Devido à tragédia climática no RS, os prazos de entrega poderão ser afetados.
Destaques, Espiritualidade

Hora Santa de Fulton Sheen

Se você está procurando uma forma de oração e adoração, deveria conhecer a hora santa de Fulton Sheen. Saiba mais sobre ela neste artigo.

Destaques, Espiritualidade

Data da Publicação: 11/01/2024
Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 11/01/2024
Autor: Redação MBC

O Venerável Fulton Sheen reuniu em uma única obra meditações escritas pelo Cardeal Newman, por São Pedro Julião Eymard e textos autorais para utilizarmos como apoio em nossas orações e adorações naquilo que ele chamou de Hora Santa. Veja o que ele mesmo explica:

Como fazer uma hora santa?

A finalidade destas meditações é auxiliar as almas na busca da paz interior, por meio de uma hora diária de meditação contínua sobre Deus e nosso destino imortal. Não é essencial que sejam utilizadas especificamente estas meditações. É possível que alguns judeus, protestantes e católicos não as considerem satisfatórias. Entretanto, se optarem por rejeitá-las para, em vez disso, realizar a Hora Santa de uma maneira que lhes seja mais pessoal, cumprirão igualmente seu objetivo. Portanto, o mais importante não é a utilização destas meditações em particular, mas sim a prática da meditação em si.

Por que fazer?

Mas por que passar uma hora por dia em meditação? Porque vivemos na superfície de nossas almas, conhecendo pouco sobre Deus ou nosso eu interior. Nosso conhecimento é principalmente sobre coisas, não sobre nosso destino. A maioria de nossas dificuldades e decepções deve-se a erros em nossos planos de vida. Tendo esquecido o propósito de estarmos vivos, duvidamos até do valor de viver. Um membro deslocado dói porque não está onde deveria estar; nossas almas estão em agonia porque não estamos cuidando da plenitude da Vida, Verdade e Amor, que é Deus.

Exemplo de meditação

hora santa adoração santíssimo

Por que Jesus está na Eucaristia?

Poderíamos, dar várias respostas a esta pergunta, mas a mais abrangente, que compreende todas as outras é esta:

Ele está lá porque nos ama, e porque deseja que nós o amemos.

O amor — essa é a razão de ser da Eucaristia.

Sem a Eucaristia, o amor de Jesus Cristo seria para nós um amor morto, passado, que logo esqueceríamos, e seria quase perdoável esquecê-lo.

O amor tem suas leis e suas exigências, que só são plenamente satisfeitas pela Eucaristia.

O amor exige a presença do amado.

A ausência é a dor da amizade, seu tormento. A distância enfraquece e, se prolongada demais, pode extinguir até a mais sólida amizade.

Se Nosso Senhor estiver distante de nós, ausente em nós, nosso amor por Ele sofrerá o efeito negativo da ausência.

Lembra dos pobres apóstolos enquanto o Nosso Senhor jazia no túmulo.

Os discípulos de Emaús quase perderam a fé pela ausência de seu Mestre.

Esse é um pequeno trecho que o Venerável Fulton Sheen separou de São Pedro Julião Eymard para compor as suas meditações para a Hora Santa.

Livro Hora Santa: um guia para os seus momentos de oração em 2024

Essa obra é exclusiva dos assinantes da Minha Biblioteca Católica, o maior clube de leitores católicos do Brasil. Garanta o seu exemplar aqui.

O livro “Hora Santa” é um guia de oração para se crescer em intimidade com Nosso Senhor no dia a dia.

Nele, Fulton Sheen explica em detalhes como fazer a Hora Santa, uma devoção que ele realizou e propagou durante toda sua vida sacerdotal e que consiste em uma 1h de meditação sobre Deus e a vida eterna.

O livro também reúne meditações para a Hora Santa, como já comentamos, com trechos de autoria própria e outros de São John Henry Newmann, de São Pedro Julião Eymard, do clássico “Imitação de Cristo” e também dos Salmos.

É uma obra inédita no Brasil, em uma edição especial para você carregar no seu dia a dia, usar nos momentos de oração e, assim, ter um grande instrumento para viver um caminho #rumoasantidade em 2024!

Redação MBC

Minha Biblioteca Católica, o maior clube de leitores católicos do Brasil.

Como fazer uma hora santa?

Por que fazer?

Exemplo de meditação

hora santa adoração santíssimo

Por que Jesus está na Eucaristia?

Ele está lá porque nos ama, e porque deseja que nós o amemos.

O amor — essa é a razão de ser da Eucaristia.

O amor exige a presença do amado.

Lembra dos pobres apóstolos enquanto o Nosso Senhor jazia no túmulo.

Os discípulos de Emaús quase perderam a fé pela ausência de seu Mestre.

Livro Hora Santa: um guia para os seus momentos de oração em 2024

Redação MBC

Minha Biblioteca Católica, o maior clube de leitores católicos do Brasil.