Devido à tragédia climática no RS, os prazos de entrega poderão ser afetados.
Devoção, Formação

Aparições extraordinárias de Nossa Senhora

Conheça 5 aparições extraordinárias de Nossa Senhora e quais foram os prodígios e as profecias da Virgem Maria em cada uma delas.

Aparições extraordinárias de Nossa Senhora
Devoção, Formação

Aparições extraordinárias de Nossa Senhora

Conheça 5 aparições extraordinárias de Nossa Senhora e quais foram os prodígios e as profecias da Virgem Maria em cada uma delas.

Data da Publicação: 16/02/2024
Tempo de leitura:
Autor: MBC
Data da Publicação: 16/02/2024
Tempo de leitura:
Autor: MBC

Conheça 5 aparições extraordinárias de Nossa Senhora e quais foram os prodígios e as profecias da Virgem Maria em cada uma delas.

Nossa Senhora já desceu à Terra para curar, consolar, instruir, aconselhar, encorajar, advertir contra doenças e ameaças físicas, proteger contra pragas, misérias, secas e para muitos outros fins. 


Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Las Lajas


E se a imagem de Nossa Senhora aparecesse esculpida em uma rocha e nunca mais saísse dali? Esse milagre existe e aconteceu na Colômbia — onde a Virgem Maria é venerada sob o título de Nossa Senhora de Las Lajas.

Em 1754, a índia Maria Mueses de Quinones se escondeu em uma caverna com sua filha Rosa para se proteger de uma tempestade. 

Ali, invocou a proteção de Nossa Senhora do Rosário e sentiu uma mão tocar em seu ombro. Sem olhar para trás, ela saiu correndo.

Dias depois, Maria retornou à gruta, levando nas costas sua pequena filha Rosa, que era  surda e muda. Chegando ao local, a menina disse: “Mãezinha, mãezinha! Olhe essa Senhora branca com um menino em seus braços”. 

Maria ouviu pela primeira vez a voz da filha, mas não viu a Senhora. Um dia, Maria notou a ausência da filha e, ao correr em direção à gruta, encontrou Rosa ajoelhada aos pés da Senhora. 

Maria caiu de joelhos para contemplar a Rainha dos Céus! Mãe e filha passaram a visitar diariamente aquele local, oferecendo à sua Senhora preces e flores.

Imagem de Nossa Senhora de Las Lajas, uma das aparições extraordinárias da Virgem Maria.


Rosa trazida de volta à vida pela Virgem


Um dia Rosa ficou muito doente e morreu. Maria levou Rosa à caverna e implorou à Senhora que devolvesse a vida à sua filha. Nossa Senhora atendeu às preces e a menina acordou em perfeita saúde.

Desde então, muitos passaram a visitar a caverna. Todos ficaram maravilhados ao entrar e ver, na pedra, a imagem delicada e régia da Santíssima Virgem segurando seu Filho . 

Retratados com a Mãe e o Filho estão, de um lado, São Domingos recebendo o rosário da Virgem e, do outro, São Francisco recebendo do Menino Jesus o cordão franciscano. Esses dois santos são os fundadores das duas ordens religiosas que evangelizaram a Colômbia. 


Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Guadalupe


Nossa Senhora de Guadalupe apareceu ao índio asteca Juan Diego em 1531, na atual cidade do México. 

Em sua aparição, a Virgem Santíssima pediu a construção de um templo, a fim de demonstrar e ofertar Seu amor, compaixão, auxílio e proteção ao povo. 

No segundo encontro, a Santíssima Virgem pediu a Juan Diego que recolhesse no manto dele rosas, para que as apresentasse ao Arcebispo do México, Dom Juan de Zumárraga, como prova das aparições.

Quando Juan desdobrou o manto com as rosas diante do bispo, sobre ele estava impressa a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe! 

O bispo passou a crer nas aparições e mandou construir uma grande Igreja no local indicado por Nossa Senhora. O manto de Juan Diego, com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe Impressa, foi levado ao local para ser venerado. Guadalupe significa “Perfeitíssima Virgem” na língua Asteca.


Reze a Novena de Nossa Senhora de Guadalupe


Um manto milagroso


Conforme consta no livro “As aparições de Nossa Senhora”, publicado pela Minha Biblioteca Católica, em 1666, 135 anos depois da aparição, formou-se uma comissão de pintores para estudar o retrato milagroso. 

