Liturgia Diária | 20/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 20 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 19/06/2024
Data da Publicação: 19/06/2024

Quinta-feira, 11ª semana do Tempo Comum, Ano B

Eclesiástico 48,1-15

1 Surgiu depois o profeta Elias, como um fogo, e as suas palavras ardiam como facho.
2 Fez vir sobre eles a fome, e os que o irritavam pela sua inveja foram reduzidos a um pequeno número, porque não podiam suportar os preceitos do Senhor.
3 Com a palavra do Senhor fechou o céu e fez cair fogo do mesmo céu por três vezes.
4 Assim Elias tornou-se célebre pelos seus milagres. E quem pode [ó Elias] gloriar-se como tu?
5 Tu que fizeste sair um morto do sepulcro, arrancando-o à morte, em virtude da palavra do Senhor Deus;
6 que precipitaste os reis na desgraça e desfizeste sem trabalho o seu poder, e, no meio da sua glória, os fizeste cair do leito;
7 que ouviste sobre o Sinai o juízo do Senhor e sobre o Horeb os decretos da sua vingança;
8 que sagraste reis para vingar crimes e fizeste profetas para teus sucessores;
9 que foste arrebatado ao céu num redemoinho de fogo, numa carroça tirada por cavalos ardentes;
10 tu, de quem está escrito que no tempo dos julgamentos virá para abrandar a ira do Senhor, para reconciliar o coração dos pais com os filhos e para restabelecer as tribos de Jacó.
11 Bem-aventurados os que te viram e que foram honrados com a tua amizade.
12 Porque nós só vivemos durante esta vida, mas depois da morte não teremos um nome como o teu.
13 Elias foi envolto num redemoinho, mas o seu espírito ficou todo em Eliseu, o qual não temeu príncipe algum em seus dias, e, em poder, ninguém o venceu.
14 Nada houve que o pudesse dominar, e, ainda depois de morto, o seu corpo profetizou.
15 Em sua vida fez prodígios e na morte operou maravilhas.

96,1-2.3-4.5-6.7 (R. 12a)

R. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor!

1 O Senhor é rei, regozije-se a terra, alegrem-se as numerosas ilhas.
2 A nuvem e a escuridão estão ao redor dele; a justiça e a equidade são a base do seu trono, R.

3 o fogo irá adiante dele e abrasará ao redor os seus inimigos.
4 Os seus relâmpagos iluminaram todo o mundo; viu-os a terra, e estremeceu. R.

5 Os montes fundiram-se como cera ante a face do Senhor; diante do Senhor se funde toda a terra.
6 Os céus anunciaram a sua justiça, e todos os povos viram a sua glória. R.

7 Confundidos sejam todos os que adoram ídolos e os que se gloriam nos seus simulacros. Adorai o Senhor vós todos, ó anjos seus. R.

7 Nas vossas orações não queirais usar muitas palavras, como os pagãos, pois
julgam que, pelo seu muito falar, serão ouvidos.
8 Não queirais, pois, vos parecer com eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lhe peçais.
9 Vós, portanto, orai assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim no céu como na terra.
11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
13 E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal.
14 Porque, se vós perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará os vossos pecados.
15 Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará os vossos pecados.

6.8. Crisóstomo: Não oras, portanto, para ensinar, mas para mover; para que sejas feito familiar de Deus pela continuidade de tua interpelação; para que te humilhes; para que te recordes de teus pecados.

São Silvério

20 de junho

Silvério era filho do Papa Hormisda, que fora casado antes de entrar no ministério. Com a morte de São Agapito, após uma vacância de 47 dias, Silvério, então subdiácono, foi escolhido Papa e ordenado a 8 de junho de 536. Teodora, a imperatriz de Justiniano, decidiu promover a seita dos acéfalos.125 Empenhou-se em conquistar assentimento de Silvério e lhe escreveu, ordenando que reconhecesse Ântimo como bispo legítimo, ou se dirigisse em pessoa a Constantinopla para reexaminar a causa. Sem a menor hesitação ou delonga, Silvério devolveu-lhe uma breve e peremptória resposta, na qual comunicava que nem podia nem desejava obedecer a suas injustas exigências e trair a causa da fé católica. A imperatriz, vendo que nada podia esperar dele, resolveu depô-lo. O infeliz Vigílio concordou com tais condições, e a imperatriz o enviou a Roma com a carta ao general Belisário, em que o ordenava expulsar Silvério e tramar a eleição de Vigílio ao pontificado. Vigílio incitou o general a executar o projeto. Para fazê-lo mais facilmente, o Papa foi acusado de corresponder-se com o inimigo, e elaborou-se uma carta falsa com seu nome dirigida ao rei dos godos, convidando-o à cidade e prometendo abrir-lhe os portões. Silvério acabou banido a Patara, na Lícia. 2

Outros santos do dia: São Rafael Palácios, Santa Florentina, Santa Miquelina de Pesaro e São Gobano.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 269-270.[]

Quinta-feira, 11ª semana do Tempo Comum, Ano B

Eclesiástico 48,1-15

8 que sagraste reis para vingar crimes e fizeste profetas para teus sucessores;
11 Bem-aventurados os que te viram e que foram honrados com a tua amizade.
15 Em sua vida fez prodígios e na morte operou maravilhas.

96,1-2.3-4.5-6.7 (R. 12a)

R. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor!

1 O Senhor é rei, regozije-se a terra, alegrem-se as numerosas ilhas.

3 o fogo irá adiante dele e abrasará ao redor os seus inimigos.
4 Os seus relâmpagos iluminaram todo o mundo; viu-os a terra, e estremeceu. R.

6 Os céus anunciaram a sua justiça, e todos os povos viram a sua glória. R.

7 Nas vossas orações não queirais usar muitas palavras, como os pagãos, pois
julgam que, pelo seu muito falar, serão ouvidos.
11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
13 E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal.

São Silvério

20 de junho