Baixe o aplicativo gratuitamente
Abril de 2026
¹⁷Mas, levantando-se o príncipe dos sacerdotes e todos os do seu partido (que é a seita dos saduceus), encheram-se de inveja ¹⁸e deitaram as mãos sobre os Apóstolos, metendo-nos na cadeia pública. ¹⁹Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas do cárcere, tirou-os para fora e disse: ²⁰“Ide, apresentai-vos no templo e pregai ao povo todas as palavras desta vida”. ²¹Obedecendo a isto, entraram ao amanhecer no templo e ensinavam. Mas, quando chegaram o príncipe dos sacerdotes e os do seu partido, convocaram o Sinédrio e todos os anciãos dos filhos de Israel, e mandaram ao cárcere [buscá-los], para que fossem ali trazidos. ²²Mas, tendo lá ido os ministros, e como, aberto o cárcere, não os encontrassem, voltaram a dar a notícia, ²³dizendo: “Encontramos o cárcere fechado cuidadosamente, e os guardas de pé diante das portas, mas, abrindo-as, não encontramos ninguém dentro!” ²⁴Quando ouviram tais palavras, o magistrado do templo e os príncipes dos sacerdotes estavam perplexos sobre o que teria sido feito deles. ²⁵Neste momento alguém foi dizer-lhes: “Eis que aqueles homens que metestes no cárcere estão no templo e ensinam o povo”. ²⁶Então foi o magistrado com os ministros e trouxe-os sem violência, porque temiam que o povo os apedrejasse.
Palavra do Senhor.
² Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre na minha boca.
³ No Senhor se gloriará a minha alma. Ouçam-no os humildes e alegrem-se. R.
⁴ Engrandecei comigo o Senhor, e juntos exaltemos o seu nome.
⁵ Busquei o Senhor, e ele ouviu-me, e livrou-me de todas as minhas tribulações. R.
⁶ Aproximai-vos dele e sereis iluminados, e os vossos rostos não serão confundidos.
⁷ Este pobre clamou, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas tribulações. R.
⁸ O anjo do Senhor andará à volta dos que o temem, e os livrará.
⁹ Provai e vede quão suave é o Senhor; ditoso o homem que espera nele. R.
¹⁶Porque Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu seu filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ¹⁷Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. ¹⁸Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do Filho Unigênito de Deus. ¹⁹E a condenação está nisto: a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. ²⁰Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, a fim de que não sejam reprovadas as suas obras. ²¹Mas aquele que procede segundo a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”
Palavra da Salvação.
Texto adaptado da edição da Bíblia Sagrada da editora Biblioteca Católica, com base na tradução clássica de 1927 do Padre Matos Soares, realizada a partir da Vulgata Latina.
Josef de Veuster-Wouters nasceu em 3 de janeiro de 1840, na Bélgica, em uma família católica de pequenos proprietários agrícolas.
Era o mais novo de sete irmãos e cresceu vendo dois deles e uma irmã abraçarem a vida religiosa. Seu pai esperava que ele assumisse os negócios da família, mas Josef sentia outro chamado: o de se tornar missionário.
Inspirado por São Francisco Xavier, ele desejava evangelizar em terras distantes. Ingressou na Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria e recebeu o nome religioso de Damião. Aos 21 anos, Damião ouviu um apelo por missionários no Havaí. Mesmo ainda não ordenado, pediu permissão para partir.
Após oito anos de missão entre os nativos, ofereceu-se para viver com os leprosos da ilha Molokai, isolados pelo governo por causa da doença. O primeiro gesto do padre Damião ao chegar foi celebrar a Missa, numa capela ainda inacabada, diante de apenas dois leprosos. Com o passar do tempo, foi compreendendo cada vez mais a imensidão do desafio que o esperava, vendo a miséria física e espiritual de centenas de doentes esquecidos.
Com amor e coragem, tornou-se pai, médico, pedreiro, professor e pastor de almas. Durante quinze anos, enterrou mais de dois mil leprosos, construiu casas, um hospital, uma igreja e devolveu dignidade àquele povo.
Contraiu lepra e anunciou com serenidade a seus fiéis: “Nossa verdadeira pátria é o Céu, para onde nós, os leprosos, estamos certos de ir muito em breve.” Faleceu em 10 de maio de 1889, aos 49 anos, e foi canonizado por Bento XVI em 11 de outubro de 2009.
“O corpo corrompe-se rapidamente. Só a alma é importante.” - São Damião de Veuster
São Damião de Veuster, rogai por nós.
Autor: Redação Biblioteca Católica
Assine a Minha Biblioteca Católica
Receba um tesouro da Igreja todo mês em sua casa