As indulgências disponíveis no ano de São José

Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 11/09/2021
Autor: Redação MBC

A Penitenciária Apostólica, por meio de um decreto, concedeu para o ano de São José diversas indulgências para práticas piedosas e boas obras associadas à devoção ao santo.

Mas, antes de conhecê-las, você sabe o que são indulgências e como elas funcionam?

Essa explicação do padre Paulo Ricardo pode lhe ajudar:

“A indulgência é a remissão do tempo do purgatório. A absolvição sacramental livra a pessoa do inferno e a indulgência livra a pessoa do inferno.”

Isso porque a confissão nos perdoa da pena temporal. Ou seja, podemos ser salvos, mas ainda não santos, pois precisamos de purificação.

Essa purificação ocorre no purgatório. E é para diminuir este tempo de purgatório que as indulgências existem. Além disso, elas são divididas em dois tipos: a plenária, que redime totalmente a pena que o fiel teria que cumprir e a parcial, que redime somente uma parte dessa pena.

Dito isso, vamos às indulgências que a Igreja nos oferece neste ano josefino (que são todas plenárias):

1. Indulgência plenária para aqueles que meditarem o Pai Nosso por ao menos meia hora ou participarem de um retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José;

2. Realizarem obras de misericórdia (corporais ou espirituais) seguindo o exemplo de São José;

3. Recitarem o santo rosário em família ou entre noivos;

4. Invocarem a intercessão do santo para o seu trabalho ou para que outros encontrem trabalho;

5. Recitarem a ladainha de São José, o hino josefino Akathistos ou outra oração para que o santo interceda a favor da Igreja perseguida e pelo socorro dos cristãos;

6. Recitarem qualquer oração legitimamente aprovada para São José, em especial nos dias 19 de cada mês ou às quartas-feiras (dedicadas a São José no rito latino).

Lembrando que, para lucrar a indulgência, é necessário também, junto de uma ou mais obras mencionadas acima, as seguintes condições:

• Estar em estado de Graça;
  • Comungar; e
  • Rezar nas intenções do Santo Padre.

Redação MBC

Essa explicação do padre Paulo Ricardo pode lhe ajudar:

3. Recitarem o santo rosário em família ou entre noivos;

• Estar em estado de Graça;
    • Comungar; e
    • Rezar nas intenções do Santo Padre.