A história de Nossa Senhora das Graças

Conheça a incrível história de Nossa Senhora das Graças, quando revelou a medalha milagrosa a Santa Catarina Labouré.

Data da Publicação: 14/11/2023
Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 14/11/2023
Autor: Redação MBC

Desde o início da Igreja, Nossa Senhora sempre foi vista como “portadora das graças”. Porém, o título “Nossa Senhora das Graças” surgiu devido a uma aparição na França, em 1830. Neste artigo, você vai conhecer a história de Nossa Senhora das Graças e da sua aparição da Santa Catarina Labouré.

Conheça a história de Nossa Senhora das Graças

No dia 27 de novembro, na Capela das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, a Virgem Maria apareceu à noviça Catarina Labouré, revelando ser Nossa Senhora das Graças.

A Santíssima Virgem surgiu sobre um globo, oferecendo-o a Deus em sinal de súplica, pisando em uma serpente e segurando nas mãos um globo menor. Maria disse: “Este globo representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular”.

De suas mãos saíam raios brilhantes de luz, formando um quadro oval, que continham as seguintes palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No reverso do quadro havia um “M” sobre uma cruz e por baixo os corações de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Virgem Maria.

Nossa Senhora pediu à Catarina que mandasse cunhar uma medalha igual ao modelo apresentado, fazendo-lhe a seguinte promessa: “As pessoas que a usarem com fé e confiança receberão graças especiais”.

E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo se espalhou pelo mundo inteiro, operando graças tão numerosas e extraordinárias, que os fiéis passaram espontaneamente a chamá-la “Medalha Milagrosa”.

a história de nossa senhora das graças fica incompleta sem falar da medalha milagrosa.

A devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa está presente no mundo inteiro devido à propagação da devoção realizada pelos Padres Lazaristas, pelas Filhas da Caridade e por toda a Família Vicentina.

Leia também: A medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças

A relação entre a história de Nossa Senhora das graças e o Dogma da Imaculada Conceição

Desde 1830, a invocação “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” é pronunciada por cristãos no mundo todo.

Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria, ou seja, que Nossa Senhora foi preservada por Deus, desde o instante da sua concepção, do pecado original.

Vale lembrar que o dogma é uma Verdade de Fé que não pode ser negada por nenhum católico.

Revolução Francesa

Antes de pedir que a medalha fosse cunhada, Nossa Senhora apareceu à Santa Catarina Labouré na madrugada de 19 de julho de 1830, quando revelou grandes calamidades e perseguições que aconteceriam na França.

Nossa Senhora veio alertar que as ideias deixadas pela Revolução Francesa ocorrida naquele tempo e seus frutos eram uma realidade satânica, que precisava ser esmagada por Ela, a Imaculada Conceição e por seus filhos.

Concílio de Trento

No Concílio de Trento, em 1563, a Igreja fixou o bom uso de medalhas, imagens, escapulários, lembrando aos cristãos que é preciso que fique claro: quando veneramos as imagens  da Virgem Maria e dos Santos não significa que colocamos nossa fé nas imagens, mas sim que veneramos as pessoas que elas representam.

imagem como retratada na história de nossa senhora das graças

A Medalha Milagrosa, assim como outras, nos ajuda a conservar o amor da Virgem Maria vivo em nosso coração e em nosso espírito, nos estimulando a demonstrar nosso reconhecimento através da fé e de um comportamento digno de um filho de Nossa Senhora.

Confira a Oração da Medalha Milagrosa.

Um meio para conhecer todas as mensagens e profecias de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja

No livro “Aparições de Nossa Senhora”, você é convidado a se aprofundar nessa devoção e em várias outras, deixadas por nossa Mãe Santíssima.

A obra reúne mensagens e profecias de Nossa Senhora de 40 aparições, reconhecidas pela Igreja, que vão te ajudar a crescer no amor à Santa Mãe de Deus.

O livro é exclusivo dos assinantes da Minha Biblioteca Católica, o maior clube de leitores católicos do Brasil. Saiba como fazer parte!

Redação MBC

Conheça a história de Nossa Senhora das Graças

Leia também: A medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Revolução Francesa

Concílio de Trento

imagem como retratada na história de nossa senhora das graças

Confira a Oração da Medalha Milagrosa.