No mesmo ano uma junta científica também a examinou e considerou-a obra de Deus, “o único capaz de produzir efeitos milagrosos acima de todas as forças da natureza”.

Além disso, um biofísico da Universidade da Flórida examinou o retrato em 1979 e declarou que “a pintura é milagrosa”.

Ao longo dos anos, acréscimos foram feitos ao manto. A douradura, a prata acrescida à lua e outros ornatos desfizeram-se ou desvaeceram, enquanto os traços originais permaneceram os mesmos.

Em 1929, quando se examinaram os olhos do retrato, descobriu-se algo mais. É possível ver neles um rosto com barba, um ombro e parte de uma auréola, como numa imagem 3×4. O semblante corresponde exatamente aos retratos contemporâneos de Juan Diego. A descoberta foi confirmada por renomados e respeitados especialistas em 1951 e de novo em 1956.


Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: La Salette


Nossa Senhora confiou uma mensagem aos videntes Maximino Giraud e Mélanie Calvat, em sua aparição em La Salette, na França, em 19 de Setembro de 1846. 

No início da aparição, ambos viram a Santíssima Virgem sentada sobre uma enorme pedra. Ela tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. As duas crianças foram até a Bela Senhora, que não parava de chorar. 

A Virgem Maria explicou a Maximino e a Mélanie que chorava pelos pecados da humanidade e que deveríamos rezar para que o braço de seu Filho Jesus não pesasse sobre a Terra.


La Salette e o Tratado da Verdadeira Devoção


O apelo da Virgem Maria é especialmente para aqueles que São Luís Maria Grignion de Montfort chamou de “verdadeiros Apóstolos dos Últimos Tempos, a quem o Senhor das virtudes dará a palavra e a força para operar maravilhas e arrebatar gloriosos despojos ao inimigo”. 

É impossível negar que o Segredo de La Salette tem uma particular ligação com o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Segundo o Autor, estes Apóstolos “serão os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, que seguirão as pegadas da sua pobreza, humildade, desprezo do mundo e caridade. Ensinarão o estreito caminho de Deus na pura verdade, segundo o Santo Evangelho e não segundo as máximas do mundo. […] Terão nos lábios a espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus; trarão aos ombros o estandarte sangrento da Cruz, o crucifixo na mão direita, o Rosário na esquerda, os sagrados nomes de Jesus e Maria no coração, e a modéstia e a mortificação de Jesus Cristo em toda a sua conduta”.

Quando e como surgirão estes Apóstolos dos Últimos Tempos? São Luís Maria responde: “Só Deus o sabe. Quanto a nós, apenas nos compete calar, rezar, suspirar e esperar”.


Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Fátima


“Em outubro farei o milagre, para que todos acreditem”, disse Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima, em 13 de setembro. 

Um mês depois, ocorria o “Milagre do Sol”, na Cova da Iria. Um evento sobrenatural que transformou o que era uma mera “revelação privada” em um autêntico apelo de Cristo à Sua Igreja. 

Não só o conteúdo da mensagem de Fátima dizia respeito à Igreja do mundo inteiro (afinal, quem está dispensado de rezar o Rosário ou fazer penitência pela conversão dos pecadores?), como a sua própria comprovação se deu publicamente, de maneira extraordinária: no dia 13 de outubro de 1917, “o sol dançou” diante de mais de 70 mil pessoas.

Segundo um professor de ciências de Coimbra, o que aconteceu naquele dia foi que o sol “girou sobre si mesmo num rodopio louco”. “Houve também mudanças de cor na atmosfera” e, por fim, “o sol, girando loucamente, parecia de repente soltar-se do firmamento e, vermelho como o sangue, avançar ameaçadamente sobre a terra como se fosse para nos esmagar com o seu peso enorme e abrasador”. 

O parecer do Dr. José Maria de Almeida Garrett se conclui com uma perplexidade: “Tenho que declarar que nunca, antes ou depois de 13 de Outubro, observei semelhante fenómeno solar ou atmosférico”.


Saiba mais sobre a consagração da Rússia ao Imaculado Coração


Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Quibeo


Essa foi a primeira aparição da Virgem Maria no continente africano reconhecida por autoridades da Igreja Católica.

