diocleciano subiu ao trono imperial em 284, os pagãos iniciaram suas perseguições. Os irmãos mártires foram jogados na prisão e condenados à decapitação. Seus amigos obtiveram o adiamento da execução por trinta dias, para que tivessem tempo de convencê-los a cultuar os falsos deuses. Tranquilino e Márcia, seus aflitos pais pagãos, em companhia das noras e seus bebezinhos, empenharam-se em comovê-los com as mais tenras súplicas e lágrimas. S. Sebastião, um oficial do gabinete do imperador, chegando a Roma logo em seguida, visitava-os e encorajava-os todos os dias. O resultado de todas aquelas conferências acabou sendo a feliz conversão do pai, mãe e esposas, assim como de Nicóstrato, o escrivão público, e em seguida de Cromácio, o juiz, que pôs os santos em liberdade e, abdicando da magistratura, retirou-se para o campo. Um oficial cristão do gabinete escondeu Marcos e Marceliano em seus aposentos no palácio, mas eles acabaram traídos por um apóstata e recapturados. Fabiano, que sucedera a Cromácio, condenou-os a serem amarrados a dois pilares, com os pés pregados. Nesta posição, permaneceram um dia e uma noite, e na manhã seguinte foram perfurados por lanças. 2

Outros santos do dia: São Gregório Barbarigo, Santa Isabel da Alemanha e Santa Marina.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 266-267.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Terça-feira, 11ª semana do Tempo Comum, Ano B

I Reis 21,17-29

17 Mas o Senhor dirigiu a sua palavra a Elias, o tesbita, dizendo:
28 E o Senhor dirigiu a sua palavra a Elias, o tesbita, dizendo:

50,3-4.5-6a.11 e 16 (R. cf. 3a)

R. Tem piedade de mim, ó Deus!

4 Lava-me mais e mais da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. R.

5 Porque eu conheço a minha maldade, e o meu pecado está sempre diante de mim.
6a Pequei contra ti só, e fiz o mal diante de ti, R.

11 Aparta o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
48 Sede, pois, perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito.”

São Marcos e São Marceliano

18 de junho