Nossa Senhora das Dores apareceu às jovens Afonsina Mumureke, Natália Mukamazimpaka e Maria Clara Mukangango entre 1981 e 1982, em Kibeho, Ruanda, centro da África. 

Ao todo, foram três aparições, mas a última, ocorrida em 15 de agosto de 1982, possibilitou verificar sua autenticidade, pois depois se confirmou como terrível realidade o que foi apresentado às videntes.

Nossa Senhora apareceu às três jovens juntas e lhes mostrou cenas impressionantes que enchiam de dor seu imaculado coração. 

Era um verdadeiro mar de sangue, pessoas que se matavam entre si, cadáveres abandonados sem sepultura… As imagens eram a antecipação da guerra civil deflagrada entre abril e julho de 1994, quando Ruanda viveu seu próprio genocídio.

As aparições foram reconhecidas oficialmente pela autoridade eclesiástica local , no final de junho de 2001, após vários anos de estudos da comissão médica e teológica.

Também nesta aparição, ocorreu o fenômeno da dança do sol, como em Fátima, no dia 13 de outubro de 1913. 

Essa vez o fenômeno foi visto às 10 horas de 31 de maio de 2003, quando o prefeito da Congregação para a evangelização dos povos, enviado do Papa, estava formalizando a consagração do Santuário à Nossa Senhora das Dores de Kibeho, em uma missa solene, realizada com a presença de todos os Bispos ruandeses.

Nesse momento, diante de todos os fiéis, se repetiu o fenômeno, que durou oito minutos e foi filmado e fotografado por repórteres profissionais e amadores.

Saiba mais sobre a aparição neste artigo: Nossa Senhora de Kibeho.

Um meio para conhecer todas as mensagens e profecias de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja


Quer saber mais sobre as profecias de Nossa Senhora e todo o legado que ela deixou ao longo de suas aparições? 

No livro “As aparições de Nossa Senhora” você é convidado a ver como a Virgem Maria nos ama — e a experimentar esse amor — em uma obra que reúne 50 aparições espalhadas pelo mundo. 

aparições extraordinárias de nossa senhora

Esta é uma obra exclusiva dos assinantes da Minha Biblioteca Católica, o maior clube de leitores católicos do Brasil. Saiba mais sobre o clube nesta página.

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

    Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.

    Avatar

    MBC

    O que você vai encontrar neste artigo?

    Conheça 5 aparições extraordinárias de Nossa Senhora e quais foram os prodígios e as profecias da Virgem Maria em cada uma delas.

    Nossa Senhora já desceu à Terra para curar, consolar, instruir, aconselhar, encorajar, advertir contra doenças e ameaças físicas, proteger contra pragas, misérias, secas e para muitos outros fins. 


    Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Las Lajas


    E se a imagem de Nossa Senhora aparecesse esculpida em uma rocha e nunca mais saísse dali? Esse milagre existe e aconteceu na Colômbia — onde a Virgem Maria é venerada sob o título de Nossa Senhora de Las Lajas.

    Em 1754, a índia Maria Mueses de Quinones se escondeu em uma caverna com sua filha Rosa para se proteger de uma tempestade. 

    Ali, invocou a proteção de Nossa Senhora do Rosário e sentiu uma mão tocar em seu ombro. Sem olhar para trás, ela saiu correndo.

    Dias depois, Maria retornou à gruta, levando nas costas sua pequena filha Rosa, que era  surda e muda. Chegando ao local, a menina disse: “Mãezinha, mãezinha! Olhe essa Senhora branca com um menino em seus braços”. 

    Maria ouviu pela primeira vez a voz da filha, mas não viu a Senhora. Um dia, Maria notou a ausência da filha e, ao correr em direção à gruta, encontrou Rosa ajoelhada aos pés da Senhora. 

    Maria caiu de joelhos para contemplar a Rainha dos Céus! Mãe e filha passaram a visitar diariamente aquele local, oferecendo à sua Senhora preces e flores.

    Imagem de Nossa Senhora de Las Lajas, uma das aparições extraordinárias da Virgem Maria.


    Rosa trazida de volta à vida pela Virgem


    Um dia Rosa ficou muito doente e morreu. Maria levou Rosa à caverna e implorou à Senhora que devolvesse a vida à sua filha. Nossa Senhora atendeu às preces e a menina acordou em perfeita saúde.

    Desde então, muitos passaram a visitar a caverna. Todos ficaram maravilhados ao entrar e ver, na pedra, a imagem delicada e régia da Santíssima Virgem segurando seu Filho . 

    Retratados com a Mãe e o Filho estão, de um lado, São Domingos recebendo o rosário da Virgem e, do outro, São Francisco recebendo do Menino Jesus o cordão franciscano. Esses dois santos são os fundadores das duas ordens religiosas que evangelizaram a Colômbia. 


    Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Guadalupe


    Nossa Senhora de Guadalupe apareceu ao índio asteca Juan Diego em 1531, na atual cidade do México. 

    Em sua aparição, a Virgem Santíssima pediu a construção de um templo, a fim de demonstrar e ofertar Seu amor, compaixão, auxílio e proteção ao povo. 

    No segundo encontro, a Santíssima Virgem pediu a Juan Diego que recolhesse no manto dele rosas, para que as apresentasse ao Arcebispo do México, Dom Juan de Zumárraga, como prova das aparições.

    Quando Juan desdobrou o manto com as rosas diante do bispo, sobre ele estava impressa a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe! 

    O bispo passou a crer nas aparições e mandou construir uma grande Igreja no local indicado por Nossa Senhora. O manto de Juan Diego, com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe Impressa, foi levado ao local para ser venerado. Guadalupe significa “Perfeitíssima Virgem” na língua Asteca.


    Reze a Novena de Nossa Senhora de Guadalupe


    Um manto milagroso


    Conforme consta no livro “As aparições de Nossa Senhora”, publicado pela Minha Biblioteca Católica, em 1666, 135 anos depois da aparição, formou-se uma comissão de pintores para estudar o retrato milagroso. 

    No mesmo ano uma junta científica também a examinou e considerou-a obra de Deus, “o único capaz de produzir efeitos milagrosos acima de todas as forças da natureza”.

    Além disso, um biofísico da Universidade da Flórida examinou o retrato em 1979 e declarou que “a pintura é milagrosa”.

    Ao longo dos anos, acréscimos foram feitos ao manto. A douradura, a prata acrescida à lua e outros ornatos desfizeram-se ou desvaeceram, enquanto os traços originais permaneceram os mesmos.

    Em 1929, quando se examinaram os olhos do retrato, descobriu-se algo mais. É possível ver neles um rosto com barba, um ombro e parte de uma auréola, como numa imagem 3×4. O semblante corresponde exatamente aos retratos contemporâneos de Juan Diego. A descoberta foi confirmada por renomados e respeitados especialistas em 1951 e de novo em 1956.


    Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: La Salette


    Nossa Senhora confiou uma mensagem aos videntes Maximino Giraud e Mélanie Calvat, em sua aparição em La Salette, na França, em 19 de Setembro de 1846. 

    No início da aparição, ambos viram a Santíssima Virgem sentada sobre uma enorme pedra. Ela tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. As duas crianças foram até a Bela Senhora, que não parava de chorar. 

    A Virgem Maria explicou a Maximino e a Mélanie que chorava pelos pecados da humanidade e que deveríamos rezar para que o braço de seu Filho Jesus não pesasse sobre a Terra.


    La Salette e o Tratado da Verdadeira Devoção


    O apelo da Virgem Maria é especialmente para aqueles que São Luís Maria Grignion de Montfort chamou de “verdadeiros Apóstolos dos Últimos Tempos, a quem o Senhor das virtudes dará a palavra e a força para operar maravilhas e arrebatar gloriosos despojos ao inimigo”. 

    É impossível negar que o Segredo de La Salette tem uma particular ligação com o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Segundo o Autor, estes Apóstolos “serão os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, que seguirão as pegadas da sua pobreza, humildade, desprezo do mundo e caridade. Ensinarão o estreito caminho de Deus na pura verdade, segundo o Santo Evangelho e não segundo as máximas do mundo. […] Terão nos lábios a espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus; trarão aos ombros o estandarte sangrento da Cruz, o crucifixo na mão direita, o Rosário na esquerda, os sagrados nomes de Jesus e Maria no coração, e a modéstia e a mortificação de Jesus Cristo em toda a sua conduta”.

    Quando e como surgirão estes Apóstolos dos Últimos Tempos? São Luís Maria responde: “Só Deus o sabe. Quanto a nós, apenas nos compete calar, rezar, suspirar e esperar”.


    Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Fátima


    “Em outubro farei o milagre, para que todos acreditem”, disse Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima, em 13 de setembro. 

    Um mês depois, ocorria o “Milagre do Sol”, na Cova da Iria. Um evento sobrenatural que transformou o que era uma mera “revelação privada” em um autêntico apelo de Cristo à Sua Igreja. 

    Não só o conteúdo da mensagem de Fátima dizia respeito à Igreja do mundo inteiro (afinal, quem está dispensado de rezar o Rosário ou fazer penitência pela conversão dos pecadores?), como a sua própria comprovação se deu publicamente, de maneira extraordinária: no dia 13 de outubro de 1917, “o sol dançou” diante de mais de 70 mil pessoas.

    Segundo um professor de ciências de Coimbra, o que aconteceu naquele dia foi que o sol “girou sobre si mesmo num rodopio louco”. “Houve também mudanças de cor na atmosfera” e, por fim, “o sol, girando loucamente, parecia de repente soltar-se do firmamento e, vermelho como o sangue, avançar ameaçadamente sobre a terra como se fosse para nos esmagar com o seu peso enorme e abrasador”. 

    O parecer do Dr. José Maria de Almeida Garrett se conclui com uma perplexidade: “Tenho que declarar que nunca, antes ou depois de 13 de Outubro, observei semelhante fenómeno solar ou atmosférico”.


    Saiba mais sobre a consagração da Rússia ao Imaculado Coração


    Aparições extraordinárias de Nossa Senhora: Quibeo


    Essa foi a primeira aparição da Virgem Maria no continente africano reconhecida por autoridades da Igreja Católica.

    Nossa Senhora das Dores apareceu às jovens Afonsina Mumureke, Natália Mukamazimpaka e Maria Clara Mukangango entre 1981 e 1982, em Kibeho, Ruanda, centro da África. 

    Ao todo, foram três aparições, mas a última, ocorrida em 15 de agosto de 1982, possibilitou verificar sua autenticidade, pois depois se confirmou como terrível realidade o que foi apresentado às videntes.

    Nossa Senhora apareceu às três jovens juntas e lhes mostrou cenas impressionantes que enchiam de dor seu imaculado coração. 

    Era um verdadeiro mar de sangue, pessoas que se matavam entre si, cadáveres abandonados sem sepultura… As imagens eram a antecipação da guerra civil deflagrada entre abril e julho de 1994, quando Ruanda viveu seu próprio genocídio.

    As aparições foram reconhecidas oficialmente pela autoridade eclesiástica local , no final de junho de 2001, após vários anos de estudos da comissão médica e teológica.

    Também nesta aparição, ocorreu o fenômeno da dança do sol, como em Fátima, no dia 13 de outubro de 1913. 

    Essa vez o fenômeno foi visto às 10 horas de 31 de maio de 2003, quando o prefeito da Congregação para a evangelização dos povos, enviado do Papa, estava formalizando a consagração do Santuário à Nossa Senhora das Dores de Kibeho, em uma missa solene, realizada com a presença de todos os Bispos ruandeses.

    Nesse momento, diante de todos os fiéis, se repetiu o fenômeno, que durou oito minutos e foi filmado e fotografado por repórteres profissionais e amadores.

    Saiba mais sobre a aparição neste artigo: Nossa Senhora de Kibeho.

    Um meio para conhecer todas as mensagens e profecias de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja


    Quer saber mais sobre as profecias de Nossa Senhora e todo o legado que ela deixou ao longo de suas aparições? 

    No livro “As aparições de Nossa Senhora” você é convidado a ver como a Virgem Maria nos ama — e a experimentar esse amor — em uma obra que reúne 50 aparições espalhadas pelo mundo. 

    aparições extraordinárias de nossa senhora

    Esta é uma obra exclusiva dos assinantes da Minha Biblioteca Católica, o maior clube de leitores católicos do Brasil. Saiba mais sobre o clube nesta página.

    Avatar

    MBC

    Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

      Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.